Translator

 

Você deseja delegar tarefas domésticas para os filhos e não sabe como? Hoje, o Mil Dicas de Mãe vai te ajudar com algumas dicas!

Afinal, sabemos que as tarefas domésticas podem consumir muito do nosso tempo e é sempre muito bom e mais fácil quando mais pessoas da família estão envolvidas nessas atividade, concorda? No caso, não só os pais, mas também os filhos. 

Publicidade

Além do mais, é de extrema importância que as crianças sejam estimuladas a realizar tarefas em casa, pois, no futuro, elas terão que cuidar do próprio lar. 

Por isso, hoje vamos te ensinar algumas formas de delegar tarefas domésticas para os pequenos. Vamos lá!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Veja também: Como (e a partir de quando) seu filho pode ajudar nas tarefas da casa

Como delegar tarefas domésticas para os filhos?

Família limpando a mesa. Foto: Canva.

Por que devemos delegar tarefas domésticas para os filhos? 

Quando temos filhos, devemos pensar em formá-los para serem cidadãos ativos e que sabem se virar sozinhos. E delegar tarefas domésticas pode ajudar nesse tipo de objetivo.

Quando ensinamos tarefas domésticas, ensinamos sobre responsabilidade, autocuidado, valorização daquilo que temos em casa, e assim por diante.

Publicidade

Mostramos o quanto é importante cuidar do nosso lar para que possamos viver bem.

Também mostramos a importância de cuidar de cada item de nossa casa, de preparar nosso lar para viver em família e do poder que o “servir” pode proporcionar – como, no caso, de ter uma mesa posta e bonita para uma refeição em família muito mais aconchegante.

Pense nesses aspectos e veja a atividade de delegar tarefas domésticas para os filhos como algo positivo e muito bacana!

Cada família tem uma dinâmica

É bem comum que os pais comecem desde cedo a delegar tarefas domésticas para os filhos

Aos poucos, alguns pais vão orientando os filhos a realizarem tarefas simples e que estão de acordo com sua idade. 

Entretanto, existem outros pais e responsáveis que sentem uma maior dificuldade em delegar tarefas. 

Publicidade

Afinal, é normal que as crianças prefiram brincar, assistir televisão e estar com os amigos em vez de fazer qualquer outra coisa. 

Por isso, é normal que os pais não saibam qual a melhor forma de delegar as tarefas, isso é bem normal, não se preocupe. 

É muito comum não saber como estabelecer uma nova rotina, com tarefas domésticas inclusas, principalmente se a criança não for acostumada desde cedo a realizá-las. 

Mas saiba que não é impossível delegar tarefas domésticas para os filhos, a ação apenas exigirá muita dedicação de ambas as partes, mas funciona se todos se dedicarem com paciência.

Nos próximos tópicos, vamos te ajudar com essa missão!

Como delegar tarefas domésticas para os filhos?

Crianças que têm contato desde cedo com as tarefas domésticas são mais acostumadas a realizá-las em casa. 

Já as crianças que não tiveram esse contato desde cedo podem apresentar mais dificuldade de aceitar que têm que fazer as tarefas. 

Isso é bem comum, não se preocupe! As crianças se preocupam mais em brincar e se divertir, portanto não veem atividades domésticas como diversão. 

Por isso, para delegar tarefas domésticas para os filhos, é interessante sempre manter um diálogo claro com eles e tornar esses momentos os mais descontraídos e lúdicos possível. 

Assim, se você é papai ou mamãe e deseja delegar tarefas domésticas para os seus filhos, lembre-se de começar o mais cedo possível. 

Pense em tarefas que devem ser feitas em casa e que vão de acordo com a idade e com as habilidades que os seu filho já possui. 

Assim sendo, não será difícil delegar tarefas, contanto que você sempre converse com as crianças e estabeleça uma rotina clara e que não atrapalhe qualquer outra atividade que seu filho gosta de fazer no dia a dia. 

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a delegar tarefas domésticas para os filhos e que vão facilitar a rotina de todos vocês. Veja abaixo!

Veja mais: Autoestima infantil: Como os adultos podem estimular? [VÍDEO]

Como delegar tarefas domésticas para os filhos?

Mãe e filha limpando a casa. Foto: Canva.

1. Monte um cronograma para delegar tarefas domésticas para os filhos

O primeiro passo para delegar tarefas domésticas para os filhos pode ser montar um cronograma de tarefas. 

Esse cronograma deve conter todas as tarefas que devem ser realizadas durante o dia, não só as tarefas domésticas. 

Assim, as crianças saberão todos os horários para realizar as tarefas e saberão os horários de descanso. 

Esse tipo de cronograma facilita a vida de todos. Nele, deve haver também quais atividades cada um deve fazer. Como por exemplo: “às 17h, você deve guardar todos os brinquedos no local correto” ou “11h50 é a hora de limpar a mesa do almoço”.

Com as tarefas pré-estabelecidas, nos horários corretos, será bem mais simples realizá-las sem complicações. 

Portanto, monte um cronograma de tarefas domésticas em casa para influenciar seus filhos a realizarem essas tarefas. 

Lembre-se de que suas tarefas diárias também devem ser incluídas no cronograma. 

As crianças precisam saber que não só elas têm deveres e obrigações como os pais também têm, assim elas não se sentirão obrigadas ou de certa forma injustiçadas. Elas vão se sentir inclusas, parte da família.

2. Estabeleça diálogo para delegar tarefas domésticas para os filhos

O diálogo é fundamental para o funcionamento de qualquer relacionamento, principalmente os relacionamentos familiares. 

