Como organizar a rotina de sono do bebê até o primeiro aniversário

Por 44 Comentários


Todas as semanas, nossa querida consultora de sono Michele Melão recebe inúmeros pedidos de leitoras que gostariam de sugestões de sono para a rotina dos bebês, de acordo com a idade. Por isso, o post de hoje traz algumas ideias para as mães que gostariam de organizar o dia-a-dia dos pequenos – para que eles durmam melhor, mamem bem e se sintam mais dispostos ao longo do dia. Vale a pena ler!

Por Michele Melão

Já falei aqui no Mil Dicas de Mãe sobre a rotina de sono dos bebês aos 6 e 7 meses, e hoje queria dar sugestões para os pequenos de 4 meses ao primeiro ano de vida.

Sempre lembro que essas sugestões funcionam apenas como um guia para as mães, uma vez que cada bebê tem suas necessidades únicas de sono e alimentação. Nos quatro primeiros meses, a rotina é basicamente regulada pelas mamadas e pausas para higiene; mas a partir do 4º mês, é importantíssimo manter uma regularidade nos horários e atividades que o bebê tem durante o dia. Essa rotina ajuda as mães a identificarem as necessidades do filho, além de dar segurança e previsibilidade para os bebês, que dormem e se alimentam melhor quando se sentem mais seguros.

bebe com naninha dormindo

4 e 5 meses:

Bebês nessa fase ainda dormem bastante, têm uma janela de sono (tempo em que ficam acordados) bastante curta, de no máximo 2 horas (a não ser da última soneca para o horário da cama) e ainda precisam de alimentação pelo menos duas vezes durante a madrugada (geralmente perto das 23h e 04h00). Essa é uma sugestão de rotina com 3 sonecas, lembrando que alguns bebês que fazem as sonecas muito curtas ainda precisam cochilar mais vezes durante o dia.

– 6h30 – Acordar e mamar

– 8h00 – Primeira Soneca

– 9h30 – Mamar

– 11h30 – Segunda Soneca

– Entre 12h30 e 13h00 – Acordar e Mamar

– Entre 14h30 e 15h00 – Terceira Soneca

– 16h00 – Acordar e Mamar

– 19h00 – Mamar e início do ritual do sono

– 19h30 – Bebê dormindo

– 23h00 – Mamada dos sonhos

Veja que a sugestão é que seu bebê mame quando acordar, e essa sugestão está aí por dois motivos: ele vai mamar mais porque está mais disposto e descansado, e você vai evitar que uma associação de mamar para dormir aconteça. Desta maneira, comer e dormir serão atitudes desassociadas para seu bebê.

 

6 a 9 meses:

Entre 6 e 7 meses, geralmente os bebês transitam de três para duas sonecas. Muitos ainda precisam seguir a rotina dos 4 ou 5 meses, mas a sugestão de hoje é para aqueles bebês que já estão na transição, que estão relutando para dormir uma hora e meia depois de acordar de manhã ou aqueles cujas mães estão com muita dificuldade na terceira soneca no fim do dia.

– 7h00 – Acordar e mamar

– 8h15 – Fruta ou suco

– 9h00 – Primeira soneca

– 10h00 – Amamentação

– 12h00 – Almoço

– 13h00 – Segunda soneca

– 15h00 – Amamentação / Fruta

– 18h00 – Jantar

– 19h00 – Bebê dormindo

O ideal nessa fase é que o bebê não acorde mais para ser alimentado. Se isso ainda está acontecendo, veja se é um problema comportamental (hábito de sono) ou se seu filho está com fome. Se for fome, incluir uma mamada às 23h00, ou mesmo melhorar a quantidade de alimento oferecido durante o dia, pode ajudar. Se for hábito, procure alternativas para quebrar esta associação e manter a qualidade de sono do seu pequeno.

