A melancia é uma das frutas mais populares. Nos dias quentes de verão, esta deliciosa fruta ajuda a se refrescar e recuperar as energias. Mas a melancia na gravidez é indicada? A resposta é absolutamente positiva, exceto obviamente a indicação oposta do ginecologista.

Esta fruta é cheia de minerais e vitaminas que farão muito bem para a mãe e o bebê na barriga. Mas quais são as propriedades desta deliciosa fruta?

Os valores nutricionais da melancia

melancia na gravidez

melancia na gravidez – Foto: Freepik

As melancias são 90% de água. Mas também contêm uma variedade de vitaminas e substâncias vitais, como ferro, magnésio ou potássio, que você e seu bebê precisam absolutamente durante esse período.

Publicidade

Além disso, quase não contêm calorias. Portanto, é um lanche completo, saudável e leve.

100 gramas de melancia contêm, entre outras coisas:

  • Calorias : 37,
  • Carboidratos (g): 8,
  • Potássio (mg): 140,
  • Cálcio (mg): 7,
  • Magnésio (mg): 9,
  • Fosfato (mg): 10,
  • Ferro (mg): 0,2,
  • Vitaminas : beta-caroteno, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, ácido fólico.

Melancia na gravidez: quão saudável é a fruta realmente?

Mulher gravida com vestido vermelho e melancia na mão

Mulher gravida com vestido vermelho e melancia na mão: Foto – Freepik

A melancia é recomendada para mulheres grávidas. Além disso, ela contém grandes quantidades de potássio, o que evita cólicas, o que costuma ser um problema para as futuras mães.

Além disso, como já mencionado, a melancia contém vitamina C. Mas também afeta o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.

No entanto, as mulheres grávidas que sofrem de diabetes gestacional devem ficar atentas à melancia. A fruta em sua composição contém açúcar, com o qual as futuras mães devem se preocupar.

  • Previne hipertensão;
  • Refresca e ajuda com enjoos matinais;
  • Inibe processos ateroscleróticos;
  • Ajuda com azia na gravidez;
  • Fortalece a imunidade do corpo;
  • É diurética e, portanto, previne infecções íntimas;
  • Previne anemia em mulheres grávidas;
  • Neutraliza o edema e o inchaço;
  • Evita cólicas;
  • Previne a constipação;
  • Melhora o fluxo sanguíneo devido às propriedades vasodilatadoras;
  • Suaviza e tonifica a pele, evitando estrias durante a gravidez.

Outros usos da melancia na gravidez

Homem e Mulher com melancia na mão

Homem e Mulher com melancia na mão : Foto – Freepik

Publicidade

A melancia é muito utilizada na indústria da beleza. Com base nisso, são feitas máscaras de cuidado facial.

Antes de tudo, o extrato de melancia tem efeito tonificante e adstringente. Assim, as propriedades antirrugas desta fruta também foram comprovadas.

O que torna a melancia um componente muito benéfico de nossa dieta são os antioxidantes que ela contém. Eles retardam os processos de envelhecimento e inibem o desenvolvimento de processos neoplásicos.

A melancia na gravidez engorda?

Mas a melancia engorda? Absolutamente não. A melancia tem muitos benefícios. Por ter poucas calorias e muita água, essa fruta não engorda. Ajuda perder peso então?

Definitivamente faz com que você perca o excesso de líquidos, então ajuda a neutralizar a retenção de água, mesmo que não faça você perder peso.

A casca da melancia é comestível?

Mulher gravida com melancia na mão

Mulher gravida com melancia na mão: Foto – Freepik

Publicidade

Muitas propriedades valiosas estão nas sementes da melancia. Mas a maioria de nós não sabe, porém, que também devemos comer a casca. Essa parte geralmente acaba na lata de lixo e é um grande erro.

É importante notar que a parte interna da casca é comestível, ou seja, a parte esverdeada. Já a parte externa deve ser cortada e descartada.

Enquanto a polpa da melancia consiste em quase 92 % de água e contém relativamente pouco valor nutritivo, a casca é rica em minerais.

Segundo nutricionistas, apenas 5% da polpa da melancia está presente no seu valor nutricional. O restante está presente na pele esverdeada e seu consumo traz muitos benefícios.

Batido de melancia na gravidez

melancia na gravidez

Suco de melancia com canudo: Foto – Freepik

  1. Primeiramente, corte a melancia em pedaços pequenos e coloque-as no liquidificador.
  2. Em seguida, adicione cubos de gelo e suco de meio limão (como alternativa, um pouco de suco de laranja também é possível).
  3. Por fim, você pode ligar o liquidificador e esperar até que um líquido delicioso, homogêneo e espumoso se forme.
  4. Bom apetite!

Suco de melancia na gravidez

Copo de suco de

Copo de suco de melancia: Foto – Freepik

Ingredientes

  • 1/4 de melancia,
  • 1 Maçã,
  • Meio limão,
  • Uma colher de chá de mel,
  • Algumas folhas de hortelã.

Apenas lave, descasque as frutas e esprema o suco com um espremedor. Em seguida, adicione uma colher de chá de mel, misture tudo, e para um refresco melhor, coloque algumas folhas de hortelã e está pronto. Desfrute!

Quanto tempo as melancias podem durar?

Imagem com  cortadas

Imagem com melancias cortadas: Foto – Freepik

A vida útil da melancia depende, entre outras coisas, se ela já foi cortada. Melancias inteiras têm a vida útil mais longa. Mas se você já cortou a melancia, deve consumi-la o mais rápido possível, pois se estragam facilmente.

Melancia inteira

Se você tem uma melancia inteira em casa, deve mantê-la em temperatura ambiente. Mas se armazenadas sem refrigeração, podem ser mantidos por cerca de duas semanas.

Melancia cortada

Se já cortou, é aconselhável cobrir a fruta com filme plástico e guardar na geladeira. No entanto, deve-se consumir a melancia no máximo após dois dias.

Existe uma divergência sobre a melancia ser um vegetal ou uma fruta, sabia?

As melancias vêm da África do Sul. Elas ainda são encontrados nessas regiões. Estima-se que seu cultivo tenha começado há 4.000 anos. Além disso, a melancia é mencionada na Bíblia, e as escavações confirmam que os antigos faraós também a comiam.

Cultiva-se atualmente, as melancias em quase todo o mundo. Mas seus principais exportadores são China, Turquia e Espanha.

Mulher de chapéu comendo

Mulher de chapéu comendo melancia: Foto – Freepik

Antes de tudo, esta planta pertence à família das cucurbitáceas. Assim, durante anos, houve discussões sobre se a melancia é uma fruta ou um vegetal.

A maioria dos especialistas considera que é uma fruta, mas há muitas vozes que dizem que essa é uma abordagem errada.

Os argumentos para incluir a melancia como vegetal são que todas as outras cucurbitáceas são vegetais. Ninguém consideraria a abóbora uma fruta, ela é, sem dúvida, considerada um vegetal. Por que deveria ser diferente com uma melancia?

Conclusão: melancia na gravidez

Se você gosta de comer melancia, vá em frente. Pois as mulheres grávidas, em particular, se beneficiam da variedade de vitaminas e minerais.

Além disso, devido ao seu alto teor de água, é também perfeitamente adequado para matar a sede em dias quentes. Uma grande fruta, especialmente para futuras mães que têm uma necessidade maior de líquidos!