Com a pandemia do Covid-19 e a quarentena decretada em todo o país, a rotina pode ficar bagunçada. Tanto no aspecto filhos, quanto trabalho e, é claro, o autocuidado. 

Em momentos turbulentos, estar bem em seu interior é crucial para passar por dias difíceis. Mas, com filhos, família, trabalho, exercício físico e funções de casa no mesmo espaço, pode ficar complicado de separar os momentos. 

Pensando no bem-estar de todas as mães, separamos algumas dicas que podem ajudar a organizar o dia a dia e garantir aqueles cinco minutinhos para si. 

Confira a seguir.

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Infecção coronavírus

Foto: Freepik

1.Autocuidado também é gentileza consigo

Com as crianças em casa, o home office e muitas vezes a falta de alguém para te ajudar nas atividades de casa, dificilmente a ordem de todos os dias será mantida – e tudo bem! Não tente abraçar o mundo com as pernas e se sentir mal quando não conseguir. A casa não precisa estar perfeita todos os dias, as crianças não precisa comer orgânicos todos os dias, você não precisa estar disposta todos os dias. 

Coloque pequenas metas, metalize o mínimo que, ao seu ver, deve ser feito em casa: louça ou aspirador ou cozinhar, etc., e garanta fazer isso. De resto, relaxe! Preserve a saúde física e mental, de resto tudo tem solução. 

2. Parceria!

Pode ser com seu companheiro ou companheira, com os avós das crianças, primas, tios, tias… Mas, se tiver alguém para te ajudar nessa missão quarentena, não fique sem jeito de agarrar a mão estendida! 

Aproveite essa ajuda para dividir funções da casa, ou turnos de trabalho, cuidado com as crianças. Nem que seja aqueles 20 minutinhos enquanto você come e toma um banho relaxante! Isso já é um autocuidado que faz toda a diferença. 

3. Tchau, pijama 

Sabemos que esse é o look mais confortável da casa, mas, tente tirá-lo todos os dias. O seu pijama e do resto da família também. Para que o corpo acorde e entenda que não é hora de dormir, trocar de roupa é essencial. 

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Esse comando sinaliza ao cérebro que o momento do dia é outro, deixando a cabeça pronta para cumprir outras funções como o home office, mesmo que seja na sala de casa. 

Evite também ficar muito tempo na cama. Como trabalhando na cama, comendo na cama. O corpo precisa entender essas diferenças de locais e atividades. O mesmo vale para os pequenos

4. Pequenos cuidados, grandes realizações 

Estabeleça pequenos rituais pessoais para manter a sanidade. Vale desde uma taça de vinho à noite, até velas aromáticas no banho, um brigadeiro de colher sem culpa, skincare, ou minutinhos de leitura antes de dormir. 

Vale tudo! Desde que seja um momento seu, que te faça bem, onde você consegue relaxar nem que seja um pouquinho antes de dormir ou antes de começar seu dia. 

5. Mantenha os contatos vivos 

A vida social como conhecemos está em pausa, mas há outras maneiras de garantir uma conversa entre amigas ou um date romântico! Plataformas como Zoom, Teams, Skype e Hangouts fazem conexões de vídeo com uma ou mais pessoas e ajudam nesse momento de distanciamento social. 

Marque uma noite para ligar com os amigos, conversar, fazer um brinde, dar boas risadas! A companhia pode ser também um companheiro que está distante nesse momento, ou alguém da família, por que não? Qualquer boa companhia é bem-vinda!

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