 

9 a 12 meses:

Nesta fase você já consegue aumentar um pouco mais a janela de sono do seu bebê e prepará-lo para a transição de duas para apenas uma soneca, que deve acontecer dos 15 aos 18 meses. Essa transição é um pouco complicada, porque os bebês passam a não querer dormir de manhã, fazem uma soneca próxima do horário do almoço e acabam sentindo sono novamente no fim da tarde (atrapalhando o sono noturno). A sugestão nesse caso é preparar a criança para essa mudança e conhecer exatamente a janela de sono ideal para ela, antes da transição acontecer. E quando essa fase chegar, conseguir adequar uma soneca mais longa no meio do dia e, se necessário, adiantar o horário da cama para acertar o tempo e a qualidade do sono do seu bebê.

– 7h00 – Acordar e café da manhã

– 9h00 – Mamar ou fruta

– 10h30 – Primeira soneca

– 12h00 – Almoço

– 14h30 – Fruta ou Leite

– 15h30 – Segunda soneca

– 17h00 – Fruta

– 18h30 – Jantar

– 19h30 – Ritual do Sono

– 20h00 – Bebê dormindo

É importante lembrar que o horário de colocar o bebê na cama é um dos fatores que mais afeta a qualidade do sono. O hormônio do sono (melatonina) tem seu pico no corpo do bebê aproximadamente às 21h00, então o ideal é que, a esta hora, seu filho já esteja dormindo. Apesar de ele ser produzido entre 18h30 e 21h00, um dos fatores que influenciam a produção da melatonina é o banho de sol, de preferência à tarde. Estudos mostram que bebês que são expostos à luz natural dormem melhor e produzem mais hormônio de sono.

Reforço também que a luz artificial diminui a produção deste hormônio – portanto é bastante importante que, pelo menos uma hora antes de começar o ritual do sono, seu bebê não veja televisão ou não fique exposto a outros aparelhos eletrônicos, e que você diminua as luzes da casa.

Espero que essas dicas de rotina sirvam de guia para vocês organizarem melhor os horários do bebê. Até o próximo post!

michele melão selo




Arquivado em: Cuidados diáriosSono do bebê Tags:

Comentários (44)

Trackback URL

  1. glaucia disse:

    Hahahahahaha isso nao funciona aqui em casa nao….meu bebe so dorme depois das 10 da joite e ainda acorda pra mamar 6 meses

  2. Vanessa ruiz disse:

    OK, mas como coloco ele pra dormir? Deixo dormir no colo e coloco no berco? Coloco ele acordado no berço e espero que durma sozinho? E se ele chorar?

    • Michele disse:

      Oi Vanessa,
      O ideal é colocá-lo no berço ainda acordado. Se seu bebê dormir no colo e isso não atrapalhar o resto da noite (se ele não tiver despertares noturnos), não tem nenhum problema.
      Se ele chorar, tente confortá-lo dentro do berço. Pode demorar um pouco mais mas é importante dar esta oportunidade do seu bebê aprender a dormir.
      Um beijo
      Michele

  3. silvana carvalho mota disse:

    ola eu tenho um bebe de 3 meses e ele não dorme bem durante o dia ele dorme bem á noite dorme em torno das 22:00hs e acorda 2 vezes para mamar a noite mas durante o dia passa o tempo todo acordado gostaria de saber se issi é normal a pediatra disse que o bebe tem que dormir pelo menos 16hs por dia grata silvana.

    • Michele disse:

      Oi Silvana,
      Não dormir nada durante o dia não é normal. O ideal é que seu bebê faça 3 sonecas durante o dia aos 3 meses. Mesmo que curtas, é importante que ele durma um pouco.
      Tente diminuir bastante o ritmo da casa, escurecer o quarto ou mesmo encontrar um lugar que seu filho goste mais de fazer as sonecas. Muitas crianças não dormem no berço durante o dia.
      Quanto a quantidade de horas, esta é uma média, então se você conseguir de 3 a 5 horas de sono durante o dia, já será muito bom para seu bebê.
      Um beijo
      Michele

  4. bianca disse:

    Muito bom…. e o q fazer qdo o bebe acorda chorando no meio da noite? Pegar no colo e ninar? Meu bebê tem 8 meses e ainda acorda de duas a tres vezez na noite.

