Estamos nos aproximando do inverno, mas já sentindo a queda de temperatura. Com isso, vem também a preocupação com a saúde dos nossos pequenos: no frio, nossa tendência é a de frequentar lugares fechados, com maior aglomeração de pessoas, o que é um prato cheio para vírus causadores de doenças típicas de inverno, como gripe e resfriados. Sem contar que também aumenta o número de crianças doentes na escola, mais um causador comum de contágio. E a gente fica com os cabelos em pé só de pensar no narizinho escorrendo (e na tosse que não passa depois, não é verdade?).

Mas, para fugir desses incômodos que o inverno traz, que tal proteger seu filho por meio daquilo que ele come? É claro que manter boas práticas de higiene (como lavar as mãos e evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal) são formas eficientes de evitar doenças contagiosas, assim como proteger bem o pequenino do frio com roupas adequadas. Porém, além desses cuidados, se lembrar de oferecer alimentos que contribuem para o fortalecimento da imunidade é mais um fator muito importante!

E uma boa notícia: se o inverno traz o aumento da incidência de uma série de doenças, essa estação também é propícia para a colheita de alimentos famosos justamente por suas propriedades imunológicas. Quer ver só alguns deles e dicas de receitinhas bacanas para fazer nessa época do ano? Confira a seguir (e ajude a manter a família toda saudável nesse inverno!):

Imagem: 123RF

Publicidade

Quais os alimentos mais comuns do inverno?

Três frutas que são fontes de vitamina C e grandes aliadas do sistema imunológico são a mexerica, o morango e o abacaxi pérola, típicas do inverno. Frutas ricas em fibras (eficientes contra a constipação) também são encontradas durante a estação, caso da goiaba e do figo. E atenção papais de pequenos diabéticos: a pera é mais uma fruta característica do inverno – um prato cheio para quem tem diabetes, pois oferece vitaminas, fibras e sabor combinados com baixo índice glicêmico.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Outro alimento bastante rico dessa época é o pinhão. Também eficiente no funcionamento do sistema imunológico, o pinhão ainda é rico em outras propriedades, como o auxílio ao controle do colesterol e do diabetes. E pode fazer parte de receitas deliciosas!

Dicas de receitas

Lembra-se das frutas que eu falei acima? Então, você pode aproveitá-las (combinando-as a outros ingredientes) para fazer sucos deliciosos e grandes aliados contra a gripe. Uma dica é o suco de morango e laranja (fruta disponível o ano todo), um clássico e uma delícia: esprema seis laranjas (sem sementes) e bata, no liquidificador, o suco de laranja, com seis morangos médios. Depois é adoçar (se não quiser usar açúcar, veja essas dicas de outros adoçantes naturais) e gelar!

Outro exemplo é o suco de mexerica com gengibre: basta descascar e espremer 6 mexericas (sem sementes), ralar 10 g de gengibre, bater tudo no liquidificador, coar e adoçar. Uma dica é tirar a parte branca para não amargar a bebida e comprar a fruta bem fresquinha, ok?

Publicidade

Hum, e uma torta de morango também pode ser uma boa pedida para uma tarde fria, hein?

Veja também: Deliciosas receitas de outono para melhorar a imunidade do bebê

Já aproveitando o pinhão, que tal fazer um pudim de pinhão? Olha só essa receita: no liquidificador, bata uma lata de leite condensado, um vidro de leite de coco, três ovos e três xícaras de pinhão (cozido e descascado). Coloque para assar em uma forma caramelizada de pudim (tampada e em banho maria) por cerca de uma hora e pronto.

E não tem como falar em inverno sem lembrar de sopas e bebidas quentinhas, não é? Aqui no blog eu já dei dicas de receitas de sopa incríveis, além de chás naturais contra a gripe e tipos diferentes de chocolate quente – você vai adorar!

Ah, e não se esqueça: beber água (também durante o inverno) é muito importante para manter a saúde, hein? Tenha atenção redobrada com o seu filho, pois é comum nos hidratarmos menos nessa época do ano por conta da temperatura mais baixa.

E você tem alguma outra receita que adora preparar para o filhote no inverno? Me conta nos comentários!

Publicidade