Se você deseja delegar tarefas para os seus filhos, é fundamental que você converse com eles e explique a importância de realizar essas tarefas em casa. 

É bem difícil que uma criança queira fazer alguma atividade ou tarefa se ela não entender o propósito de estar realizando-as. 

Portanto, converse com seus filhos sobre a importância de realizar tarefas, sobre como a rotina de vocês será mais leve se todos colaborarem em casa. 

Também, é importante conversar sobre a sobrecarga dos pais tendo que realizar as tarefas domésticas e como os filhos podem colaborar muito.

Deixe sempre claro que realizar as tarefas em casa não é ajuda e sim obrigação, já que todos partilham tudo em casa. 

Dialogar vai ser um ponto fundamental para educação dos seus filhos e para a compreensão deles sobre a importância de realizar tarefas domésticas em casa.

Leia mais: Como estimular a criança a comer sozinha?

Como delegar tarefas domésticas para os filhos?

Família limpando a casa. Foto: Canva.

3. Delegue as tarefas de acordo com a idade ou habilidade de cada um

É importante que as crianças realizem tarefas que vão de acordo com a sua idade, por isso, delegue as tarefas que as crianças saberão realizar. 

As crianças em idades diferentes devem realizar tarefas que estejam de acordo com a sua idade. 

Jamais delegue uma tarefa que será pesada demais para o seu filho, sempre pense no bem-estar dele. 

Preparamos um compilado de tarefas que vão de acordo com a idade das crianças para que você compreenda melhor do assunto. Veja abaixo!

  • 2 a 3 anos: Nessa idade as crianças ainda são muito pequenininhas para realizarem tarefas complicadas, por isso, você deverá delegar para elas tarefas como organizar os brinquedos, colocar as roupinhas sujas no cesto, guardar os calçados. Pense em tarefas que vão ajudar a sua criança a se desenvolver melhor;
  • 4 a 5 anos: Nestas idades os pequenos podem ir mais além na organização, eles podem guardar os livros, arrumar a mochila da escola, arrumar a cama antes de dormir, a criança deve guardar itens que ela retirou do lugar, entre outras. Essa fase é de ensinamento, portanto, sempre esteja orientando seu filho; 
  • 6 anos em diante: Depois dos 6 anos em diante a criança já pode realizar tarefas mais complexas, como limpar a mesa, limpar o próprio quarto, as mais grandinhas já podem lavar a louça, cuidar dos animais domésticos dando água e comida, levando para passear (acompanhada sempre de um adulto), dentre outras tarefas. 

É fundamental que você vá aumentando a dificuldade das tarefas aos poucos para que a criança não se assuste e nem perca a vontade de realizá-las. Respeite o tempo dos seus filhos e sempre seja um exemplo para eles. 

4. Trabalhem em equipe

Para quê forma melhor de incluir as crianças nas tarefas domésticas do que trabalhando em equipe?

É fato que as tarefas são concluídas mais rápido quando mais de uma pessoa está colaborando. 

Se você tiver mais de um filho, coloque-os para trabalhar juntos em uma tarefa, como a de organizar o quarto, por exemplo. 

Assim sendo, o trabalho em equipe vai estimular muitas habilidades nas crianças, inclusive a amizade entre os pequenos. 

Você também pode participar do trabalho em equipe, não só mandando, é claro, mas ajudando as crianças sempre que elas sentem dificuldade em algo. 

Portanto, delegar tarefas para as crianças é uma tarefa que exige paciência e comprometimento e incluindo o trabalho de equipe as crianças podem se empenhar bem mais em realizá-las. 

5. Sempre reconheça o esforço dos seus filhos

Você quer delegar tarefas domésticas para o filho e não sabe como? Inicie com conversas e reconheça sempre o esforço dos pequenos na hora de fazer qualquer coisa. 

Elogios são uma excelente fonte de motivação para as crianças. Quando elas percebem que os pais as admiram por seu esforço elas tendem a se dedicar ainda mais. 

Entretanto, é importante lembrar que reconhecer o esforço das crianças não é presenteá-las. Você pode presentear seus filhos, mas que isso não se torne um costume. 

Se a criança for recompensada sempre que realizar alguma tarefa ela só vai querer fazer algo se sempre for recompensada e isso não é bom. 

Por isso, você deve focar no reconhecimento através de elogios e agrados simples, um obrigado sempre é bom também. 

Veja mais: Como estimular o bebê a mamar?

Como delegar tarefas domésticas para os filhos?

Criança lavando a louça. Foto: Canva.

Delegar tarefas domésticas para os filhos não é fácil, mas também não é impossível

Sabemos que pode ser difícil, mas não é impossível. Basta você saber quais são as tarefas adequadas para seu filho, e você deve saber conversar com ele e incluí-lo sempre nas tomadas de decisões. 

Sempre que uma tarefa precisa ser feita, converse com seu filho sobre a importância de colaborar, o diálogo ajuda muito. 

Delegar tarefas pode ser simples se vocês tiverem uma relação de amizade e confiança e que você seja sempre justo com seus filhos. 

Saiba ouvir o que ele tem a dizer, façam combinados que sejam bons para todos os envolvidos, e assim por diante. Se todo mundo ouvir um ao outro e ceder um pouquinho, pode ser mais fácil vivenciar as tarefas diárias.

E lembre-se também de ter paciência, pois além de ter que ensinar a importância de fazer as tarefas domésticas, é importante ensinar como fazê-las também, é claro.

Gostou do artigo de hoje? Te esperamos para o próximo, até mais!

Veja agora: