Conseguir lidar com o estresse na maternidade é um grande desafio para muitas mães – para não dizermos todas. Afinal, esta fase da vida requer muita dedicação e muitas responsabilidades parecem surgir “de uma hora para outra”.

Assim sendo, é de suma importância que você tire um tempo para cuidar da sua saúde mental, a fim de não sobrecarregar a sua mente. E para lhe ajudar nesse desafio, fizemos este breve guia com alguns apontamentos importantes. Acompanhe para saber mais!

Veja também: Educando filhos emocionalmente inteligentes – 9 sugestões

Como lidar com o estresse na maternidade?

como lidar com o estresse na maternidade

Mulher triste na cama. Foto: Freepik

Publicidade

Antes de qualquer coisa, precisamos ressaltar a importância de ter um olhar gentil para si mesma. Além disso, lembre-se de que ninguém neste mundo é igual a outra pessoa, o que quer dizer que algumas estratégias funcionam para algumas mães, mas para outras não.

Sendo assim, sugerimos que você olhe para si mesma com mais carinho. Analise o que vem acontecendo e o que pode estar causando a angústia que você tem sentido. Esse olhar carinhoso para si mesma pode lhe ajudar a lidar com o estresse na maternidade.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Dito isso, vamos agora às nossas dicas para lhe ajudar nessa reflexão sobre você:

1. Aceite que você não precisa fazer tudo sozinha

Pode parecer algo óbvio, mas você já parou para refletir sobre o tanto de coisa que você faz sozinha por, simplesmente, não querer a ajuda de ninguém?

E não estamos nem falando daquelas atividades que você não gosta de fazer… Mas sim, também daquelas que lhe dão prazer, mas, que em excesso, podem sobrecarregar a sua mente e sua saúde. Pois é!

Pensar sobre isso vai fazer com que você abra a mente para a oportunidade de delegar algumas de suas tarefas, trazendo mais oportunidades de descanso e leveza para a sua vida.

Publicidade

Sendo assim, esteja pronta para delegar e delegue sem peso na consciência!

2. Procure apoio para tirar um tempo só para você

como lidar com o estresse na maternidade

Mulher estressada trabalhando. Foto: Freepik

Além de delegar mais algumas tarefas, tente encontrar o apoio de alguém de confiança para você tirar um tempo para si. Afinal, como é possível lidar com o estresse na maternidade se você sequer pode praticar o autocuidado?

Sendo assim, considere solicitar que o seu parceiro ou parceira, ou até mesmo algum familiar próximo, dê-lhe esse suporte em algum momento. E tire um dia para descansar a mente, fazer algo que você gosta, praticar algum hobby, etc.

Veja mais: Retorno ao trabalho depois da licença maternidade: Como lidar com isso?

3. Tenha amizades fora do campo da maternidade

Cuidado! Muitas mães, especialmente de primeira viagem, criam uma verdadeira bolha de maternidade em volta de si. Ou seja, deixam de frequentar certos locais e se afastam das amigas sem filhos, de uma forma automática.

Publicidade

Isso faz com que passem a conviver com determinados gatilhos emocionais 24 horas por dia, sem a chance de um “escape”. Por isso, cuidado! Mantenha uma vida social equilibrada para não sobrecarregar as suas emoções.

4. Pratique hábitos saudáveis dentro da sua rotina

Ter uma vida baseada em hábitos saudáveis também é fundamental para lidar com o estresse na maternidade.

Devemos nos lembrar que o corpo e a mente estão interligados e, por isso, devemos cuidar da alimentação, do sono e dos exercícios para que possamos ter mais qualidade de vida e bem-estar.

5. Faça psicoterapia para lidar com o estresse na maternidade

como lidar com o estresse na maternidade

Mulher no psicoterapeuta. Foto: Freepik

Por fim, faça psicoterapia para poder pensar de uma forma mais assertiva sobre o que você sente, deseja, etc. Além disso, você terá a oportunidade de gerenciar melhor as suas emoções e, consequentemente, torna-se mais viável lidar com o estresse na maternidade.

Boa sorte no seu processo de autoconhecimento e desenvolvimento!

Veja também: O que levar para maternidade: lista para a mamãe, o bebê e o papai