As férias de fim de ano estão chegando e, desde já, muitos pais começam a pesquisar sobre atividades e brincadeiras que possam entreter as crianças nos momentos em que estiverem em casa.

A boa notícia é que, em se tratando de educação infantil, existem inúmeras opções de atividades que, acima de tudo, podem ser educativas e muito divertidas. Ficou curioso para saber mais sobre essas opções? Então acompanhe o texto abaixo e fique por dentro de todas as nossas dicas!

Leia também: Brincadeiras de alfabetização: 15 ideias!

Férias de fim de ano

Crianças deitadas brincando. Foto: Canva

Publicidade

Como aproveitar as férias de fim de ano com as crianças? Passo a passo e ideias!

As férias de fim de ano costumam ser mais longas dos que as de julho, o que faz com que muitos pais fiquem em dúvida quanto às atividades que podem propor aos seus filhos. Por isso, separamos diversas dicas interessantes que têm como objetivo apresentar a você diversas possibilidades de entretenimento e organização para as férias dos pequenos. Veja a lista:

1. Estipule um orçamento

Antes de iniciar a sua lista de atividades, temos uma dica inicial que pode fazer toda a diferença nas férias de fim de ano: um teto de gastos. Sim, isso mesmo!

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Às vezes, podemos gastar mais do que devíamos com o intuito de entreter as crianças, mas isso fará com que o próximo ano inicie com as contas desbalanceadas, não é mesmo?

Portanto, sente-se e avalie como estão as suas finanças hoje. Analise quanto você pode investir em lazer e diversão durante as férias das crianças, e deixe uma quantia reservada para os possíveis imprevistos.

Desse modo, você poderá usufruir das atividades e brincadeiras com mais tranquilidade, sem grandes surpresas desagradáveis mais tarde.

Veja mais: Cuidados com o bebê na praia – 10 dicas

Publicidade

2. Férias de fim de ano: Prepare um cronograma

Depois de estipular um teto de gastos, comece a montar um cronograma para as férias com os pequenos. Se possível converse com eles (caso sejam grandinhos) e pergunte o que eles gostariam de fazer na cidade, por exemplo.

Vá anotando tudo em forma de lista, sempre colocando o valor dos custos ao lado do nome da atividade. Assim, você poderá distribuir as atividades nos dias das férias e poderá manter o seu teto de gastos.

Férias de fim de ano

Crianças brincando na praia. Foto: Canva

Logo quando você finalizar a lista, faça os cálculos e veja se algo passou dos limites. Se sim, negocie com os seus filhos para descartar algumas atividades pagas e priorizar as que são gratuitas – como os passeios e piqueniques no parque.

Assim que atingir o seu limite de orçamento, comece a distribuir as atividades no cronograma. É importante ficar atento à possibilidade de chuva, lembrando de incluir brincadeiras que possam ser feitas em casa.

3. Priorize atividades ao ar livre

Quando estiver montando um cronograma com os pequenos, instigue-os a escolher atividades que sejam ao ar livre. Muito possivelmente as brincadeiras com os jogos e consoles poderão aparecer no discurso dos pequenos, mas cabe a você incentivar outras práticas.

Publicidade

Mencione o caminhar no parte, o andar de bicicleta, os piqueniques ao ar livre, os banhos de rio, entre outras brincadeiras que possam garantir mais movimento e diversão, para além das telas digitais.

Veja também: Brincadeiras para fazer com as crianças: 20 atividades em casa

Férias de fim de ano

Crianças brincando de caça ao tesouro. Foto: Canva

4. Férias de fim de ano: Invista em atividades artísticas

As atividades artísticas são excelentes opções para despertar a criatividade e o senso artístico dos pequenos. Por isso, também podem entrar para a lista de opções das férias de fim de ano. Veja algumas possibilidades:

  • Desenho e pintura com lápis de cor.
  • Pintura com guache.
  • Pintura em tela.
  • Recorte e colagem.
  • Desenhos com giz.
  • Artesanatos diversos.
  • Decoração do quarto.
  • Aprender a tocar um instrumento.
  • Inventar uma música.
  • Brincar de teatro em casa.
  • Desenvolver um brinquedo caseiro.
  • Dançar e inventar coreografias.
  • Escrever uma história e montar um livrinho.
  • Pintura e customização de roupas.
  • Entre outras possibilidades.

5. Não deu para viajar? Crie uma viagem em casa

Criar uma viagem em casa pode ser uma forma lúdica de fazer as crianças acessarem uma nova cultura.

Você pode usar a bandeira de uma cidade, estado ou país, além de preparar comidinhas típicas, ouvir músicas desse local, preparar um cenário que remeta à cidade que vocês poderiam conhecer, enfim.

Até mesmo filmes e séries temáticos podem ser bem-vindos nesse momento.

Além do mais, isso poderá ajudar os pequenos a aprenderem mais sobre outros estilos de vida, despertando o respeito e a empatia neles.

Férias de fim de ano

Meninas brincando de roda roda. Foto: Canva

Veja também: Brincadeiras para gastar a energia das crianças – Veja dicas!

6. Férias de fim de ano: Montando uma “praia” em casa

Fim de ano se inicia a estação mais quente do ano. Porém, nem sempre as finanças estão equilibradas a ponto de levar as crianças à praia, não é mesmo? Neste caso, podemos montar um espaço refrescante de diversão em casa!

Você pode usar balões de água, baldes com água, mangueira, bacias, chuveirinhos ao ar livre, enfim. As piscinas de plástico também podem ajudar a refrescar, sendo uma excelente opção para criar uma verdadeira praia, ou “parque aquático”, sem sair de casa.

Se no seu lar há uma caixa de areia para as crianças, a diversão poderá ter ainda mais características de uma praia. Experimente e aproveite.

