A festa de Ano Novo em família pode ser um momento incrível, que marca o encerramento de um ciclo e pode ajudar a todos na hora de refletir sobre o ano que passou e o que está prestes a começar.

Porém, se você não tem experiência com esse tipo de evento, sugerimos que aposte na possibilidade de acompanhar as nossas dicas e sugestões para organizar um evento incrível. Acompanhe a seguir e saiba mais!

Veja também: Acampamento no quintal: dicas e como fazer!

festa de Ano Novo em família

Amigas brindando no Ano Novo. Foto: Canva

Publicidade

1. Orçamento para a festa de Ano Novo em família

O primeiro passo é analisar as finanças da família antes de “meter o pé no acelerador”, digamos assim. Afinal, não dá para comprometer as finanças apenas por conta da festa de fim de ano, concorda?

Por isso, tire um tempinho para refletir sobre todas as finanças. Avalie como estão as contas fixas e variáveis, veja quanto dinheiro irá sobrar no fim do ano e quanto será necessário para pagar as contas de janeiro.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Depois disso, separe uma parcela para investir na festa da sua família, tendo um limite de gastos bem estabelecido. Esse limite é imprescindível para que você não acabe gastando mais do que pode, o que ocasionaria efeitos lá no começo do ano – e ninguém merece começar o ano com dívidas, concorda?

Portanto, com um teto de gastos na mão, parta para os próximos passos.

Veja mais: Festa infantil: Temas, confira ideias para comemorar com estilo

2. Quantidade de convidados

Com base no valor que poderá ser investido na festa de Ano Novo em família, calcule quantas pessoas poderão ser convidadas para o evento. Se o dinheiro estiver curto, avalie bem quem irá convidar: mais vale convidar quem realmente importa do que pessoas que você quase nem tem contato, viu?

Publicidade

A quantidade de convidados precisa estar de acordo com o limite de gastos, por isso, caminha lado a lado com o cardápio que será escolhido – que veremos no tópico abaixo. Afinal, quanto mais pessoas, mais barato deve ser o cardápio, caso o seu propósito seja economizar, ok?

Siga a sua lista de uma forma simples: família de primeiro grau, família de segundo grau (apenas os mais chegados), melhores amigos e, por fim, colegas.

festa de Ano Novo em família

Amigas dançando na festa de Ano Novo. Foto: Canva

3. Cardápio e bebidas para a festa de Ano Novo em família

Depois de ter a quantidade de convidados em mãos, ao menos aproximadamente, chegou a hora de preparar o cardápio, sempre de olho nos custos da festa de Ano Novo em família.

Como o Ano Novo ocorre em uma época muito quente, sugerimos que você invista na possibilidade de apostar em alimentos que sejam mais gelados e refrescantes. Vale sorvete, açaí, bolos frios, pudins, tortas, canapés, pão picante, etc.

Se porventura quiser servir algo que seja mais quentinho, considere os assados, pois eles podem ser mais gostosos em dias quentes. Diferentemente dos alimentos muito gordurosos (frituras), que podem causar mal-estar e desconforto – inclusive na hora de comer.

Publicidade

Quanto às bebidas, você pode optar por oferecer apenas suco e água, mas, caso a família goste de beber, outras opções poderão entrar no cardápio. Vale a pena, inclusive, conversar com os convidados para ver quais bebidas são indispensáveis. Caso elas encareçam muito, você também pode solicitar que os convidados tragam alguma coisinha para beber.

Veja mais: Cardápio de verão para festas infantis: 15 ideias deliciosas!

festa de Ano Novo em família

Amigos reunidos na festa de Ano Novo. Foto: Canva

4. Decoração para a festa de Ano Novo em família

A decoração para a festa de Ano Novo em família precisa contar com muito dourado, branco e prata. Essas três cores deixam o ambiente bastante agradável e com a “cara” do Ano Novo.