    • Michele disse:

      Oi Bianca,
      Com 8 meses, desde que não haja recomendação do pediatra para seu bebê ser alimentado durante a noite, ele deveria dormir a noite toda, sem despertar. Se ele tem o desenvolvimento adequado e boa alimentação, isso deve acontecer por hábito.
      O ideal não seria ninar ou alimentar e isso depende muito de como seu filho vai dormir, de como funciona o pré sono dele.
      Se você estiver interessada em uma consultoria personalizada para resolver o seu problema, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br, assim juntas conseguiremos descobrir as necessidades do seu bebê e trabalhar os bons hábitos de sono dele.
      Um beijo
      Michele

      • Helena disse:

        Ola boa noite, estou exactamente na mesma situcao. O meu bebe tem a rotina descrita no texto, mas ele acaba por acordar de 2 em 2 horas todas as noites.

        • Helena, bom dia!
          Se ele tem rotina e ainda acorda durante a noite, provavelmente tem alguma associação de sono que está prejudicando o sono do seu bebê. Exemplos: se ele dorme mamando, se ele dorme embalado e é colocado no berço já dormindo.
          Veja também se você tem um ritual de sono adequado (o que você faz antes do bebê adormecer).
          Um beijo
          Michele

  5. Andreia disse:

    Oi Michele!
    Meu bebe tem 4 meses. Ele tira em torno de 3 a 4 sonecas durante o dia em horarios irregulares. Desde que li seu post estou tentando melhorar isso. A noite sempre dorme em torno de 2030, mas acorda em torno de 1h e demora cerca de uma hora em meia para voltar a dormir. Eu e meu marido estamos exaustos. Vc tem alguma dica para nos? Nao entendi essa “mamada dos sonhos”, eu deveria acorda-lo para amamentar?

    • Michele disse:

      Oi Andreia,
      Talvez você precise melhorar o ritual que você faz para seu bebê dormir. Aparentemente ele pode estar confundindo esta parte do sono com uma soneca (já que acorda depois de 1 hora) então veja como você faz o ritual para deixar claro para seu bebê que é hora de dormir.
      A mamada dos sonhos não funciona para todas as famílias, mas para outras ela é uma ferramente excelente. Você não precisa acordar o seu bebê. Apenas colocá-lo no peito para mamar perto das 23h00 para que ele durma por mais horas seguidas. Precisa observar se seu filho se interessa pela mamada e consegue mamar dormindo (alguns estão com tanto sono que não mamam e aí não vale a pena introduzir esta mamada).
      Se você e seu marido quiserem saber mais detalhes do nosso trabalho com acompanhamento para entender as necessidades do bebê e ajudá-lo a dormir a noite toda, me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br
      Um beijo

  6. Natercia disse:

    Oi Michelle! Alguma dica para tirar essa mamada das 23hs sem causar problemas? A bb já tem 7m, nasceram os primeiros dentes e comé bem os sólidos.Acho que está na hora de tirar. Não dei alguns dias, em uns ela dormiu direto e em outros acordou (bem na hora da mamada!). Voltei a daR por medo de causar um despertar habitual. Será que devo relaxar e deixar que ela acorde quando tiver fome?
    Grata!

  7. Talita disse:

    Boa tarde! Minha filha tem 2 meses,acorda a cada 2h para mamar. É possível aplicar rotina em bebê de 2 meses? Ou nesta idade eles q “mandam”? Ela não dorme antes da 1:40 e durante a manhã dorme bastante..é normal nesta fase? Ou ela deveria dormir melhor?

  8. Carol disse:

    OI Michele!
    Meu bebê tem cinco meses e dorme relativamente bem parte da noite. Geralmente ele adormece em torno das 19:30, acorda à meia noite para mamar e dorme logo em seguida. Depois acorda em torno das 3h para mamar novamente, mas só volta a dormir depois das 4h30. O que posso fazer para ele não passar tanto tempo acordado durante a noite?
    Obrigada!

