Saber lidar com criança que não come salada pode ser um grande desafio. Como fazer com que o pequeno se interesse por uma alimentação saudável? De que modo podemos incluir esse tipo de ingrediente essencial no dia a dia?
Sabemos que muitos pais têm dúvidas nesse sentido. Por isso, preparamos este conteúdo com considerações que podem ajudá-lo nesse desafio. Acompanhe e saiba mais!
Veja também: Meu filho não quer tomar banho, e agora? Veja dicas e sugestões!
Menina comendo fruta na mesa. Foto: Canva.
Como lidar com criança que não come salada?
Apesar de nenhum problema vir com algum tipo de manual de instruções, ainda assim podemos pensar em estratégias que contribuam para uma melhora em determinados comportamentos infantis. É o caso quando a criança não come salada: aprender algumas ações pode ser essencial nesse tipo de situação.
Por isso, reunimos considerações para que você avalie se faz sentido na rotina da sua família e, assim, implemente de modo estratégico. Acompanhe:
1. Seja um exemplo para a criança que não come salada
Muitos adultos acabam querendo cobrar das crianças tais comportamentos que nem mesmo eles têm. É o caso de querer que a criança coma uma saladinha, todos os dias, enquanto os pais nunca colocam salada no prato.
Não podemos nos esquecer de que as crianças se espelham muito nos adultos à sua volta. Por isso, se você tem se deparado com uma criança que não come salada, considere começar a comer mais na frente dela.
E sabe o que mais? Demonstre interesse e apetite pelas saladas. Mostre o quanto é bom, o quanto você se sente mais “forte” depois de comer, e assim por diante.
Veja mais: O que fazer quando seu filho não quer dormir?
Bebê mordendo um pimentão. Foto: Canva.
2. Sirva saladas visualmente atraentes para a criança que não come salada
As crianças acessam muito do mundo por meio do lúdico, da brincadeira. Então, por que não tornar o momento da alimentação um pouquinho mais divertido? Logicamente, não precisamos transformar em uma verdadeira bagunça, mas, sim, podemos tornar o momento mais agradável.
É o caso de fazer saladas visualmente atraentes. Alguns pais acabam desenhando bonequinhos, bichinhos e até mesmo personagens com as saladas. Isso pode aguçar o interesse dos pequenos e fazê-los desejar mais os preparos.
3. Envolva a criança no processo de preparação
A criança que participa da preparação da salada e das receitas em família de modo geral pode se interessar muito mais por aquilo que está sobre a mesa. Se você fortalecer a ideia de que foi a criança quem fez o prato, melhor ainda!
Deixe que o pequeno ajude a decorar os pratinhos, lavar as verduras e legumes, e assim por diante. Mostre interesse em incluí-lo nessa atividade e veja o quanto isso pode aguçar o interesse da criança que não come salada.
Veja mais: Como estimular o bebê a sentar?
Criança comendo a sua refeição. Foto: Canva.
4. Criança que não come salada: Adicione outros ingredientes à salada
Se a criança deixa claro que não gosta das saladas por conta do sabor amargo de alguns alimentos, que tal tentar mudar um pouco isso? Você pode experimentar acrescentar tangerina, laranja, maçã, manga ou outro tipo de fruta adocicada aos preparos.
Dessa forma, o sabor da salada, como um todo, pode ser mais atrativo para a criança.
Aos poucos, talvez seja possível reduzir a quantidade de frutinhas, caso você queira seguir apenas com verduras e legumes nas refeições principais. No entanto, enquanto este dia não chega, usar esse tipo de estratégia pode ser uma excelente alternativa.
5. Que tal preparar uma horta em casa?
Assim como preparar os pratos com a criança pode ser uma boa ideia, ter uma horta em casa também pode proporcionar resultados interessantes. A criança poderá se sentir muito mais instigada em consumir aquilo que ela ajudou a plantar, cultivar, podar e proteger de chuva e pragas. Portanto, convide o seu pequeno para essa atividade!
Além de ser uma alternativa quando é um caso de criança que não come salada, essa prática também pode proporcionar muitos outros benefícios para os pequenos. Você pode saber mais sobre essas vantagens e efeitos positivos lendo este artigo: Motivos para montar uma horta com crianças: Veja quais são!
Bebê comendo frutinha. Foto: Canva.
6. Ofereça preparos diferentes
Não fique na monotonia de tentar oferecer ao seu filho apenas a salada crua e pronto. Às vezes, a forma de preparo pode mudar completamente a perspectiva que a criança tem sobre o alimento.