Para isso, você pode apostar em uma série de possibilidades e, inclusive, reaproveitar os enfeites que já foram usados na festa de Natal. Veja algumas ideias:

festa de Ano Novo em família

Mesa com garrafa de champanhe decorando a festa de fim de ano. Foto: Canva

Na imagem acima, vemos o uso da própria garrafa de champanhe para compor a decoração da festa de Ano Novo em família. Além disso, a plaquinha de ano novo, os itens dourados e pratas, além dos balões (que não aparecem na imagem, mas vemos as suas cordinhas) compõem um aspecto bem chique e bonito para a festa.

festa de Ano Novo em família

Aparador decorado para a festa de Ano Novo em família. Foto: Canva

O uso de tecidos na decoração, como o que foi utilizado na imagem acima sobre o aparador e também na parede, ajudam a criar cantinhos especiais na festa que, inclusive, poderão fazer parte das fotos tiradas em família mais tarde.

festa de Ano Novo em família

Mesa com bolo decorado para a virada de ano. Foto: Canva

A plaquinha de Ano Novo pendurada na parede, somada com as tacinhas de champanhe, como na foto acima, dão muito a entender de qual festa estamos falando. Perceba que não há excesso de itens decorativos, apenas as cores e os itens já são capazes de deixar a festa de Ano Novo em família incrível. Além disso, um bolo temático também é bem-vindo.

festa de Ano Novo em família

Plaquinha de 31 de dezembro. Foto: Canva

31 de dezembro, dia especial para comemorar mais uma passagem de ano com a família. Na imagem acima, usam a plaquinha com a data para criar um cantinho charmoso em algum ambiente da casa.

festa de Ano Novo em família

Mulher segurando balões dourados e pratas na festa de Ano Novo em família. Foto: Canva

O uso de balões também costuma dar bem certo. Tanto na imagem acima, quanto na imagem abaixo, vemos que os balões cromados na cor dourado tendem a criar uma composição bem bonita para a sua festa. Por isso, você pode usá-los tanto em pontos estratégicos, como caprichar na hora de fazer arcos de balões, por exemplo.

festa de Ano Novo em família

Decoração de festa de Ano Novo em família. Foto: Canva

Além disso tudo, não se esqueça que muitos itens do Natal podem ser usados agora. É o caso dos enfeites em tons dourado e prata, bem como as luzes amarelas, que podem formar uma verdadeira cortina para deixar tudo ainda mais lindo para a sua festinha!

Veja agora: Ensaio mãe e filho estúdio: 27 fotos para inspirar + dicas para fotos

5. Mesa da festa de Ano Novo em família

A mesa da festa de Ano Novo em família também deve ser bem caprichada, convenhamos. Assim sendo, além dos cantinhos com itens decorativos, prepare uma mesa que possa tirar o fôlego dos seus convidados.

Apenas um adendo: cuidado com a quantidade de itens sobre a mesa. Se porventura você exagerar na quantidade, as pessoas poderão ter menos espaço para fazer a refeição da noite, o que deixaria a ceia meio desconfortável para os convidados, não é mesmo?

Por isso, use o bom senso para não errar na hora de montar a mesa. Veja algumas ideias para se inspirar:

festa de Ano Novo em família

Mesa posta em tons azul e verde. Foto: Canva

festa de Ano Novo em família

Mesa decorada de forma simples. Foto: Canva

festa de Ano Novo em família

Mesa decorada com tons de prata e dourado. Foto: Canva

Mesa iluminada com velas para o jantar. Foto: Canva

Mesa posta para o jantar. Foto: Canva

Prato arrumado para o jantar. Foto: Canva

Perceba que não há muita variação: os tons podem ser os mesmos usados na decoração da sua casa e a quantidade de itens equivale ao tamanho da mesa.

Inclusive, deixamos aqui mais uma dica importante: na hora de preparar a sua mesa para a festa de Ano Novo em família, lembre-se de não fazer com que as cores da mesa posta “briguem” com as do ambiente. Caso contrário, poderia ocasionar um efeito um pouco desagradável na decoração.

Veja mais: Mesa para festa infantil: Como organizar?

6. Compras antecipadas

Com todo o planejamento acima posto na ponta do lápis, não se esqueça de algo muito importante: as compras para a festa de Ano Novo em família devem acontecer de forma antecipada.

Se você deixar para comprar tudo na semana da virada de ano ou, pior, no dia da festa, poderá se deparar com preços mais altos, filas intermináveis e falta de estoque nas lojas e supermercados.

Portanto, não deixe para começar a organização apenas quando não tiver mais tempo, combinado?

Mulher comemorando o Ano Novo. Foto: Canva

7. Looks de toda a família

Se você é pai ou mãe, sabe que, provavelmente, terá que pensar nos looks que as crianças vão usar na festa, não é mesmo?

Aqui vai de cada um. Por exemplo, se você for supersticioso, é possível que escolha a cor de acordo com aquilo que você acredita, não é mesmo? Caso contrário, poderá optar por quaisquer cores e estilos para o momento da virada de ano.

No entanto, deixamos a nossa dica aqui: cuidado para não escolher tecidos muito quentes, caso você more em um local onde a festa de Ano Novo costuma ter temperaturas bem elevadas.