  9. lane disse:

    oi Michele!
    meu filho tem 8 meses, e acorda uma 5 vezes durante a noite,
    as vezes ele chora… eu ja estou ficando exausta com essa rotina que tem se estendido desde os 6, 7 meses.
    como posso ajudar o meu filho a ter um sono mais tranquilo?
    ele tem uma rotina semelhante a que vc descreveu acima…
    ele também tira duas sonecas muito curtas durante o dia (as vezes só uma)

  10. Maria disse:

    Minha filha tem 9 meses , ela geralmente dorme 10;30 e acorda 11;40 , e mama entre 6-7h mamadeira com mussilon, fiquei sem saber o horário de dar o café da manhã e o almoço porque geralmente ela não come muito e acho que e por causa do horário ;(

  11. Paula cristina disse:

    Boa Noite
    Meu bebe tem 4 meses e ja dorme a noite toda,não acorda pra mamar
    Ela tira 3soneca durante o dia
    Dou banho as nove e as onze ja está dormindo profundo
    E só acorda a partir das sete
    E normal?
    Faz mal?

  12. Michele disse:

    Paula, a partir dos 4 meses muitos bebês já dormem a noite toda e acordam para amamentação uma ou no máximo duas vezes. A melhor forma de saber se você precisa amamentar de madrugada é observar com o pediatra o desenvolvimento dele.
    Eu só sugiro parar com a amamentação de madrugada a partir dos 6 meses, com a introdução da alimentação sólida.
    Um beijo
    Michele

  13. Ellen disse:

    Oi o seu site apaga toda hora o que escrevo. Lembrei agora q há uns meses atrá tentei te escrever mas de tanto que apagou desisti… Uma pena

  14. Ellen disse:

    Vc tem exemplos de rotina ideal para bebê de 1 ano e 3 meses? A minha começou dormir melhor agora que comecei a dar a janta bem mais cedo… Moro em casa de familiares e então é muito difícil implantar uma rotina mas gostaria de tentar. Ainda amamento e fazemos cama compartilhada!

    • Oi Ellen, boa tarde!
      Com um ano e três meses (até mais ou menos 18 meses) os bebês ainda fazem 2 sonecas por dia. Se seu bebê faz uma soneca, tente adequar este sono para o meio do dia, assim ela estará mais preparada para dormir a noite. Se você fizer duas sonecas, tente fazer com que sua filha esteja acordada a partir das 16h00, para dormir entre 20h e 20h30. Os horários de almoço e jantar podem ser 12h00 e 18h00.

      Espero ter te ajudado,
      Um beijo

  15. Angelica disse:

    Boa Tarde!!!
    Minha filha tem dois meses o período da soneca dela durante o dia e de seis vezes com o esse período e de três horas as 23 h e a ultima mamada dela onde todos da casa já esta se organizando para dormir após este período ela acorda três vezes durante a noite, e normal para a idade dela o tem que ajustar o sono dela?

    • Olá Angelica, bom dia!
      Muito normal para a idade da sua filha. Continue mantendo a rotina e provavelmente aos 4 meses ela vai reduzir para duas mamadas de madrugada e deve dormir a noite toda quando aceitar bem a alimentação sólida depois dos 6 meses.
      Um beijo

  16. Fernanda disse:

    Oi, Michele.
    Tenho um casal de gêmeos de 5 meses e eles mamam a cada quatro horas durante o dia, na mamadeira. O menino mama bem em todas as mamadas, já a menina frequentemente mama muito pouco numa das mamadas e curiosamente não chora de fome até o próximo horário. Tenho dado a mamada dos sonhos para ambos (Ela entre 22h30 e 23h00 e ele entre 23h30 e 23h45), mas a minha pequena também protesta um pouco nessa mamada, mas acaba mamando bem. Ela dorme até 5h30 e já começa a pedir o leite, enquanto ele acorda por volta das sete, mas espera até 07h30 sem chorar para mamar pela manhã. Ele ainda se mexe bastante de noite é preciso levantar para mudar a posição, colocar a chupeta. Gostaria de retirar a mamada dos sonhos de ambos e progredir para que minha filha pedisse o leite por volta das sete, dormindo mais horas, portanto. Além de fazer com que eu não precise levantar para ajudar o meu menino a voltar a dormir. O que você recomenda? Obrigada

