dormindo

Hoje ficamos sem luz aqui em casa (aliás, estou escrevendo esse post no iPad, iluminada apenas pela luz da tela do tablet e por duas velas). Como meu marido só voltaria para casa mais tarde, ficamos, eu e Catarina, na escuridão, tendo uma à outra como companhia. É nessas horas que percebo o quanto a vida moderna nos afasta de uma rotina mais simples e tranquila. Se estivéssemos com eletricidade, teríamos assistido a algum desenho animado, ou brincado até mais tarde. Mas na falta de outra opção, sentamos no sofá para contar historias, ou simplesmente apreciar a chuva que caía lá fora.

Em geral, Catarina leva muito tempo para pegar no sono. Mas hoje, com essa horinha de poucas palavras, muito carinho e meia luz, a pequena se entregou muito mais rápido. O que confirma a tese da minha mãe, de que “essa garota não dorme porque você a estimula demais. Tem que baixar a luz da casa toda na hora de colocá-la na cama!”.

Temos uma rotina da hora de dormir (com banho, pijama, leite, escovar os dentes, xixi e finalmente cama), mas a verdade é que tudo acontece em alta velocidade. Porque paralelamente a isso, a casa está super acesa: televisão ligada, computador, jantar dos adultos… No fundo eu sei que isso interfere no sono de Catarina, principalmente porque ela quer participar das conversas, ver o pai que chegou em casa e sentir- se parte da família. Mas ao mesmo tempo não consigo desligar a casa toda para que ela desacelere aos poucos.

Publicidade

Não há como negar que os hábitos familiares mudaram, e que provavelmente por isso as crianças durmam muito menos hoje do que se dormia na minha infância. Não participávamos da maioria das conversas familiares até nos aproximarmos da adolescência (não que isso tenha me feito muita falta, principalmente porque tenho duas irmãs, portanto companhia de mesma faixa etária constante). Mas se Catarina não conversar com os pais, com quem mais trocará ideias por aqui? Engraçado esse mundo dos filhos únicos, em que ficam rodeados por adultos, mas sem poder seguir a mesma rotina. E daí surge o conflito (“não quero dormir, não estou com sono, quero ficar na sala”), principalmente para os filhotes mais insistentes, ou, digamos, mais animados!

Apesar de lamentar que o microondas não funcione para esquentar as travessas, que esteja perdendo o capitulo da novela (sim, eu voltei a ter o direito de ver a novela das 9! Não é que algumas coisas realmente voltam ao normal depois da maternidade – com exceção da barriga, que fique claro!) e que o Wi-Fi não possa ser usado (vida de blogueira sem internet decente é uma caos!), admito que a ausência da luz propiciou um fim de dia maravilhoso. Se não dá para ser calmo assim todos os dias, que saibamos aproveitar quando essas oportunidades aparecem!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!