Conseguir economizar na hora de comprar material escolar é algo que parece impossível para você? Pois saiba que é mais possível do que você imagina. Para isso, é necessário um bom planejamento e uma organização efetiva na hora de fazer as melhores escolhas.

E para lhe ajudar nessas tarefas, fizemos este guia com diversas sugestões para você comprar um bom material escolar, mas sem ter que se sacrificar por isso. Acompanhe!

Veja também: Quarto de bebê econômico: 10 dicas para economizar na hora

Como economizar na hora de comprar material escolar

como economizar na hora de comprar material escolar

Caderno aberto com materiais escolares em cima. Foto: Freepik

Publicidade

São diversas as táticas que você pode colocar em prática para economizar na hora de comprar material escolar. Abaixo listamos 16 que podem ser úteis e assim ajudar você a fazer uma compra excelente e sem uma grande dor de cabeça.

Mas, antes de começar a nossa lista, é fundamental que você já leve em consideração a importância do planejamento. Isso quer dizer que é aconselhável que, durante o ano, você já guarde um pouco de dinheiro, todos os meses, para comprar o material do seu filho.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Assim, na hora de fazer a aquisição de fato, você não precisará desembolsar um grande valor, por já ter uma parte guardada.

É claro que nem sempre isso é possível, especialmente em casos de crise financeira. Porém, fazer um esforço e tentar juntar o dinheiro com antecedência pode até lhe ajudar na hora de pedir desconto.

Esclarecido esse ponto, vamos agora as nossas dicas de como economizar na hora de comprar material escolar:

1. Reaproveite o material do ano anterior

A gente sabe que os pequenos podem não gostar muito da ideia, mas é fato que não dá para simplesmente jogar fora tudo o que sobrou do ano que passou, não é mesmo? Precisamos, antes de qualquer coisa, cuidar do nosso meio ambiente!

Publicidade

E, para isso, é preciso analisar quais são os materiais que ainda estão em bom estado e podem ser reutilizados. Alguns podem necessitar de algumas reformas, como uma costurinha em algum estojo, por exemplo.

De qualquer forma, analise com cuidado quais opções podem ser reaproveitadas. E restaure-as como for possível, para que tudo fique ainda mais interessante para o pequeno.

Leia também: Sites e apps para viagens que ajudam a economizar

2. Livros que são divididos por bimestre podem ser comprados em partes

como economizar na hora de comprar material escolar

Canetinhas, lápis de cor e tesoura em cima dos papéis cartão. Foto: Freepik

Sabe aqueles livros que devem ser adquiridos pelos pais? Então, cogite adquiri-los à medida que forem necessários, caso sejam divididos por bimestres ou semestres. Assim você não precisará desembolsar um valor muito alto logo no começo do ano, e poderá ter um tempinho a mais para juntar o dinheiro para esse objetivo específico.

3. Faça uma compra compartilhada com outros pais

Compartilhe a sua compra com outros pais e adquira materiais no atacado. Para isso, você pode se unir com pais da mesma turma e escola ou com outros conhecidos seus, a fim de fazer um pedido de material maior do que você faria comprando sozinho.

Publicidade

Assim, as chances de reduzir o valor da compra e economizar na hora de comprar material escolar serão grandes.

4. Não leve as crianças com você – elas sempre vão querer algo a mais

como economizar na hora de comprar material escolar

Menino com mochila, pronto para ir à escola. Foto: Freepik

A gente sabe que os pequenos amam materiais escolares de bichinhos e personagens. E, por amarem, ficam pedindo isso para os pais o tempo todo. Sendo assim, para evitar aquele desconforto ou até mesmo uma compra impulsiva, não leve o seu filho com você.

No começo ele poderá até parecer chateado, mas no tópico abaixo vamos lhe dar algumas dicas de como negociar a situação com ele. Afinal, não dá para simplesmente acatar todas as vontades dos pequenos, não é mesmo?

Veja também: 6 dicas para economizar na festinha de aniversário infantil

5. Prepare o seu filho para a situação – E tente oferecer algum mimo

Se o seu filho tem um personagem favorito, negocie com ele que tipo de material você irá comprar com esse tema. Deixe ele preparado para o fato de que haverá alguns materiais mais neutros, devido ao valor que cada item pode ter.

