Mesmo vindo todo mês, a menstruação pode vir com surpresas e representar diversas coisas que estão acontecendo com o corpo. Por exemplo, a menstruação borra de café. O nome foi dado por causa do tom amarronzado do corrimento. 

Já presenciou algum ciclo menstrual assim ou está presenciando? Então, confira abaixo os motivos que podem levar a menstruação a ter essa cor escura.

 

O que significa a menstruação borra de café?

Foto: Freepik

Publicidade

Um dos motivos mais comuns desse tipo de menstruação tem haver com os hormônios da mulher. A falta de progesterona pode ser um problema que dá o tom amarronzado à menstruação. 

O hormônio pode cair por motivos internos da mulher, que mantém uma produção regulada dele. Porém, há questões externas que também podem justificar o caso, por exemplo quem usa pílula anticoncepcional ou tomou pílula do dia seguinte mais de uma vez. 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Esses tipos de remédios, normalmente, são compostos de progesterona – que é produzida nos ovários e tem como função controlar a puberdade e a preparação e manutenção de uma gestação. A progesterona que faz parte dos medicamentos, é sintética e tem como função inibir o funcionamento dos ovários e, consequentemente, a ovulação. 

Por causa disso, é comum ocorrer “escapes” depois de fazer o uso de uma pílula anticoncepcional ou pílula do dia seguinte. 

 

Os outros motivos que podem afetar a progesterona 

A “menstruação” borra de café pode ser um dos primeiros sintomas da gravidez, porque quando o óvulo se prende à parede uterina, a chamada nidação, é normal acontecer um pequeno sangramento. Isso pode ser confundido com a menstruação em si. 

Publicidade

Mas, não é via de regra, ok? O mais seguro para ter certeza que está grávida, antes de comemorar ou se assustar, é fazer um exame de sangue. Tanto para confirmar a gravidez quanto para saber se todos os hormônios estão em dia e em quantidades aceitáveis.

 

Quando a menstruação borra de café tem recorrência… 

Caso esse tipo de sangramento seja constante no dia a dia e nos ciclos menstruais, uma investigação mais a fundo de suas causas precisa ser feita. Entre os diagnósticos mais comuns, estão: 

  • Endometriose: quando o endométrio, parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo como pélvis, ovários, intestino, bexiga, reto e peritônio. O diagnóstico deve ser feito por meio de ultrassom endovaginal especializado e outros exames de laboratório.
  • Baixa progesterona, estrogênio ou LH: os três hormônios têm papel crucial no ciclo menstrual de toda mulher, caso um deles esteja em baixa, os outros podem ser afetados abrindo portas para diversos problemas de saúde.
  • Ciclo anovulatório: quando não acontece ciclo menstrual por falta de ovulação, nem espessamento do endométrio, é normal que o sangramento venha mais escuro.
  • Inflamações uterinas: quando ocorrem problemas por causa da entrada de bactérias e infecções nos órgãos sexuais internos como trompas, útero e ovário. O diagnóstico pode ser feito pelo Papanicolau. 

Lembrando que, o sangramento pode também ter causas naturais. Então, a visita ao médico é indispensável para ter um diagnóstico seguro e fidedigno à causa da menstruação borra de café. 

 

O tratamento para a menstruação borra de café

Como ela pode ser causada por diversos motivos, existe um tratamento específico para cada um. Se for o caso de uma falha no anticoncepcional, é aconselhável que o médico procure um medicamento que se encaixe melhor ao corpo da paciente. 

Publicidade

Se for o caso de uma infecção, os remédios corretos serão administrados. Já, se for sobre uma falta hormonal, é provável que ocorra essa reposição da maneira mais recomendada para o caso. O mesmo vale para a pílula do dia seguinte, o acompanhamento deve ser feito até que a mulher recupere sua saúde íntima – lembrando que esse tipo de medicamento deve ser evitado ao máximo! 

Para toda e qualquer dúvida, é imprescindível o acompanhamento de um médico ginecologista ou obstetra, no caso de uma gravidez. Apenas ele tem a propriedade para indicar medicamentos e achar as melhores soluções de tratamento.