Para manter um estilo de vida sustentável, saber como reaproveitar móveis para quarto de bebê é uma excelente estratégia. Afinal, por meio dessa ação é possível criar novos ambientes com materiais que já temos em casa, poluindo menos o meio ambiente e economizando recursos.

E para lhe ajudar nessa importante tarefa, elaboramos este conteúdo com diversos detalhes sobre o tema. Acompanhe e fique por dentro de todas as nossas dicas de hoje!

Depois veja este material sobre decoração: Papel de parede em quarto infantil – como usar?

Como reaproveitar móveis para quarto de bebê

Como reaproveitar móveis para quarto de bebê. Foto: Freepik

Publicidade

Como reaproveitar móveis para quarto de bebê? 

Para reaproveitar móveis para quarto de bebê é necessário florescer a sua criatividade. Devemos ter um olhar mais atento às nossas coisas, para conseguirmos construir algo diferente com o que temos em casa. Por exemplo, um guarda-roupa pode ser facilmente envelopado e ficar com uma cara de “criança mais velha”, enquanto a cômoda pode ser adaptada até mesmo para a lavanderia da casa.

Lembre-se apenas de escolher um estilo de decoração para o quarto do filho e, a partir disso, desenvolver uma decoração baseada em cores específicas, detalhes, etc. Afinal, ainda precisamos manter a harmonia para o pequeno ter conforto no quarto, certo? Então, primeiro passo: escolher o estilo decorativo e, a partir dele, seguir as demais dicas abaixo.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como aproveitar o berço do bebê?

O berço é o primeiro item que vem à nossa mente quando pensamos em como reaproveitar móveis para quarto de bebê. Afinal, é o item mais marcante, convenhamos.

Pois então, saiba que existem diversas formas de reaproveitar o berço. Veja:

  • Retirando um lado da grade e cobrindo o topo do berço você pode construir um rack.
  • Ao retirar as duas laterais do berço você pode construir um estofado para colocar embaixo da janela do quarto.
  • Retirando as extremidades é possível fazer uma cama aberta para a criança.
  • Usando a base do berço é possível construir uma escrivaninha.
  • As partes do berço podem ser usadas para construir cadeiras para o quarto da criança.
  • As grades poderão, mais tarde, organizar revistas e livros do pequeno.
Como reaproveitar móveis para quarto de bebê

Como reaproveitar móveis para quarto de bebê. Foto: Freepik

Ufa, quantas possibilidades, não é mesmo? Por isso falamos da importância de investir na criatividade. Busque referências em sites como Pinterest e mude a sua maneira de enxergar o seu berço.

Publicidade

Leia também: Como escolher os móveis da casa nova – Guia completo.

Como reaproveitar móveis para quarto de bebê: Como reaproveitar um colchão?

Assim como o berço é um dos itens mais pesquisados na hora de saber como reaproveitar móveis para quarto de bebê, o próprio colchão passa pela mesma pesquisa. Mas aqui a criatividade pode ser ainda maior, uma vez que é possível moldar o colchão de diversas maneiras diferentes, como:

  • Fazendo almofadas grandes.
  • Montando um sofá com o colchão.
  • Colocando-o no chão do quarto, criando um cantinho de leitura.
  • Montando pufes com o colchão cortado em partes.
  • Acolchoando algumas partes do quarto, como degraus.
  • Entre outras possibilidades diferentes.

Invista em um cantinho aconchegante no quarto e use o colchão para fazer almofadas ou até mesmo usá-lo como base no chão. Apenas lembre-se de forrar o piso antes, para não suar e molhar o colchão, ok?

Leia também: Decoração para quarto infantil: Fotos, Dicas e tendências.

Como reaproveitar móveis para quarto de bebê

Cama de quarto infantil. Foto: Freepik

Como reaproveitar móveis para quarto de bebê: O que fazer com a cômoda com trocador?

Neste caso, não é necessário fazer grandes mudanças, afinal, a cômoda ainda poderá ser usada para organizar as roupas e os pertences do seu filho. Entretanto, a parte superior pode ser adaptada.

Publicidade

O que antes servia como trocador, agora pode ser usado como organizador de alguns materiais, como algodão, talco, etc. Desde que, obviamente, esses materiais fiquem fora do alcance da criança.

Mas, caso o pequeno já consiga alcançar em cima da cômoda, experimente colocar caixas organizadoras de brinquedos, ou encher de pelúcias.

Como reaproveitar móveis para quarto de bebê

Reutilizar o guarda roupa do bebê ou comprar outro?

Aqui a resposta é: depende. Se você quer realmente saber como reaproveitar móveis para quarto de bebê, certamente apostará em reutilizar o guarda-roupa, para economizar. Neste caso é possível:

  • Texturizar o guarda-roupa.
  • Pintar com uma nova cor.
  • Colar adesivos que remetam à personalidade da criança.
  • Mudar a posição das prateleiras, etc.

Mas, caso o guarda-roupa seja muito pequeno, é possível usá-lo em outro ambiente da sua casa, como no caso da lavanderia. Assim, você apenas precisará pintá-lo para combinar com a outra decoração, criando uma atmosfera mais harmoniosa. Ao mesmo tempo em que adquire um novo guarda-roupa para o seu filho.

Estante no quarto infantil. Foto: Freepik

Outra ideia relevante é incluir uma arara no quarto, caso o roupeiro fique pequeno. Assim você usa esse item como peça decorativa e reaproveita o armário sem ter que comprar um novo.

Veja também: Quarto infantil temático: móveis super bacanas que vão transformar o cantinho do seu filho!

Foque em transformar outras partes do quarto

Além de saber como reaproveitar móveis para quarto de bebê, é preciso entender que algumas mudanças no ambiente serão necessárias. Não podemos deixar o espaço com aquele aspecto de bebê e precisamos apostar em algo que seja um pouco mais “moderno”, de acordo com a idade. Assim, é importante considerar:

  • Invista em um canto para estudo: A criança necessitará de um cantinho para os estudos ou desenhos, inicialmente. Por isso que uma escrivaninha no cantinho iluminado do quarto é uma boa pedida.

Mesa de estudos no quarto da criança. Foto: Freepik

  • Faça uma parede com lousa: A parede com lousa também oferece um desenvolvimento motor e cognitivo para a criança. Faça em uma pequena parte da parede ou em uma parede inteira, se assim fizer sentido.
  • Cuidado com a iluminação: Um quarto infantil precisa de uma iluminação mais intensa, diferente de um quarto para bebê. Portanto, tenha o cuidado de oferecer uma boa iluminação nesse sentido e assim garantir que o seu filho não tenha que cansar a visão enquanto lê, desenha, brinca ou estuda.

Por fim, lembre-se ainda de separar o quarto em uma espécie de “setores”. Ou seja, prepare um cantinho para cada finalidade, contemplando o espaço do estudo, da brincadeira e do descanso. Assim ele terá um desenvolvimento cognitivo ainda mais positivo, e poderá viver muitas aventuras no próprio quarto.

E, ah! Se você tiver mais alguma dica interessante sobre como reaproveitar móveis para quarto de bebê, deixe aqui nos comentários e vamos compartilhar para outras mamães. Até a próxima!

Fique agora com estes conteúdos: