Quem é que não gosta de uma pipoquinha? Por aqui somos gamadas: eu e Catarina comemos pelo menos uma vez por semana! Confesso que por muito tempo eu usei as pipocas de microondas de saquinho – uma praticidade que não existia na minha infância. Mas, depois que a pequena nasceu, voltei a fazer na panela, para evitar a gordura vegetal das industrializadas.

Não é que outro dia eu descobri que dá para fazer uma pipoca saudável usando milho comum no microondas? O mais surpreendente é que ela não leva óleo – você prepara apenas com milho, água e sal. Eu testei algumas receitas que encontrei na internet, e percebi que há dicas importantes para que o seu preparo não falhe. A seguir, tudo o que eu aprendi sobre o assunto!

Por que só um pouquinho de pipoca na foto? Porque quando me lembrei de tirá-la, Catarina já tinha comido quase tudo!

Por que só um pouquinho de pipoca na foto? Porque quando me lembrei de tirá-la, Catarina já tinha comido quase tudo!

Como fazer pipoca no microondas – com milho comum e sem óleo:

Publicidade

Ingredientes:

– 4 colheres (de sopa) de milho para pipoca

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

– 4 colheres (de sopa) de água

– 1 colher (de café) de sal (há muitas receitas que sugerem 1 colher de chá de sal, mas eu testei e achei que ficou muito salgada. Além disso, já que é para ser saudável, não adianta abusar da quantidade de sódio, não é verdade?)

Recipiente: 

Basicamente você tem duas opções: a mais usada é um recipiente alto de vidro, que será coberto com filme de PVC. A segunda é utilizar uma panela de arroz para microondas. Eu testei também o uso de um recipiente de vidro com tampa de vidro que tinha aqui em casa, mas nesse caso a pipoca demorou muito mais para estourar e não ficou crocante como as outras (fiz duas vezes e não deu certo – por isso não recomendo).

Publicidade

Modo de fazer:

1) Coloque a água no recipiente. Em seguida, coloque o sal e misture.

2) Acrescente o milho e mexa novamente.

3) Cubra com o papel filme (ou filme de PVC), vedando bem nas laterais (não use pote de plástico, pois o PVC não vai aderir a ele). Com um palito de dente, faça alguns furinhos na região central do filme (não mais do que 10). Se estiver usando uma panela de arroz, use sua própria tampa.

4) Leve ao microondas na potência máxima por cerca de 5 a 7 minutos. O tempo varia muito em função da potência do aparelho (e do recipiente que você escolheu), por isso é importante ficar atenta para parar o micro quando o tempo entre uma pipoca estourar e outra aumentar muito.

5) Pronto! Agora é só saborear com o filhote!

Publicidade

Dicas finais:

– Há relatos de pessoas que fazem pipoca no microondas usando saquinho de pão. É importante dizer que isso pode dar certo, mas também pode ser arriscado (sim, o saco pode pegar fogo lá dentro).

– Pode ser que você ache que a pipoca não vai estourar, porque é comum que o barulho só comece após 4 minutos de espera. Aguarde mais um pouquinho e veja que elas realmente começam a pipocar!