Chá de bebê e chá de fraldas são dois eventos muito conhecidos pelas futuras mamães. Mas sobre o Chá de Bênçãos, você já ouviu falar?

Confesso que até bem pouco tempo atrás, eu não conhecia o conceito (mas quando descobri o que era, imediatamente quis compartilhar com vocês, porque a ideia é ótima!).

Ao contrário das outras, essa celebração deve ser necessariamente organizada pelas amigas e parentes da gestante, que irão presenteá-la com uma tarde de mimos e muito carinho (delícia, não é?).

cropped-jovem-gravida-fazendo-exercicios-de-ioga-ao-ar-livre-no-parque_136813-5925.jpg

Publicidade

Geralmente, o Chá de Bênçãos é feito na fase final da gravidez, para ajudar a diminuir a ansiedade da mulher pela chegada do filhote, que se aproxima. Para entender mais sobre como ele funciona, conheça a seguir as principais atividades que acontecem nesse dia – e, quem sabe, você se inspire para presentear uma amiga querida!

Coroação

Como a tarde será inteira dedicada à futura mamãe, nada mais justo do que coroá-la, para que ela se sinta uma verdadeira rainha (afinal, ela já está à espera de um futuro príncipe ou princesa, não é?).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

As coroas de flores, naturais ou não, são opções delicadas, que podem ser confeccionadas em casa ou compradas prontas em lojas de acessórios.

Os modelos de plástico são mais uma alternativa. Os ornamentados com pedras e brilho são ainda mais especiais! Vale levar em conta a personalidade da mãe (tem as mais delicadas, as mais “peruas”, e por aí vai…) para escolher a peça que mais combine com ela.

Lembrança especial

cropped-corrimento-na-gravidez-5.jpeg

Deixe uma lousa, ou um quadro em branco, para que as convidadas escrevam, ao longo do evento, mensagens para a mamãe e o bebê. Também é bacana deixar à disposição tintas, fitas, botões, figuras e outros elementos, para que cada amiga enfeite ainda mais a lembrança – e o agrado se torne mesmo um enfeite para a casa.

Publicidade

Sessões de massagem

Especialmente nas semanas que antecedem o parto, a mulher sente mais inchaços e incômodos no corpo. Para ajudar a minimizar esses efeitos, as amigas podem fazer uma sessão completa de massagem na gestante.

A homenageada deve ficar sentada em uma poltrona confortável, enquanto uma amiga lhe acaricia os cabelos e massageia a cabeça e o pescoço; outra lhe faz toques suaves nas mãos e mais uma ainda fica responsável pelo escalda-pés.

Para este, uma receita simples é forrar uma bacia com bolinhas de gude e preenchê-la com água quente, sal grosso e pétalas de flor. Para completar, algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda, que possui propriedades relaxantes. Deixe os pés da gestante imersos por alguns minutos e, depois, massageie suavemente um pé de cada vez.

Quando terminar, passe um creme específico e cubra-lhe os pés com uma meia de algodão por meia hora, até secar.

Rodada de cartas

Você pode pedir para cada convidada redigir uma carta, ou mesmo escolher uma leitura pronta que gostaria de dedicar à nova família.

Em um momento da festa, essas mensagens deverão ser lidas em voz alta (por todas as amigas, ou por uma porta-voz que vocês escolham). Também é bacana gravar esse momento, para que a mamãe não se esqueça, após o parto, dos desejos de cada amiga para a sua fase da maternidade. Ah, e claro que as cartas ficam para ela depois!

Publicidade

Pintura de barriga

Para as mulheres que gostam, outra dica de mimo é a Belly Painting, também conhecida como “ultrassom ecológico”, que nada mais é que a pintura da barriga da grávida, imitando a posição em que o bebê está lá dentro.

Para fazer isso, use tintas laváveis à base de água, que saem facilmente no banho e não prejudicam a pele, nem provocam alergias. Mas garanta que a mamãe goste dessa atividade antes de fazê-la, pois não são todas que curtem essa “bagunça”!

Além de todos esses mimos, o mais especial desse evento é reunir várias mulheres queridas ao redor da mãe, com quem ela possa conversar, trocar experiências e, principalmente, relaxar.

O principal cuidado aqui é que as amigas organizem tudo direitinho, para que a gestante se sinta bem à vontade e não precise se preocupar com nada. Também é essencial que todas participem com os melhores pensamentos possíveis, para, de fato, abençoar essa nova família.