E, ah! Não se esqueça de usar o protetor solar e de, claro, participar das brincadeiras, hein?

7. Separe os melhores jogos

Sabe aqueles jogos de tabuleiro que são incríveis e, acima de tudo, pode ensinar muito sobre raciocínio lógico, competitividade e concentração? Então… Eles também são bem-vindos nas férias de fim de ano.

Inclusive, caso você não tenha os jogos em casa, você poderá brincar de confeccioná-los com os seus filhos. Por exemplo, o ludo pode ser feito com papel e lápis de cor, e as pecinhas com sementes de feijão e de milho, por exemplo.

Acima de tudo, você fará com que as crianças coloquem a mão na massa e se divirtam com as brincadeiras antes, durante e depois de jogar.

Veja mais: Atividades lúdicas: 20 ideias incríveis!

Irmãs posando para a foto nas férias. Foto: Canva

8. Férias de fim de ano: Crie um ambiente para o “cinema em casa”

O Cinema em Casa também pode ser uma excelente brincadeira. Apenas tenha o cuidado de não exagerar na quantidade de filmes, hein? Afinal, o excesso de tecnologia pode ser prejudicial à saúde dos pequenos.

Por isso, experimente separar alguns filmes (que tal os natalinos para o fim de ano?) e organize-os no seu cronograma. Por exemplo, toda segunda-feira à noite será o momento do cinema durante as férias.

Assim, não há excesso de tela e cria-se uma tradição divertida para as férias das crianças.

Lembre-se de deixar o momento super divertido, preparando um cenário com lençóis, cobertas, pisca-pisca, enfim!

9. Convide os amiguinhos e deixe o seu filho visitá-los

Durante as férias, os seus filhos podem ficar com saudade de se divertir e de compartilhar momentos com os amigos. Sendo assim, oferecer a oportunidade de eles visitarem os colegas de turma é algo bem legal.

Ao mesmo tempo, convide os amiguinhos do seu filho para momentos de diversão na sua casa. Certamente muitas histórias divertidas sairão dessa interação.

Além do mais, esse tipo de atividade ajuda a estimular a sociabilidade das crianças, sendo essa uma habilidade essencial para a vida.

Veja mais: Piscina com as crianças: 15 brincadeiras para fazer!

10. Aproveite para ensinar brincadeiras da sua infância

Se você sente que já não tem mais criatividade para as férias de fim de ano, que tal resgatar algumas de suas histórias da infância? Para isso, experimente ensinar brincadeiras que você amava quando era pequeno.

Além de trazer novidade para a rotina dos pequenos, isso poderá fortalecer ainda mais o vínculo entre vocês. Afinal, eles perceberão que você também já foi criança um dia e, portanto, tem muita coisa legal para mostrar.

11. Férias de fim de ano: Considere aprender com os seus filhos

Assim como você pode ensinar diversas brincadeiras da sua infância para os seus filhos, considere aprender o que eles sabem de novo.

Às vezes, as próprias crianças podem ter atividades super divertidas para propor. Descubra o que eles mais gostam de brincar e peça para que ensinem você.

Desse modo, você poderá participar e certamente eles ficarão mais entretidos na brincadeira.

Veja mais: Brincadeiras para fazer em culto infantil – 14 brincadeiras criativas

Crianças brincando ao ar livre. Foto: Canva

12. Estipule um tempo máximo de telas e dispositivos eletrônicos

Cuidado com o uso excessivo de telas e de dispositivos eletrônicos. O ideal é que você estipule um limite máximo para o dia a dia, priorizando atividades que movimentem o corpo, as mãos, etc.

Caso contrário, você pode acabar tendo que lidar com a energia acumulada das crianças, com o estresse causado pelo excesso de telas e, mais tarde, com problemas de saúde física e mental nos pequenos. Cuidado!

13. Férias de fim de ano: Acampamento no quintal

O acampamento no quintal pode render momentos inesquecíveis. Apenas lembre-se de garantir a segurança dos pequenos e não permita que eles durmam sozinhos no lado de fora da casa, ok?

Esse momento de acampamento pode ser regado a muitas brincadeiras. Vocês podem fazer roda de viola, fazer uma fogueira, contar histórias, fazer brincadeiras de adivinhação, etc. Tudo isso com muito bom humor e criatividade.

Depois, é possível se deliciar com um lanchinho aquecido na fogueira, seguido de uma noite inesquecível no acampamento. Vai dizer que não é uma opção e tanto?

Veja mais: Férias com as crianças: Como curtir sem gastar muito?

Crianças fazendo pintura com guache. Foto: Canva

14. Restaurando brinquedos – e memórias!

Por fim, considere fazer a restauração de brinquedos antigos dos seus filhos, ou mesmo seus. Essa atividade poderá reavivar memórias e fazer com que todos, juntos, trabalhem com a mão na massa e divirtam-se muito. Certamente, uma prática que pode valer muito a pena.

Comece separando os brinquedos velhos e quebrados que o seu filho tem. Depois, separe os materiais necessários para consertá-los e coloque a mão na massa!

Inclusive, isso pode ser feito tanto para reutilizar o brinquedo, quanto para doar.

Dê asas à imaginação!

Nas férias de fim de ano, dê asas à sua imaginação. Afinal, quem disse que os adultos não podem entrar na brincadeira nesses momentos?

Inclusive, não só podem, como é algo que realmente pode fazer a diferença na interação entre pais e filhos.

Portanto, coloque a mão na massa, retorne ao seu tempo de infância e descubra novas formas de interagir com o seu filho de uma maneira divertida e empolgante.

Experimente as nossas dicas e, caso tenha alguma sugestão de brincadeira, deixe o seu comentário aqui abaixo!

Veja agora: 3 brincadeiras para fazer aproveitando elementos da natureza