  17. Oi Fernanda, como vai?
    Por serem gêmeos e estarem com 5 meses, não vejo problemas de sono com os seus bebês. Você pode tirar a mamada dos sonhos quando eles começarem com a alimentação sólida. Enquanto a base da alimentação deles for leite (pode ser fórmula ou leite materno), eles podem sim acordar uma ou duas vezes de madrugada para mamar. O sono depois das 5h da manhã é muito leve, por isso acredito que sua bebê vai esticar naturalmente, depois que começar a comer, já que ela não sente tanta fome e consegue passar algumas horas sem pedir pela mamadeira. Espere mais um pouco, seus filhos dormem bem, estão dentro de um padrão esperado para a idade.
    Um beijo

    • Fernanda disse:

      Michele, obrigada.
      Fiquei com dúvida em relação aos despertares noturnos, em que tenho que ir colocar a chupeta, mudar a posição, etc… São normais nessa idade e devem parar de ocorrer naturalmente também?
      Um beijo

  18. Vanessa santos disse:

    Oi Michele!
    Após ler este texto fiquei bem preocupada. Tenho uma filha de 5 meses e ela tira cochilos muito curtos ( menos de 20 min e são poucos)durante o dia. E a noite apesar de dar de mamar, ela não fica mais que 1 hr dormindo e acorda chorando muito e só para no peito. Não estou conseguindo colocar rotina.. Isso é prejudicial para ela?
    Um beijo

    • Oi Vanessa, como vai?
      Com 5 meses sua bebê precisaria sim dormir mais horas e ela deve acordar (de noite especialmente) porque fez uma associação de dormir e mamar, e não consegue ligar os ciclos de sono, precisando do peito para conseguir fazer isso. É bastante importante para o desenvolvimento e crescimento dela que ela durma melhor, que faça blocos maiores de sono de noite e que faça sonecas de pelo menos 45 minutos, completando um ciclo de sono. Durante o dia você pode usar um som estático, deixar o ambiente mais escurinho enquanto ela dorme, ajudar com embalo e talvez um cueiro (se ela se sentir mais segura).
      Durante a noite seria interessante ensinar sua bebê dormir de outra forma, que não seja no peito.
      Me escreva no michelemelao@maternitycoach.com.br e eu te passo detalhes da consultoria de sono. Com a idade da sua bebê, já podemos ensiná-la a dormir com muito carinho, paciência e com as técnicas corretas para evitarmos o choro.
      Um beijo
      Michele

  19. Andréia Santos disse:

    Minha bebe esta com 09 meses e acorda as 2:30 e 6:00 para mamar.A pediatra falou que com essa idade já era para dormir a noite toda,mas não consigo tiras essas mamadas,a minha preocupação e se isso pode prejudica – lá alguma forma.Não estou conseguindo criar uma rotina.
    Att.
    Bj

  20. Oi Andréia, como vai?
    Se a indicação do seu médico é tirar a mamada, provavelmente sua bebê está com peso e desenvolvimento adequados para a idade. Você pode tentar tirar esta das 2h30, fazer sua bebê voltar a dormir e ir “jogando” este mamar para o próximo despertar, ou seja, mas perto do começo da manhã, assim você elimina esta alimentação aos poucos, evitando o choro e atendendo a necessidade da sua filha.
    um beijo
    Michele

