A mãe pode comer batata frita durante a gravidez? Vamos descobrir juntos quais são os benefícios e contraindicações deste produto.

batata frita no prato

batata frita no prato. Foto: freepik

Acontece que comer batatas fritas com muita frequência durante a gravidez não é bom à saúde da mãe e do bebê. Para esclarecer, existem vários motivos:

  • Batatas fritas contêm gorduras trans, que podem aumentar o colesterol LDL ruim e reduzir o colesterol HDL bom;
  • Batatas fritas contêm muitas substâncias nocivas – por exemplo, acrilamida, que é formada durante a fritura (quanto mais douradas as batatas fritas, mais acrilamida elas contêm). Seu nível nas batatas fritas excede mais de mil vezes os padrões aceitáveis ​​de consumo, portanto, batatas fritas para grávidas certamente não são recomendadas;
  • Ao fritar batatas, outros compostos prejudiciais também podem ser formados, por exemplo, gorduras oxidadas, peróxidos que privam o corpo de vitaminas, o risco de aterosclerose e câncer também aumenta;
  • Comer batatas fritas, que são ricas em calorias, gordurosas e de difícil digestão, pode levar à obesidade em mulheres grávidas e doenças que são suas consequências: doenças cardiovasculares, doenças cardíacas ou diabetes;
  • A má nutrição durante a gravidez, que inclui comer batatas fritas, pode resultar em desnutrição da criança, peso baixo ao nascer e o risco de muitos problemas de saúde no futuro (doenças cardiovasculares, doenças cardíacas ou diabetes) aumenta.

Médicos não recomendam

Um estudo de 2012 descobriu que comer batatas fritas durante a gravidez estava associado ao nascimento de um bebê com baixo peso ao nascer sendo, portanto, o culpado a acrilamida química encontrada em altas concentrações em alimentos como batatas fritas.

Publicidade

No entanto, eles descobriram que este produto pode atravessar a placenta e afetar o feto em crescimento.

nutrocionista

nutrocionista. Foto: freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Mostrou-se também que o peso reduzido, em particular de peso baixo ao nascer está associado com numerosos efeitos adversos para a saúde precoces ou mais tarde na vida, tais como a doença e diabetes cardiovascular, e também o reduzido perímetro cefálico à nascença está associada com o desenvolvimento neurológico retardado.

A pesquisa foi conduzida por cientistas do Centro de Pesquisa em Epidemiologia Ambiental da Espanha, da Universidade de Estocolmo e de 20 outros centros de pesquisa na Europa.

Batatas fritas: melhor fritas ou assadas?

Se as batatas podem ser consumidas com segurança durante a gravidez (com o devido cuidado), o mesmo não acontece com as batatas fritas. Obviamente, elas não são categoricamente proibidas, mas devem ser evitadas devido à alta ingestão calórica.

As calorias das batatas fritas são cerca de 312 por 100 gramas, uma pequena “refeição pesada” que pode ser permitida de vez em quando.

Publicidade
batatas assadas

batatas assadas. Foto: freepik

Batatas fritas, assim como quase todos os alimentos fritos durante a gravidez, devem ser limitados. Isso porque, de acordo com um estudo da Universidade de Goldsmith, a alta ingestão de acrilamida consequentemente levaria a uma redução nos bebês de cerca de 132 gramas de peso e 0,33 cm de comprimento ao nascer.

Em vez disso, as batatas fritas assadas têm 93 calorias por 100 gramas. Elas são, portanto, mais leves do que as fritas, mas não são mais saudáveis ​​para isso. Na verdade, elas trazem muitas calorias e gorduras à custa de poucas proteínas e nenhuma vitamina.

Você pode comprar batata frita durante a gravidez, mas…

Os especialistas concordam que vale a pena abrir mão das batatas fritas, mas se a gestante seguir uma dieta balanceada. Abaixo confira dicas para uma batata-frita mais saudável:

  • Frite-as em gordura fresca (óleo velho é mais prejudicial);
  • Você pode assá-los no forno. Ambas congelados e feitas por você mesmo. Basta polvilhar as batatinhas cruas com azeite;
  • É importante que as batatas sejam cortadas em tiras retas e grossas (pois elas absorvem menos gordura).
mulher negando batata frita

mulher negando batata frita. Foto: freepik

Comer batatas-fritas durante a gravidez, como a maioria dos pratos e alimentos, não são totalmente proibidas. O importante é comer alimentos saudáveis ​​durante a gravidez, e as batatas certamente não farão mal às grávidas e aos seus filhos se comidas de vez em quando.

Publicidade