A melancia é uma das frutas mais populares. Nos dias quentes de verão, esta deliciosa fruta ajuda a se refrescar e recuperar as energias. Mas a melancia na gravidez é indicada? A resposta é absolutamente positiva, exceto obviamente a indicação oposta do ginecologista.
Esta fruta é cheia de minerais e vitaminas que farão muito bem para a mãe e o bebê na barriga. Mas quais são as propriedades desta deliciosa fruta?
Os valores nutricionais da melancia
melancia na gravidez – Foto: Freepik
As melancias são 90% de água. Mas também contêm uma variedade de vitaminas e substâncias vitais, como ferro, magnésio ou potássio, que você e seu bebê precisam absolutamente durante esse período.
Além disso, quase não contêm calorias. Portanto, é um lanche completo, saudável e leve.
100 gramas de melancia contêm, entre outras coisas:
- Calorias : 37,
- Carboidratos (g): 8,
- Potássio (mg): 140,
- Cálcio (mg): 7,
- Magnésio (mg): 9,
- Fosfato (mg): 10,
- Ferro (mg): 0,2,
- Vitaminas : beta-caroteno, vitamina B1, vitamina B2, vitamina B6, vitamina C, vitamina E, ácido fólico.
Melancia na gravidez: quão saudável é a fruta realmente?
Mulher gravida com vestido vermelho e melancia na mão: Foto – Freepik
A melancia é recomendada para mulheres grávidas. Além disso, ela contém grandes quantidades de potássio, o que evita cólicas, o que costuma ser um problema para as futuras mães.
Além disso, como já mencionado, a melancia contém vitamina C. Mas também afeta o desenvolvimento do sistema nervoso do bebê.
No entanto, as mulheres grávidas que sofrem de diabetes gestacional devem ficar atentas à melancia. A fruta em sua composição contém açúcar, com o qual as futuras mães devem se preocupar.
- Previne hipertensão;
- Refresca e ajuda com enjoos matinais;
- Inibe processos ateroscleróticos;
- Ajuda com azia na gravidez;
- Fortalece a imunidade do corpo;
- É diurética e, portanto, previne infecções íntimas;
- Previne anemia em mulheres grávidas;
- Neutraliza o edema e o inchaço;
- Evita cólicas;
- Previne a constipação;
- Melhora o fluxo sanguíneo devido às propriedades vasodilatadoras;
- Suaviza e tonifica a pele, evitando estrias durante a gravidez.
Outros usos da melancia na gravidez
Homem e Mulher com melancia na mão : Foto – Freepik
A melancia é muito utilizada na indústria da beleza. Com base nisso, são feitas máscaras de cuidado facial.
Antes de tudo, o extrato de melancia tem efeito tonificante e adstringente. Assim, as propriedades antirrugas desta fruta também foram comprovadas.
O que torna a melancia um componente muito benéfico de nossa dieta são os antioxidantes que ela contém. Eles retardam os processos de envelhecimento e inibem o desenvolvimento de processos neoplásicos.
A melancia na gravidez engorda?
Mas a melancia engorda? Absolutamente não. A melancia tem muitos benefícios. Por ter poucas calorias e muita água, essa fruta não engorda. Ajuda perder peso então?
Definitivamente faz com que você perca o excesso de líquidos, então ajuda a neutralizar a retenção de água, mesmo que não faça você perder peso.
A casca da melancia é comestível?
Mulher gravida com melancia na mão: Foto – Freepik
Muitas propriedades valiosas estão nas sementes da melancia. Mas a maioria de nós não sabe, porém, que também devemos comer a casca. Essa parte geralmente acaba na lata de lixo e é um grande erro.
É importante notar que a parte interna da casca é comestível, ou seja, a parte esverdeada. Já a parte externa deve ser cortada e descartada.
Enquanto a polpa da melancia consiste em quase 92 % de água e contém relativamente pouco valor nutritivo, a casca é rica em minerais.
Segundo nutricionistas, apenas 5% da polpa da melancia está presente no seu valor nutricional. O restante está presente na pele esverdeada e seu consumo traz muitos benefícios.
Batido de melancia na gravidez
Suco de melancia com canudo: Foto – Freepik
- Primeiramente, corte a melancia em pedaços pequenos e coloque-as no liquidificador.
- Em seguida, adicione cubos de gelo e suco de meio limão (como alternativa, um pouco de suco de laranja também é possível).
- Por fim, você pode ligar o liquidificador e esperar até que um líquido delicioso, homogêneo e espumoso se forme.
- Bom apetite!
Suco de melancia na gravidez
Copo de suco de melancia: Foto – Freepik
Ingredientes
- 1/4 de melancia,
- 1 Maçã,
- Meio limão,
- Uma colher de chá de mel,
- Algumas folhas de hortelã.
Apenas lave, descasque as frutas e esprema o suco com um espremedor. Em seguida, adicione uma colher de chá de mel, misture tudo, e para um refresco melhor, coloque algumas folhas de hortelã e está pronto. Desfrute!
Quanto tempo as melancias podem durar?
Imagem com melancias cortadas: Foto – Freepik
A vida útil da melancia depende, entre outras coisas, se ela já foi cortada. Melancias inteiras têm a vida útil mais longa. Mas se você já cortou a melancia, deve consumi-la o mais rápido possível, pois se estragam facilmente.
Melancia inteira
Se você tem uma melancia inteira em casa, deve mantê-la em temperatura ambiente. Mas se armazenadas sem refrigeração, podem ser mantidos por cerca de duas semanas.
Melancia cortada
Se já cortou, é aconselhável cobrir a fruta com filme plástico e guardar na geladeira. No entanto, deve-se consumir a melancia no máximo após dois dias.
Existe uma divergência sobre a melancia ser um vegetal ou uma fruta, sabia?
As melancias vêm da África do Sul. Elas ainda são encontrados nessas regiões. Estima-se que seu cultivo tenha começado há 4.000 anos. Além disso, a melancia é mencionada na Bíblia, e as escavações confirmam que os antigos faraós também a comiam.
Cultiva-se atualmente, as melancias em quase todo o mundo. Mas seus principais exportadores são China, Turquia e Espanha.
Mulher de chapéu comendo melancia: Foto – Freepik
Antes de tudo, esta planta pertence à família das cucurbitáceas. Assim, durante anos, houve discussões sobre se a melancia é uma fruta ou um vegetal.
A maioria dos especialistas considera que é uma fruta, mas há muitas vozes que dizem que essa é uma abordagem errada.
Os argumentos para incluir a melancia como vegetal são que todas as outras cucurbitáceas são vegetais. Ninguém consideraria a abóbora uma fruta, ela é, sem dúvida, considerada um vegetal. Por que deveria ser diferente com uma melancia?
Conclusão: melancia na gravidez
Se você gosta de comer melancia, vá em frente. Pois as mulheres grávidas, em particular, se beneficiam da variedade de vitaminas e minerais.
Além disso, devido ao seu alto teor de água, é também perfeitamente adequado para matar a sede em dias quentes. Uma grande fruta, especialmente para futuras mães que têm uma necessidade maior de líquidos!