  21. Catenca disse:

    Olá!
    Minha bebê tem 6 meses e não acorda para mamar de madrugada desde os 4 meses. Ela está com o peso adequado, já come alimentos sólidos e mama no peito 4 vezes por dia, depois que voltei a trabalhar. Ela dorme entre 22h e 22h30min, quase todos os dias, após o banho e a última mamada do dia (às vezes ela dorme mamando, e às vezes ainda fica acordada mais uma meia hora depois de mamar). Normalmente, colocamos ela para dormir antes dela pegar no sono. Às 06h30min eu dou para ela a 1ª mamada do dia, e ela mama mas permanece dormindo. Dorme até, aproximadamente, 09h30min e come uma frutinha. Por volta das 10h30min, toma um suquinho ou chá, e tira uma soneca curta (30min, aproximadamente). Às 12h30min dou a 2ª mamada do dia (é meu horário de intervalo do trabalho). Por volta das 14h30min ela toma uma sopinha. Por volta das 17h come mais uma frutinha. Depois, entre 18h e 19h dou a 3ª mamada do dia (às vezes ela tira uma soneca curta perto das 18h, ou perto das 21h).Por volta das 20h ela toma mais uma sopinha ou papinha. O banho varia entre às 20h30min e 21h30min, dependendo do horário da janta e da última soneca do dia. Com esta rotina, ela está “reclamando” diversas vezes na madrugada, não abre os olhinhos mas fica resmungando… Estamos tentando não ir até ela logo que ela resmunga, mas muitas vezes termina em choro, mesmo de olhinhos fechados, e ela só para se damos o bico ou se seguramos a mãozinha. Não pegamos ela no colo nem dou mamá nestas reclamadas da madrugada. Ela volta a dormir, mas como são muitas vezes, ficamos cansados. O que podemos fazer para não ter estas reclamadas na madrugada? Desconfio que sejam os dentinhos que vão nascer (ela coça muito a gengiva), aliado ao desenvolvimento dos 6 meses (está começando a aprender a girar e a ficar sentada sem sustentação). Obrigada!

  22. Oi Catenca, como vai?
    O melhor a fazer é não interferir mesmo nestes resmungos. No sono, quanto menos “ajudamos” a criança (com exceção de quando está chorando) melhor será para o desenvolvimento do bom hábito de sono.
    Este comportamento é típico de bebê que está com algum incômodo, e a chupeta acaba aliviando o desconforto (mesmo que for dos dentes). Deve ser uma fase.
    Quanto aos horários, se ela está se desenvolvendo adequadamente e se o pediatra estiver de acordo, siga desta forma, não sugiro fazer alterações.
    Um beijo
    Michele

  23. Ariane Rocha disse:

    Boa Noite Michele.

    Minha filha completa 5 meses na próxima semana, estávamos com uma rotina bem próxima da proposta durante o dia e a noite ela geralmente acorda umas 2 vezes para mamar.

    Porém faz umas duas semanas que ela está com muita dificuldade para dormir, mesmo durante o dia…quando chega o horário em que normalmente dormia fica inquieta e chora muito, preciso de um esforço muito grande para acalma-la e assim consegue dormir…mas muitas vezes tem ficado alguns intervalos sem a soneca.

    A noite dorme bem, mas quando acorda para mamar não volta a dormir em seguida como antes, sempre quer brincar e leva mais ou menos uma hora para pegar no sono novamente.

    O que posso fazer para voltar a rotina e tentar com que durma mais tempo a noite

    Obs. ela mama exclusivamente no peito, só dorme se ninarmos no colo e depois colocar no berço, durante o dia tem dificuldade em dormir no berço porque seu sono é leve, geralmente dorme no colo.

    • Oi Ariane, como vai?
      Sua filha pode estar passando por um pico de desenvolvimento, muito comum nesta idade e a criança quer brincar mesmo durante a noite e tem mais dificuldade no sono diurno. Se for isso, deve passar em mais 1 ou 2 semanas (ou pelo menos melhorar).
      Seria ideal tentar fazer o sono do dia em outro local (carrinho por exemplo) para ver se ela gosta mais e o sono da noite tentar que ela adormeça sozinha (você pode começar este processo ninando e colocando bem sonolenta no berço) para que no meio da madrugada ela ligue os ciclos de sono e também para que diminua esta dificuldade em adormecer.
      Um abraço,
      Michele

  24. Elienai Soares disse:

    Boa noite Michele! Meu bebé rn tem 6 dias e já está associando mamar e dormir! Estou desesperada pois não consigo largar ele no mini berço a noite. Durante o dia ele mama e dorme, no colo, na cama, bebê conforto, mas a noite ele não quer saber de sair do meu colo, estou desesperada me ajude por favor. Obrigada.