Além disso, se você quer que as crianças mantenham a roupinha inteira para o momento da virada, considere vesti-las com algo mais simples e confortável antes desse momento, evitando que as brincadeiras sejam interrompidas com um rasgo na roupa nova ou um dano irreversível, como uma mancha de suco de fruta.

8. Playlist para festa de Ano Novo em família

Apesar de não existirem tantas músicas conhecidas para o Ano Novo, assim como existem para o Natal, nada impede você de montar uma playlist que possa ser relativamente temática, com mensagens motivacionais, músicas inspiradoras, e assim por diante.

Separamos uma playlist do Spotify com músicas animadas para você deixar de fundo durante toda a festa:

Se preferir, você mesmo pode criar uma playlist no Spotify ou YouTube com as melhores músicas do seu ano. Assim, poderá deixar o evento ainda mais a sua cara, não é?

9. Brincadeiras para a festa de Ano Novo em família

Para aproveitar ainda mais a festa de Ano Novo em família, nada melhor do que investir em uma série de brincadeiras que poderão animar a noite de todo mundo, não é mesmo? Separamos algumas ideias para que você encerre 2022 da melhor forma possível:

  • Montagem de mural de fotos

Montar um mural de fotos pode ser uma boa ideia para toda a família. Além do mais, é uma forma de recordar momentos cheios de alegria e diversão, que ficam gravados em nossos corações para sempre.

Se possível, separe fotos que representem o ano da família e revele-as antes da festa. Assim, todo mundo poderá se surpreender com tudo o que fizeram durante o ano de 2022. Sem dúvidas, é algo que rende muitas reflexões!

Veja mais: Brincadeiras ao ar livre: Ideias e dicas!

  • Jogos diversos

Certamente você conhece muitos tipos de brincadeiras e jogos diversos, como dama, ludo, xadrez, enfim! Separe aquelas brincadeiras que mais têm a ver com a sua infância e aproveite um momento para se divertir com toda a família.

  • Karaokê

Gosta de soltar a voz quando se sente inspirado? Então aproveite a festa de Ano Novo em família para cantar à vontade e fazer com que todo mundo se divirta com o Karaokê.

  • Coreografias

Se você não gosta de cantar, mas ama dançar, que tal brincar de criar coreografias com toda a família? Você pode ser coreógrafo por uma noite, ou até mesmo pedir para que as crianças criem as coreografias.

  • Balões motivacionais

Os balões motivacionais podem render momentos de muitas emoções e sentimentos. Você pode escrever frases motivacionais e encorajadoras em pequenos bilhetinhos, colocando-os dentro dos balões da festa. Depois é só pedir para que as pessoas estourem os balões e vocês possam refletir juntos sobre o que leram.

Peça para que cada um guarde o bilhetinho para que seja reutilizado no fim de ano seguinte – será bem emocionante!

Veja mais: 10 formas de fazer o bem no ano novo!

  • Pote da gratidão

O pote da gratidão também pode ser muito bacana. Dê papeizinhos e canetas para todos os convidados. Depois, peça que escrevam os motivos pelos quais são gratos pelo ano que passou.

Por fim, pegue um potinho e guarde todos os bilhetinhos lá dentro. Em outro encontro, podem relê-los ou deixar para ler apenas na próxima festa de Ano Novo.

Amigas festejando o Ano Novo. Foto: Canva

  • Cápsula do tempo

Escrever uma carta para o meu eu do futuro… Parece coisa de filme, não é mesmo? Mas pode ser um exercício muito bacana para fazer na festa de Ano Novo em família.

Considere convidar as pessoas para escreverem algo para ler daqui um ano – ou mais. Assim, depois que o tempo passar, poderão abrir a cápsula e ver o que ela diz sobre quem éramos no passado e quem nos tornamos no futuro. É algo emocionante e incrível.

10. Simpatias da família

Por fim, não se esqueça de considerar as simpatias que vocês gostam na hora de fazer a festa de Ano Novo em família. Cada um pode ter as suas próprias simpatias, o que vale é a diversão.

Separe, com antecedência, o que pode ser necessário para colocar as simpatias e superstições em prática, para que tudo aconteça da forma como você deseja.

Caso vocês não acreditem nessas coisas, também não tem problema! Cada um com suas crenças na hora de aproveitar essa noite especial.

Mulher comemorando o Ano Novo. Foto: Canva

Feliz Ano Novo!

Veja mais: A maternidade e as amizades – reflexões de Ano Novo