Cuidados para mães: No artigo de hoje, separamos 15 dicas simples e eficazes de cuidados para mães!
Cuidados para mães: Afinal, de forma natural as mães costumam deixar seus interesses de lado na tentativa de tomar conta de tudo e de todos o maior tempo possível. Não é à toa que há quem sinta a energia esgotar ao final do dia.
Por isso, reservar um tempo para si, colocando em prática algumas atividades revigorantes, é essencial para tornar os dias mais produtivos e menos extenuantes.
Descansar pode ser mais simples do que se imagina, não é preciso ficar um bom tempo fora do ambiente doméstico ou então passar o dia recebendo massagens e outros tratamentos relaxantes.
Claro que se isso for possível, melhor ainda! Mas o segredo é desprender-se das preocupações de casa, e isso pode ser feito com atitudes simples, como marcar um encontro com os amigos para conversar sobre assuntos diversos, rir e descontrair.
Em casa um banho com sabonete de aroma relaxante, combinado com a leitura de um livro inspirador também desperta energias positivas.
A seguir, separamos diversas dicas para você mamãe que deseja relaxar um pouquinho e praticar o autocuidado, que é muito importante e fará toda a diferença na sua qualidade de vida.
Vamos lá?
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Mulher praticando Yoga em casa, em tapete rosa. Crédito da foto: Freepik

Confira 15 dicas simples e eficazes de cuidados para mães

Grande parte dos pais costuma afirmar que ser pai ou mãe é um dos trabalhos mais recompensadores no mundo, mesmo que em alguns momentos pareça exaustivo.
Poder dormir um pouco mais à noite provavelmente está entre os desejos de pais e mães, mas sabemos que geralmente não é possível… Afinal, as tarefas estendem-se 24 horas por dia, sete dias por semana, sem pausa em feriados ou quando se está doente.
Isso justifica porque muitas vezes os esforços dos pais são destinados totalmente aos filhos, deixando de lado os próprios cuidados com o corpo e a mente – mas isso não é saudável!
A boa notícia é que, em vez disso, algumas atitudes simples e eficazes, aplicadas diariamente, podem contribuir para recarregar as energias ao longo da semana. Elas envolvem cuidados com o corpo, alimentação e sugestões para aproveitar melhor o tempo com os filhos.
A seguir, confira dicas para aproveitar melhor o seu tempo e cuidar de si! Afinal, é importante que as mamães também descansem e tenham seus momentos de prazer e relaxamento!

1) Beba água frequentemente

Primeiramente, beba água com frequência!
Ou seja, mesmo com a correria diária, tenha cuidado e não espera sentir sede para ingerir água. A desidratação pode afetar o organismo, provocando dores de cabeça, cansaço e falta de energia.

2) Tome banhos relaxantes

Do mesmo modo, tome banhos relaxantes… Afinal, não há nada como tirar todas as peças de roupa do corpo e tomar um banho no meio do dia para sentir as energias renovadas, não é mesmo?

3) Movimente-se

Movimente-se! Para impulsionar os níveis de energia, praticar exercícios físicos pode ser mais eficaz do que cochilar.
Se você tem um bebê, caminhe pelo seu bairro com o seu filho no carrinho. Ou então faça uma caminha matinal. Caso as crianças sejam maiores, aproveite o tempo de recreação e planeje uma corrida no parque, andar de bicicleta ou patins.
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Mulher comendo salada em uma travessa. Crédito da foto: Freepik

Dicas de cuidados para mães: pratique e tenha mais qualidade de vida!

4) Não ignore o café da manhã

Muito provavelmente você costuma certificar-se de que as crianças tenham ingerido um café da manhã saudável. Mas, e quanto a você?
Estudos apontam que as pessoas se sentem mais satisfeitas ao desfrutar do café da manhã, este sentimento pode refletir em mais energia para o seu dia. Por isso preze por ingerir opções saudáveis, como frutas, sanduíche, iogurte e suco natural.

5) Alimente-se corretamente

Do mesmo modo, comer bem traz mais energia para o corpo, então é fundamental que você coma alimentos com ingredientes de alta qualidade, como verduras, legumes, frutas, cereais, grãos, etc.
Afinal, é comum que a alimentação do seus filhos seja prioridade, mas você precisa ter o seu próprio cardápio alimentar para nutrir a sua saúde.

Pequenos hábitos podem ajudar: comidas vegetarianas uma vez por semana, trocar o refrigerante por água e tirar um tempo para planejar a sua refeição com o que você guarda na geladeira.

