Durante a gestação, é comum a mulher sofrer com alguns incômodos, por conta das mudanças que ocorrem no organismo. Os meses vão passando e vão aparecendo enjoos, inchaços… E o que falar das dores? É dor de cabeça, cólica e também dor nas costas! Muitas mulheres se queixam de dor nas costas na gravidez, especialmente quando a data do parto se aproxima.

Se você está à espera do seu bebê e também vem sofrendo com dor nas costas na gravidez, não deixe de conferir esse post. A seguir, você vai entender por que o incômodo aparece, o que ele significa, além de formas para tratá-lo e preveni-lo. Vem ver!

Dor nas costas na gravidez
Imagem: 123RF

Por que é comum ter dor nas costas na gravidez?

As mudanças hormonais e o peso do útero, que aumenta com a gestação, são os principais fatores que desencadeiam a dor nas costas na gravidez. Contudo, outros motivos comuns que provocam o incômodo (mesmo fora do período gestacional) podem ser a causa. Como problemas no nervo ciático, excesso de atividade física (ou exercícios feitos inadequadamente), má postura e atividade repetitiva (caso de quem trabalha muito tempo em uma mesma posição, por exemplo).

Outro motivo para a dor nas costas na gravidez pode ser o carregamento excessivo de peso. Especialistas recomendam que por volta da 30ª semana a gestante evite carregar mais de 10 kg, justamente para não sobrecarregar a coluna (então peça ajuda com as compras do supermercado, certo?). Por outro lado, para quem estiver em uma gravidez considerada de risco, é contraindicado o carregamento de peso desde o início (leia mais sobre o assunto nesse post).

Publicidade

Quando o problema é causado pelo peso do útero ou mesmo pelas contrações, é mais comum que a mulher sinta dor nas costas na gravidez nas últimas semanas de gestação. Mas no início da gestação o sintoma também pode aparecer, por conta dos hormônios (que fazem com que os ligamentos fiquem mais frouxos, ocasionando a dor). Algumas podem até continuar com a sensação poucos meses depois do parto.

Como tratar e prevenir a dor nas costas na gravidez?

Para tratar, se a dor estiver muito intensa e persistente, converse com o seu médico, que poderá lhe receitar analgésicos e pomadas para aplicar na região. Algumas medidas caseiras também podem ajudar, como colocar uma bolsa de água quente no local da dor ou, durante o banho, direcionar o jato para a região onde dói. Massagear a lombar, dormir com um travesseiro entre as pernas ou usar uma cinta de sustentação (para ajudar a distribuir o peso da barriga) são outras saídas.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Alongamentos e exercícios físicos também são aliados contra a dor nas costas na gravidez. Prefira atividades que não causem impacto, como natação e hidroginástica. Modalidades que reúnem alongamento, como yoga e pilates, também são boas alternativas. Já se preferir algo ainda mais leve, recorra a uma caminhada ou exercícios para fazer em casa. O que vale é não ficar parada!

Também evite ficar muito tempo na mesma posição e, ao sentar, mantenha a coluna bem reta (vale colocar uma almofada na base da coluna, ou apoiar os pés em um banco). E nada de usar salto alto ou rasteirinhas, hein? O ideal durante a gestação é optar por calçados com saltos de até 3 cm. Essas são outras medidas importantes para prevenir a dor nas costas na gravidez e garantir que esse período seja mais tranquilo!