Assim, você pode combinar que a mochila, por exemplo, seja do personagem favorito, enquanto que os demais itens podem ser um pouco mais neutros.

Lembre-se também de que é imprescindível que você cumpra com a sua promessa. Para isso, considere pesquisar o valor da mochila antes de prometer, ok?

E quando você voltar para a casa com os materiais, mostre primeiro aquele que o seu filho mais ama e estava aguardando. Apenas depois apresente os demais, pois dessa maneira ele não correrá o risco de ter uma grande frustração – afinal, você cumpriu com o prometido.

6. Pesquise – mas pesquise muito para economizar na hora de comprar material escolar

como economizar na hora de comprar material escolar

Material escolar sobre a mesa. Foto: Freepik

Não seja uma pessoa muito afobada nesse momento. Se você realmente quer economizar na hora de comprar material escolar, então se atenha às pesquisas. Elas podem acontecer tanto em estabelecimentos online, quanto offline.

Pesquise com muita atenção, compare, negocie, questione. Quanto mais informações nesse sentido você tiver, mais fácil será tomar a sua decisão de compra mais tarde. Portanto, nada de pular essa importante etapa, combinado?

  • Dica: O ideal é que você compare o preço de, pelo menos, 5 estabelecimentos. Assim você terá resultados mais efetivos.

Leia mais: Como fazer o enxoval render: 5 dicas para você prolongar o tempo de uso do seu enxoval e economizar

7. Foque em comprar nas papelarias – e não em outras lojas

Apesar de muitas lojas oferecerem materiais escolares em tempos de início de ano letivo, isso não quer dizer que qualquer uma delas seja um bom lugar para comprar. Sendo assim, prefira adquirir em lojas que sejam mais especializadas no assunto.

Isso porque a tendência é que as verdadeiras papelarias tenham muito mais material disponível e diferente para apresentar. Assim, torna-se mais fácil encontrar boas marcas com preços interessantes.

Em contrapartida, lojas que não são focadas em papelaria podem ter uma variedade muito pequena, fazendo com que o preço não seja tão atrativo e você acabe comprando porque “é o que tem”.

8. Como economizar na hora de comprar material escolar: Tenha um limite de gastos pré-definido

como economizar na hora de comprar material escolar

Mesa com material escolar e relógio. Foto: Freepik

Você já parou para pensar em qual é o seu limite de gasto para esse tipo de compra? Se ainda não fez isso, está mais do que na hora de fazer! Afinal, como é possível economizar na hora de comprar material escolar se você sequer sabe quanto pode gastar? Pois é.

Sendo assim, analise as suas contas do mês e considere contar com o gasto do material escolar. Analise quanto você poderá investir para ter um teto limite.

Desse modo, caso sobre algum dinheiro, você poderá presentear o seu filho com aquele material que ele queria muito, mas que você não sabia se seria possível comprar. E assim, todo mundo sai feliz e satisfeito das compras.

Ou ainda, você pode guardar o dinheiro que sobrar para adquirir materiais ao longo do ano ou no próximo ano letivo. Lembre-se sempre de que, tratando-se de economia, o longo prazo deve sempre ser considerado.

9. Como economizar na hora de comprar material escolar: Adquira livros usados

Lembra quando comentamos a ideia de você adquirir os livros à medida que os bimestres forem se passando? Pois bem, outra forma de garantir uma economia a mais é apostando em sebo e livros usados.

Você pode, por exemplo, conversar com os pais das crianças de séries mais avançadas que a do seu filho, e questionar se eles ainda têm os livros guardados e se desejam vendê-los.

Dessa forma é possível adquirir o material ao longo do ano e ainda conseguir economizar um bocado.

Porém, vale um adendo: se os livros vierem muito rabiscados ou com muitas anotações, pode ser um pouco ruim para o seu filho. A não ser que você tenha a paciência de apagar tudo que já tiver algum tipo de resposta (caso o aluno do ano anterior tenha respondido às questões diretamente nos livros).

Veja também: Lista de aniversário de 1 ano – Guia completo com tudo que você precisa!