Portanto, uma rotina alimentar saudável traz energia ao corpo e melhora consideravelmente a qualidade de vida.

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Mãe e filha sentadas juntas no sofá lendo um livro e se divertindo. Crédito da foto: Freepik

15 dicas simples e eficazes de cuidados para mães

6) Tenha momentos diários divertidos com seus filhos

Grande parte das interações com as crianças envolvem refeições, banho, tarefas escolares e troca de roupas.

Reserve alguns minutos do dia para brincar, jogar, assistir a algum programa que ambos gostem ou fazer outras atividades que não tenham caráter obrigatório e de rotina.

7) Assista filmes, séries e programas de TV

Além disso, aproveite a facilidade que existe hoje em dia para assistir a filmes, acompanhar uma série que te empolgue ou desfrutar de outros programas para desligar um pouquinho do mundo.

Cuidados para mães – 8) Troque experiências com outras mães

Da mesma forma, há quem se acalma compartilhando histórias! Aproveite a internet para trocar informações e experiências, para desabafar, trocar dicas, etc.

9) Exercite-se!

Encontre uma brecha em meio aos afazeres e pratique uma atividade física que te traga prazer.

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Entre as opções mais requisitadas estão: yoga, dança, natação, pilates e caminhada. Não importa qual a atividade que você gosta mais, o importante é apostar em novas habilidades para manter a mente e o corpo ativos e sãos!

Cuidados para mães – 10) Por que não namorar?

Se o seu filho está calma e foi dormir mais cedo, que tal reservar um tempo para ficar a sós com seu marido? Isso fortalece a relação e ajuda a relaxar.

11) Pratique atividades de artes plásticas

Pintura, desenho e escultura são atividades conhecidas por relaxar, aliviar o estresse, acalmar, estimular a criatividade, expressar emoções e ainda aumentar a coordenação motora.

Leia mais: Estou exausta na maternidade – O que fazer?

Mulher cozinhando na cozinha, sorrindo. Crédito da foto: Freepik

15 dicas simples e eficazes de cuidados para mães

12) Divirta-se na cozinha!

Se cozinhar te relaxa, aproveite para testar novas receitas e se arriscar na cozinha. Se a sua afinidade é com a gastronomia, está aí uma ótima forma de se distrair!

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Cuidados para mães – 13) Coloque a sua saúde como tarefa

Para cuidar dos seus pequenos é importante que a sua saúde esteja em dia. Muitas mães ignoram os sinais do seu corpo e adiado as suas idas ao médico por ficarem presa a rotina.

Contudo, assim como a saúde dos seus filhos é prioridade, a sua também deve ser. Por isso, mantenha os seus check-ups anuais com os seus médicos e cuide-se.

14) Seu sono deve e pode ser uma prioridade

Estudos mostram que a falta de sono crônica tem diversas consequências na saúde, como aumento de apetite e o crescimento do risco do surgimento de doenças cardiovasculares e diabete, assim como a depressão.

Nosso conselho para você, mamãe, é: coloque o seu sono como prioridade. Quando seus filhos dormirem, durma também. É muito bom que também estabeleça uma rotina de relaxamento antes de dormir.

Cuidados para mães – 15) Um tempo para você é necessário

Chega um momento que toda mãe se perde na rotina do dia a dia. Cuidar das crianças, casa, pagar contas, trabalhar, lavanderia. Tudo isso faz com que você se esqueça de sua primeira prioridade: você e os seus momentos.

Busque por hobbies que te colocarão em um tempo apenas seu. Leia um livro novo. Medite. Assista a um filme sozinha. Programe-se para encontrar suas amigas. Qualquer atividade é válida para que um tempo para você seja realizado.

Após todas essas dicas, é importante que entenda que o autocuidado não faz uma mulher menos mãe, mas tira todas as limitações das rotinas delas.

Por fim, o apoio do papai, vovó, titios e titias nessa jornada é necessário para que elas não caiam no desgaste que toda rotina traz.

Gostou das dicas de cuidados para mães que separamos acima? Inspire-se nelas e inclua no seu dia a dia um tempo para você!

Essas pequenas pausas e atividades farão toda a diferença na sua rotina como mãe, afinal, além de mãe você também é mulher e humana e, portanto, precisa sim descansar e de um tempo consigo mesma.

Esperamos que tenha gostado das dicas e até a próxima!

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