Em função da correria do dia a dia, muitas vezes acabamos deixando de lado alguns hábitos alimentares saudáveis, e substituindo-os por outros, mais práticos (mas que não nos fazem tão bem, não é verdade?). Mas e se eu dissesse que, com um pouco de organização, é possível combinar praticidade e boa alimentação? Acredito que toda mãe considera esse o melhor dos mundos!

Por isso, não deixe de conferir algumas dicas práticas para colocar em ação já – são coisas fáceis de fazer e que podem  representar um grande ganho para a saúde da sua família. Vem ver!

Imagem: 123RF

Imagem: 123RF

Faça cubinhos de gelo nutritivos

Publicidade

Um suco de frutas que contenha também alguns legumes, como beterraba e couve, é um prato cheio para o café da manhã. Mas quem tem tempo para, todos os dias, picar ingrediente por ingrediente? Para facilitar, reserve um dia da semana para fazer gelinhos verdes: junte folhas de couve e água (só um pouco, o suficiente para bater) e processe-as no liquidificador. Em seguida, distribua em forminhas de gelo e congele. Quando quiser preparar um suco, é só tirar alguns cubinhos e bater tudo junto (lembrando que você pode fazer gelinhos de diversos sabores). Uma outra sugestão é congelar couve com água de coco. Esses gelos nutritivos podem ser consumidos em até três meses.

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Congele temperos e molhos

Se você foi ao supermercado ou à feira e comprou folhas de salsa ou cheiro verde, pique-as e leve-as ao congelador. Congelados, esses temperos duram mais (e também podem ser armazenados em forminhas de gelo, o que facilita as medidas para as receitas). Temperos e caldos caseiros também podem ser congelados (aprenda como prepará-los nesse post). Essa dica garante ainda mais sabor e qualidade aos alimentos, já que esses temperos são mais ricos em nutrientes e não levam conservantes, como os comprados prontos.

Também é bacana preparar molhos em casa, ao invés de comprar produtos industrializados. Assim como os temperos, você leva um dia preparando o molho e, depois, congela e reaproveita quando quiser. Dura cerca de um mês no congelador.

 

Publicidade

Guarde hortaliças lavadas

O processo de higienização das hortaliças antes do consumo é muito importante, mas não é sempre que estamos com tempo (ou ânimo) para fazê-lo. Se quiser se presentear com pelo menos cinco dias sem a lavagem das folhas, a dica é a seguinte: depois de lavar bem o maço, seque as folhas na centrífuga ou então diretamente no papel-toalha (folha por folha). Em seguida, acomode-as em uma vasilha forrada com papel-toalha e coloque um papel também por cima, antes de fechar com a tampa. Essa vasilha deve ir à geladeira e, dessa forma, o vegetal fica apropriado para consumo por quase uma semana!

 

Armazene verduras e legumes no congelador

Por meio do processo de branqueamento, verduras e legumes podem ser armazenados no congelador. O procedimento conserva melhor os nutrientes e, congelados, esses alimentos acabam durando mais. Para branquear, lave bem o legume, corte em cubos (ou rodelas), mergulhe em uma panela com água fervente (por cerca de cinco minutos), retire e coloque em um recipiente com água gelada (novamente durante cerca de cinco minutos). Em seguida, escorra, coloque tudo em um recipiente plano e leve ao freezer (nesse post aqui eu falo mais sobre o processo, e como ele é usado na produção de papinhas caseiras). O tempo de validade dos alimentos branqueados pode ser de até seis meses.

 

Publicidade

Prefira papinhas e sopas congeladas

Ao invés de adquirir versões prontas, opte por papinhas e sopas que você possa fazer em casa e congelar. Aqui no blog há receitas bem simples – daí é só levar à geladeira (para descongelar) e ao fogo e pronto – economia de tempo e prato saudável para o bebê.