    • Oi Elienai, como vai?
      Seu bebê ainda é muito novinho para criar uma associação. Claro que não sugiro que você fique com o seio na boquinha dele a noite toda. Sugiro você usar um ruído branco, ninar seu bebê e usar um cueiro (que ainda é seguro porque ele é bem pequeno) para dar mais segurança para ele dormir e assim você consegue diminuir o colo.
      É uma fase de adaptação fora do útero, então ele precisa estar bastante seguro para conseguir relaxar.
      Um beijo
      Michele

  25. Graziela disse:

    Olá, Michelle! Minha filha fez 4 meses na semana passada e sempre embalamos um pouco até a sonolência chegar para depois colocar no berço. Contudo, há 2 semanas ela está lutando contra o colo. Colocamos no berço e ela chora. No colo faz aquele berreiro. Já tentei cadeirinha, carrinho e nada resolve. A chupeta ela não aceita mais. Devido a essa situação ela não tem feito sonecas e à noite voltou a acordar no meio da madrugada. Não sei mais o que fazer. Estou aflita e exausta. Qual a sua dica? Obrigada

  26. Graziela disse:

    Olá, Michelle! Minha filha fez 4 meses na semana passada e sempre embalamos um pouco no colo até a sonolência chegar para depois colocar no berço, inclusive nas sonecas. Contudo, há 2 semanas ela está lutando contra o colo. Já tentei cadeirinha, carrinho,minha cama e o resultado é só choro. Enfim, está sendo muito difícil a hora do sono e por isso ela está dormindo pouco e está sempre irritada no final da tarde. Não sei mais o que fazer. Estou aflita e exausta! Tem alguma dica? Obrigada

  27. Vania disse:

    Olá boa noite, meu filho tem 4 meses e 12 dias. Quando eu retornar ao trabalho ele estará com 5 meses 10 dias (daqui um mês) ele mama leite materno em LD (geralmente o intervalo é de 3 hrs durante o dia ou a noite) mas com 5 meses iniciarei a introdução de frutinhas e depois papinhas.
    Eu ficarei distante dele das 12:00 até as 22:00. Sei q o horário ideal para que ele durma é até no máximo 21 e que “vá direto” mas eu sei que emocionalmente será ruim para nós se ele voltar a me ver somente pela manhã então quando eu chegar pretendo que nos vejamos e fiquemos pelo menos uma meia hora junto interagindo um pouco. Vc poderia por favor me sugerir uma rotina??? Essa questão está tirando o meu sono mais do que tudo =( obrigada

    • Oi Vania, como vai?
      Eu entendo sua preocupação, mas o relógio interno do bebê funciona da melhor forma para o desenvolvimento dele. Claro que é possível fazer pequenos ajustes, mas você teria que colocar uma soneca bem no fim do dia, o que pode acabar prejudicando o sono da noite dele. Eu nunca sugiro colocar sonecas depois de 18h00 na rotina, porque muitas vezes acaba fazendo com que o sono da noite fique difícil. Porém nada impede de você tentar e ver como ele se comporta. Tente esta soneca enquanto você ainda está em casa, assim você consegue avaliar.
      Um beijo
      Michele

  28. Juliana disse:

    Oi Boa noite!
    Meu filho tem 4 meses e 3 semana, eu sigo mais ou menos rotina descrita no post, ele dorme bem de noite, geralmente acorda as 3am para mamar eu não dou a mamadados sonhos …. A minha dúvida são com as sonecas durante o dia, quando chega o horário dele dormir faço o ritual da soneca mas muitas vezes ele chora bastante quando sente que vai dormir, não sei o que fazer para esse momento ser prazeroso para ele, as vezes acho que ele não está com sono. Gostaria de saber se deve esperar os sinais do sono ou devo seguir os horários da rotina? esta acontecendo com muita frequência do meu filho dormir somente uns 20-30min e acorda bem bravo mas não consegue dormir mais, não sei o que deve fazer para prolongar as sonecas, geralmente são as sonecas da tarde.
    Muito obrigada
    Juliana

    • Oi Juliana, como vai?
      Cada bebê tem sua hora de dormir e a sugestão do post é algo apenas para tirar uma base, uma orientação. O melhor é seguir os sinais de sono dele e sempre anotar os horários das sonecas, então logo você vai perceber o padrão dele.
      Muitas vezes 15 minutos de diferença já dão um ótimo resultado.
      Um abraço,
      Michele

Deixe seu comentário

Receba nossas dicas por e-mail