Sendo assim, você pode assar, cozinhar, triturar, enfim! Use diversos métodos e receitas, fomentando preparos diferentes, que possibilitem à criança a chance de experimentar novas formas de consumir as verduras e legumes.
7. Ensine à criança a importância de comer salada
Comer salada é extremamente importante para a saúde das crianças e também dos adultos. No entanto, os pequenos não têm esse conhecimento claro. Então, que tal começar a explicar a eles os motivos pelos quais temos que comer salada, especialmente nas refeições principais?
Para isso, você pode usar estratégias mais lúdicas, que chamarão a atenção das crianças e poderão ajudá-las a compreender os motivos pelos quais esse tipo de consumo faz toda a diferença.
Use fantoches, por exemplo, para mostrar que um personagem ficou mais forte e “poderoso” ao comer salada, enquanto outro ficava sempre doente e fraquinho por não comer.
Seja bastante criativo nesse sentido e veja como é possível fazer com que a criança que não come salada passe a se interessar por esse tipo de alimento.
Veja mais: Como estimular nas crianças a prática de higiene?
8. Use a literatura infantil para incentivá-la
Assim como o uso dos fantoches e as brincadeiras podem ajudar na hora de lidar com uma criança que não come salada, a literatura infantil também pode promover resultados interessantes.
Procure por livros e histórias que falem sobre a importância de comer salada, use contos “heróicos” para atingir esse tipo de resultado, e assim por diante. A criança poderá se interessar mais pelo alimento ao ter contato com livros coloridos, cheios de histórias interessantes e que mostrem os efeitos incríveis de comer salada no dia a dia.
Se quiser unir a leitura do livro com a brincadeira de fantoche, melhor ainda! Assim, a criança poderá se sentir ainda mais “dentro da história” e aprender ainda mais, de forma lúdica, sobre a importância de comer salada no dia a dia.
9. Elogie e recompense quando ela comer
Outro ponto que devemos ter em mente quando estamos diante de uma criança que não come salada, é o fato de que ela precisa ser “reforçada” para compreender quando faz algo muito bom, como comer um tipo de salada em específico.
Menina com cara de brava porque não quer comer salada. Foto: Canva.
Dito de outro modo, elogie e recompense o pequeno quando ele tiver algum desenvolvimento nas tentativas de comer salada. Mostre que você sabe que, para ele, é um desafio consumir esse tipo de alimento, mas mostre também o seu orgulho quando ele vai adiante mesmo quando ele não gosta do sabor.
Faça uma verdadeira “festa” com a criança ao ela atingir esse tipo de resultado. Comemore, elogie, parabenize… Eventualmente, recompense com algum mimo, passeio, enfim!
Claro que você não precisa dar um presente todas as vezes que a criança comer salada, mas criar objetivos, como: comer salada todos os dias, durante um mês, e, em cima disso, presentear a criança, pode ser sim interessante.
Tudo sempre dependerá do contexto, da personalidade do pequeno, etc.
Veja mais: Dia de chuva com criança em casa: O que fazer?
10. Seja paciente e nunca desista de oferecer para a criança que não come salada
Sabemos que em casos nos quais a criança não come salada os pais podem se sentir um pouco impotentes. É muito desafiador mudar alguns comportamentos que podem ser considerados inadequados. Porém, nessas situações, a paciência precisa ser nossa aliada.
Isso não significa que seja simples lidar com esse problema. Pelo contrário. Haverá dias desafiadores, e que podem se tornar cansativos. Entendemos isso.
No entanto, busque sempre mentalizar os motivos pelos quais você tem buscado oferecer à criança as saladas nas refeições. Ajude-a a compreender por que deve sempre consumir esse tipo de preparo, mas também internalize isso em você.
Desse modo, aos poucos, a situação poderá ser mudada e, à medida que o tempo passa, pode ser que tudo se desenvolva da melhor forma. Exercite a paciência e vá em frente!
Converse com um especialista para sugestões mais personalizadas
Se porventura você perceber que mesmo com as tentativas, ao longo dos dias e das semanas, o seu filho ainda não comer salada, considere buscar a ajuda de um nutricionista e até mesmo de um psicólogo.
Dessa maneira, será possível compreender melhor os motivos da criança, além de encontrar alternativas que sejam mais personalizadas para o caso dela.
Esperamos que este conteúdo possa ter contribuído de alguma maneira. Boa sorte na sua grande jornada!
Veja mais: Privação do sono na maternidade: Dicas para lidar com ela!