Existem alimentos que ajudam a engravidar? Sim! A fertilidade está relacionada à nossa dieta. Comer vegetais orgânicos, evitar alimentos processados, fornecer ao corpo carboidratos, grãos e proteínas valiosas pode não ser suficiente.

As mulheres que desejam engravidar devem comer diferentes produtos, dependendo da fase do ciclo menstrual. Por quê? Por causa dos hormônios secretados em diferentes fases. Se queremos aumentar a chance de concepção, devemos levar isso em consideração ao compor nossa refeição.

O que comer durante cada fase do ciclo?

Dieta durante a menstruação

Mulher com cólica TPM ou gravidez

Crédito: Freepik

Durante a menstruação, muitas vezes nos sentimos inchadas, cansadas ​​e não ficamos de bom humor. Podemos então sofrer de deficiência de ferro, porque durante a menstruação, toda mulher perde 30-40 mililitros de sangue. Neste momento, vale a pena focar em produtos ricos nesse elemento, como carne, legumes, peixe e vegetais de folhas verdes. Esses alimentos são ricos em ferro e proteínas.

Publicidade

Além disso, deve-se lembrar que o ferro é melhor absorvido na presença de vitamina C. Portanto, também devemos comer tomates, brócolis, kiwi e frutas cítricas.

Vamos tomar cuidado com os pratos que podem contribuir para aumentar a quantidade de sangramento e, portanto, a deficiência de ferro. Durante a menstruação, evite álcool, cafeína e especiarias quentes.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Dieta na fase folicular

Na fase folicular, o corpo produz grandes quantidades de estrogênio e o folículo se desenvolve. Foi encontrado nele um óvulo maduro. A fase folicular dura cerca de 9 dias e, durante esse período, vale a pena consumir produtos que apoiam o desenvolvimento do folículo. Nossa dieta durante esse período deve ser rica em nozes, sementes, vegetais verdes, ovos e peixes.

Não beba álcool durante a fase folicular, pois isso desidrata o corpo e atrapalha o equilíbrio hormonal do corpo.

Dieta durante a ovulação

Durante a ovulação, o óvulo maduro é excretado do folículo. Durante esse período, o corpo precisa de uma grande dose de vitaminas do grupo B e minerais.

Um importante papel também é desempenhado pelos ácidos graxos saudáveis, que melhoram a circulação sanguínea e ajudam o óvulo a atingir a trompa de Falópio.

Publicidade

O peixe é a melhor fonte de ácidos graxos ômega-3. Além disso, vale a pena comer vegetais de folhas verdes, grãos integrais, ovos, carne. Não vamos esquecer de beber muita água, pois graças a isso, os hormônios serão transportados e o folículo amadurecerá na taxa certa.

Deve-se evitar alimentos ácidos, como café, álcool e alimentos processados. É por causa deles que o muco no útero se torna hostil aos espermatozoides, o que pode afetar os problemas da gravidez.

Dieta na fase lútea

A fase lútea é a hora de obter o máximo possível de nutrientes que promovam o crescimento celular. É especialmente importante prestar atenção a produtos ricos em beta-caroteno, que mantêm os níveis hormonais normais e evitam abortos. Esses alimentos são encontrados em cenouras, batatas doces e vegetais de folhas verdes.

Na fase lútea, coma o máximo possível de refeições quentes, a alta temperatura ajuda a manter a gravidez. Portanto, vale a pena preparar sopas e ensopados. É melhor evitar refeições frias e produtos crus.

7 Alimentos que ajudam a engravidar

Aqui está uma lista dos 10 principais alimentos que ajudam a engravidar!

1 – Vegetais de folhas verdes escuras

Brócolis – Foto: Freepik

Publicidade

Vegetais de folhas verdes escuras, como espinafre ou brócolis, podem melhorar a ovulação e, assim, aumentar a chance de engravidar.

Além disso, elas são ricas em antioxidantes, ferro e ácido fólico. E consumidas regularmente e nas proporções certas podem reduzir o risco de desenvolver anemia e prevenir defeitos congênitos em uma criança em desenvolvimento.

Vegetais podem ser um componente de saladas, você pode adicioná-los a sopas ou outros pratos. O único limite é a sua imaginação!

2 – Feijão

alimentos que ajudam a engravidar

Feijão- Foto: Freepik

Feijão é considerado o melhor alimento durante a gravidez. Lentilhas, grão de bico e soja são uma rica fonte de fibra, zinco, ácido fólico, proteína e cálcio.

Ele pode substituir até os produtos à base de carne sem perder a riqueza dos sabores da cozinha. Ele também podem ser adicionado a saladas.

3 – Leite: um dos alimentos que ajudam a engravidar

Leite- Foto: Freepik

Estudos recentes mostraram que produtos lácteos com alto teor de gordura são provavelmente um dos melhores produtos para ajudá-la a engravidar.

O leite é uma excelente fonte de cálcio, fósforo e vitamina D. Ele também desempenha um papel fundamental na construção óssea em crianças. No entanto, seu consumo deve ser limitado. Podemos consumir leite puro ou adicioná-lo a bebidas, frutas e pratos.

4 – Ovos

alimentos que ajudam a engravidar

Ovos- Foto: Freepik

Os ovos são uma grande variedade de aminoácidos, portanto podem ser muito úteis ao tentar ter um bebê. A proteína contida nos ovos contribui não apenas para aumentar a fertilidade, mas também para a formação de óvulos no corpo feminino.

Existem muitas maneiras de prepará-los! Podemos fazer omeletes, ovos mexidos, cozidos, adicionar a caldos, sanduíches ou saladas.

5 – Peixe: um dos alimentos que ajudam a engravidar

alimentos que ajudam a engravidar

Peixe- Foto: Freepik

Atenção! Nem todos os peixes são tão saudáveis. Tubarão, peixe-espada e carapau não devem ser consumidos em grandes quantidades, pois contêm grandes quantidades de mercúrio. Por outro lado, peixes, como salmão, podem e devem ser consumidos ao tentar engravidar.

O salmão também ajuda a regular os hormônios no corpo e melhora o fluxo sanguíneo para os órgãos genitais, o que aumenta as chances de engravidar.

6 – Banana: um dos alimentos que ajudam a engravidar

alimentos que ajudam a engravidar

Banana- Foto: Freepik

As bananas são uma rica fonte de vitamina B6 e são necessárias para a produção de hormônios sexuais. Portanto, comer bananas pode ajudá-la a obter períodos regulares.

7 – Carne vermelha

alimentos que ajudam a engravidar

Carne – Foto: Freepik

A carne vermelha é uma excelente fonte de ferro e vitamina B12, que previne a anemia. Além disso, também reduz o risco de infertilidade e desempenha um papel importante na produção de glóbulos vermelhos. Também é importante para o desenvolvimento do sistema nervoso.

A lista de alimentos que ajudam a engravidar não é só essa. Os alimentos acima mencionados estão facilmente disponíveis e podem ser facilmente preparados. No entanto, deve-se lembrar que nada pode substituir uma dieta saudável e equilibrada.