10. Peça desconto se pagar à vista

Menina lendo. Foto: Freepik

Se você conseguiu se organizar ao longo dos últimos meses e foi possível guardar um pouco de dinheiro para comprar os materiais, cogite pedir um desconto por conta do pagamento à vista.

Grande parte das empresas oferece esse desconto, tendo em vista que elas não precisarão pagar as taxas da maquininha de cartão, por exemplo.

Por isso, sempre batemos na tecla de que pagar à vista pode ser uma das melhores maneiras de economizar na hora de comprar material escolar.

11. Como economizar na hora de comprar material escolar: Não foque apenas nas marcas e pesquise a qualidade de outros materiais

Cuidado com aquela mania de focar apenas nas marcas reconhecidas. Não é porque uma marca é famosa que ela é a única boa, hein?

Por isso, faça uma lista de marcas que você não conhece e encontrou na papelaria, e que podem ser mais baratas que as reconhecidas. Depois disso, pesquise na internet por resenhas e informações sobre cada uma delas e selecione as marcas com melhores avaliações.

Dessa forma você poderá economizar na hora de comprar material escolar, afinal, estará adquirindo marcas pouco conhecidas, mas que têm muito a oferecer – apenas não possuem um nome famoso.

12. Foque na sua lista – e nada além dela!

Menina escrevendo no caderno de caligrafia. Foto: Freepik

Uma papelaria bem decorada e organizada pode ser muito chamativa. O que isso quer dizer? Quer dizer que esse tipo de estabelecimento é projetado para despertar o seu desejo mais profundo de consumo.

Por isso, antes de adquirir aquela caneta mágica que apaga com outra caneta mágica, foque no que está na lista de material do seu filho. A impulsividade, nessas horas, pode colocar todas as suas tentativas de economizar na hora de comprar material escolar a perder. Cuidado!

13. Como economizar na hora de comprar material escolar: Não adquira materiais que sejam abusivos

Sabe aquelas listas que apresentam a necessidade de adquirir papel toalha ou higiênico para toda a turma usar? Pois bem, isso não pode.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, você deve oferecer apenas os materiais que o seu filho irá usar individualmente. Tudo que é de uso coletivo não precisa fazer parte da lista de materiais.

Sendo assim, descarte a possiblidade de comprar 1000 folhas de papel A4, afinal, seu filho não daria conta – em, praticamente, hipótese alguma – de usar isso tudo sozinho em um ano letivo.

Leia mais: Presentes criativos para crianças – Lista com 17 ideias!

14. Experimente customizar os materiais dos seus filhos

Diversos materiais escolares. Foto: Freepik

Se você quer mimar um pouco mais o seu filho e aproveitar um momento divertido com ele, que tal customizar os materiais?

Você pode imprimir figurinhas em casa e colocar nos cadernos, pastas, etc. Assim você economiza um bocado e deixa os materiais neutros mais bonitos e interessantes, prontos para o seu filho aproveitar com o personagem favorito dele.

E sabe o que mais? O momento de customização pode aproximar você do pequeno, tornando tudo muito divertido e interessante.

15. Como economizar na hora de comprar material escolar: Não deixe para a última hora

Cuidado com a procrastinação! Não tem como economizar na hora de comprar material escolar se você deixar para adquirir o que precisa na semana em que as aulas começam.

Quanto antes você for às papelarias, maior será a variedade de produtos disponíveis para você escolher. Além de que ninguém merece entrar numa papelaria no meio da muvuca, não é mesmo?

16. Vá quando você tiver tempo

Mini carrinho de supermercado com papelaria dentro. Foto: Freepik

Vá com calma e com tempo. Não procure ir à papelaria quando você tiver apenas 30 minutos para comprar o material. Sabe por quê? Porque você não terá tempo para pensar. E isso poderá fazer com que você acabe comprando impulsivamente ou levando materiais mais caros, apenas porque a vendedora ofereceu.

Sendo assim, prepare-se e marque um dia na sua agenda para comprar os materiais com muita paciência e cuidado. Preste atenção nos detalhes, na validade dos produtos, na qualidade, marcas e preços. Tudo isso vai lhe ajudar a economizar na hora de comprar material escolar.

Boa sorte nas suas compras e, se tiver alguma dica a mais, deixe aqui nos comentários!

Veja agora: Lista de enxoval para gêmeos – Lista completa!