Quer levar uma vida mais saudável e utilizar ingredientes que substituem o açúcar em receitas? Veja quais são os alimentos alternativos disponíveis!

Muitas leitoras têm comentado sobre sua preocupação em relação ao uso excessivo do açúcar. E concordo que a geração dos nossos filhos está muito exposta a esse ingrediente, e que precisamos reduzir seu consumo para evitar futuros problemas, como a diabetes e a obesidade infantil. Por isso, no post de hoje, eu trago algumas sugestões de alimentos que podem substituir esse ingrediente em receitas. Eles podem entrar em receitas no lugar do açúcar, mantendo o doce e o sabor de maneira muito mais saudável. Vem ver!

Imagem: 123RF

Dica para pequenos diabéticos: é fundamental conversar com o médico do seu filho sobre o que ele pode ingerir, pois alguns adoçantes naturais possuem altos índices de outras substâncias, como a frutose, que também podem prejudicar a condição do filhote.

Mel: doce por natureza, o mel é composto por frutose e glicose, e ainda contém minerais, vitaminas do complexo B e antioxidantes. E sabe o que mais? O mel possui propriedades anti-inflamatória e imunoestimulante (ponto para o mel!). Para colocá-lo em receitas no lugar do açúcar, use cerca de 25% a menos do que a quantidade indicada de açúcar (pois é mais doce) e diminua o tempo de forno em cerca de 15° C (porque queima mais rápido). O mel também pode adoçar bebidas (inclusive, consumido em temperatura ambiente é o ideal, pois aquecido acaba perdendo nutrientes), mas deve ser usado com moderação, por ser muito calórico. Lembrete: o mel só é recomendado para bebês acima de 1 ano, como eu contei aqui.

Publicidade

Água de coco: se você estiver procurando uma opção saudável para adoçar sucos, misture água de coco na bebida na hora de bater (mas prefira a versão natural à industrializada, que geralmente contém conservantes). Fonte de vitaminas e minerais, o líquido ainda tem a vantagem de ser super refrescante! Uma alternativa legal e prática é fazer cubinhos de gelo com água de coco e couve picadinha (como mostrei nesse post). Daí, quando quiser tomar um refresco, é só bater a mistura no liquidificador.

Farinha de coco: ainda falando do coco, a farinha extraída da fruta pode ser outra alternativa ao açúcar. Subproduto do leite de coco, a farinha de coco tem baixo índice glicêmico e não contém glúten. Quanto aos nutrientes, o alimento é rico em fibras e proteínas, ajudando no funcionamento do intestino (pode ser uma aliada contra a constipação), na aceleração do metabolismo e até mesmo na redução do colesterol. O ingrediente pode entrar ainda no preparo de salgados, como para empanar carnes (alternativa saudável também à farinha tradicional; empane na farinha de coco e ovo). Outra dica é colocar água e ovos nas receitas com farinha de coco, pois o alimento não dá muita “liga” nas massas. Nessa mesma linha, o óleo de coco é mais uma opção.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Farinha de coco – imagem: 123RF

Leite de amêndoas: o leite de amêndoas não é dos mais doces, mas dá, sim, um toquezinho adocicado às receitas. O ideal é prepará-lo em casa (como eu ensino aqui), diretamente do amêndoa. Na internet você encontra uma série de receitas bacanas com o ingrediente, especialmente vitaminas. Entre os benefícios da amêndoa está o auxílio ao desenvolvimento da saúde dos ossos, por ser rica em cálcio, fósforo e magnésio.

Purê de maçã: apesar de se tratar de uma fruta, o purê de maçã não altera o sabor dos alimentos, podendo ser incorporado em bolos e cupcakes (que tal testar na próxima festa?) no lugar do açúcar. E vale lembrar que a maçã é uma aliada contra a diabetes, pois é rica em pectina (fibra que ajuda no controle da glicemia). Também concentra vitaminas B, C e E, sendo uma verdadeira amigona da saúde! Para fazer o purê, basta cozinhar as maçãs com água em fogo baixo e mexer até obter consistência de purê. Em receitas que levar o ingrediente, só tenha o cuidado de aumentar um pouco o tempo de cozimento.