Você já deve ter visto na internet alguns vídeos de um médico “estalando” as costas do paciente. Na verdade, a palavra correta é ajuste e a prática é uma ciência chamada quiropraxia.

Ela surgiu por volta de 1895 nos Estados Unidos, com um médico canadense chamado David Palmer – hoje chamado o “pai da prática de quiropraxia”. Palmer descobriu a quiropraxia quando atendeu um paciente que se queixava da perda de audição, após ter sentido um estalo nas costas. Depois de fazer alguns exames, e praticar os ajustes que hoje dão nome à quiropraxia, o paciente voltou a ouvir.

Assim, ele passou a procurar mais pessoas que tiveram complicações diferenciadas ligadas à coluna vertebral. Mas, chega de história! Você sabe do que a quiropraxia cuida e como ela pode te ajudar com as dores na lombar e na coluna, provenientes das mudanças do corpo na gestação? Descubra abaixo.

Quiropraxia, o que é?

Foto: Freepik

Publicidade

A quiropraxia é uma especialidade médica que trata desvios na coluna vertebral e, consequentemente, problemas relacionados a articulações, músculos, ligamentos e outras partes influenciadas pelas vértebras.

Ela é recomendada para todas as idades: crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes! Tanto de maneira reparatória, quando já existe um desvio ou um machucado, quanto de maneira preventiva, para ter uma saúde melhor da coluna.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Do que cuida a quiropraxia?

Foto: Freepik

As vértebras da coluna são de extrema importância, porque guardam diversas terminações nervosas que atingem diferentes partes do corpo. A quiropraxia cuida de desalinhamentos da coluna até dores musculares. Confira abaixo os pontos de cuidado e os benefícios:

  • Dor lombar, no pescoço e ciática: dois dos maiores incômodos na gestação são foco da quiropraxia. Os ajustes ajudam a diminuir a tensão e aliviar as dores causadas pelo peso das mudanças do corpo.
  • Ajuda no parto normal: como a quiropraxia cuida também do quadril, ela aumenta as chances de um parto normal para a gestante. Tudo porque os ajustes da coluna ajudam a posicionar corretamente o bebê para o parto, porque diminuem a sobrecarga da coluna e dos ligamentos.
  • Melhora de sono, mobilidade e dores de cabeça: na gestação o sono pode ser prejudicado em decorrência dos incômodos corporais. Ao liberar a tensão da coluna e alinhá-la da maneira correta com o corpo, a quiropraxia pode ajudar também na qualidade de sono da gestante e na recuperação de alguns movimentos prejudicados pela tensão dos ligamentos.
  • Problemas respiratórios: por causa do peso diferente do corpo e da posição do bebê, é comum algumas gestantes sentirem falta de ar. O alinhamento vertebral cuida desses fatores, e também pode ajudar quem sofre com problemas respiratórios como sinusite e rinite.
  • Desvios de postura: o peso dos seios e da barriga pode afetar diretamente a postura da gestante, e essa pode ser agravada também por pequenas ações do dia a dia como mexer no computador. A quiropraxia trabalha justamente na reeducação postural e na reeducação de hábitos, com dicas sobre postura e melhores maneiras de se posicionar sem afetar a coluna.

Como perder o medo da quiropraxia?

Foto: Freepik

Em volta da quiropraxia existem muitos tabus e medos por conta das pessoas que nunca experimentaram a ciência ou nunca tiveram muita informação sobre ela.

Publicidade

Mas não é preciso ter medo! A especialidade médica está há anos no mercado, tem sua eficiência comprovada e é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O estalo, na verdade, acontece porque dentro da articulação existe um líquido responsável pela lubrificação das juntas, o que permite a articulação humana. Esse líquido é formado por gases como oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono, que formam bolhas.

É o estouro dessas bolhas que dá origem aos “estalos”, ou seja, não existe risco da quebra de um osso, como muitas pessoas acreditam. Muitas vezes o barulho pode nem acontecer, e é completamente normal também!

Quanto tempo leva o tratamento?

Foto: Freepik

Depende. Como dissemos, o tratamento pode ser reparatório ou preventivo, e cada caso é um caso, que será avaliado pelo médico.

Muitos fatores contribuem para a melhora e o andamento do tratamento, como a mudança dos hábitos não saudáveis para a coluna, a idade, a alimentação, etc.

Publicidade

Normalmente, as sessões podem começar com dois ou mais ajustes semanais e, conforme a evolução, os ajustes diminuem de frequência. Vai depender da seriedade do caso e da cooperação do paciente para a melhora da saúde vertebral!

Quanto custa uma sessão de quiropraxia?

Foto: Freepik

O valor também pode variar bastante de médico para médico, bem como o que é oferecido pelos profissionais. Mas as sessões costumam começar com o preço base de R$ 100.

As consultas posteriores e o acompanhamento periódico podem variar de preço por se entenderem como um pacote a longo prazo, e as formas de pagamento costumam ser mais diversificadas também.

O SUS, Sistema Único de Saúde também trabalha com a quiropraxia de modo gratuito.

Existem contraindicações e riscos na quiropraxia?

Foto: Freepik

Como todo tratamento médico, existem, sim, contraindicações. Principalmente para pessoas com problemas ósseos, hematológicos, neurológicos e até mesmo psicológicos. Por isso, ressaltamos a importância de um acompanhamento médico de sua confiança e que seja especialista na área.

Apenas ele te dirá se a quiropraxia é o melhor tratamento, além de cumprir o protocolo de maneira segura e saudável! A técnica, em geral, não é perigosa. Mas, assim como todas as outras partes da medicina, ela precisa ser aplicada e acompanhada de maneira profissional, principalmente na gestação.