Saber como aproveitar o espaço do quarto do bebê é algo importantíssimo na hora de montar um ambiente aconchegante e bonito. Afinal, precisamos deixar o espaço funcional, confortável, agradável e, ao mesmo tempo, atraente.

Por isso, neste texto nós unimos diversas dicas importantes para que você possa aproveitar cada mínimo pedacinho do quarto. Acompanhe e veja como criar um ambiente incrível para o seu bebê!

Depois veja este conteúdo: Como reaproveitar móveis para quarto de bebê?

Como aproveitar o espaço do quarto do bebê

Gestante no quarto do bebê. Foto: Freepik

Publicidade

Como aproveitar o espaço do quarto do bebê?

Conseguir aproveitar o espaço do quarto do bebê é um grande desafio, mas, é possível. O primeiro ponto que deve ser levado em conta é os itens essenciais.

Saiba apontar quais são os móveis essenciais para o quarto do seu bebê e pense em como poderá acomodá-los.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

É só depois dessa decisão que se torna viável colocar a mão na massa para outras mudanças expressivas no espaço.

Por isso, regra número 1: faça a sua lista de compras! Aqui nós damos algumas dicas dos móveis essenciais para quarto de bebê.

Depois desse planejamento, é hora de preparar o ambiente em si. Veja, agora, todas as dicas:

1- Analise o ambiente e considere um espaço para circular

Antes de dispor os móveis que você comprou, é preciso analisar todo o ambiente com muito cuidado.

Publicidade

O ideal é que você deixe um espaço para circulação, para momentos em que precisar ninar ou acalmar o bebê.

Da mesma forma, um espaço para circulação também é imprescindível quando você precisa ver o bebê no berço, mas não pode fazer nenhum barulhinho. Afinal, um monte de coisa atrapalhando o caminho pode ser inviável nesses casos, não?

Como aproveitar o espaço do quarto do bebê

Quarto de bebê organizado e decorado. Foto: Freepik

2- Invista em nichos, quadros e prateleiras para aproveitar o espaço do quarto do bebê

Ao invés de “atolar” o chão com um monte de coisa, que tal focar nas paredes? Nelas você poderá partir para a organização, funcionalidade e decoração.

Por exemplo, para organizar você poderá usar prateleiras com caixas organizadoras; para tornar o ambiente funcional, poderá usar nichos para organizar materiais de higiene, próximo ao trocador; e para decorar, poderá pendurar lindos quadrinhos, bandeirolas, etc.

Veja também: Decoração para quarto infantil: Fotos, Dicas e tendências

Publicidade

3- Aproveite o espaço com móveis multifuncionais

Para aproveitar o espaço do quarto do bebê também é interessante adquirir móveis que sejam multifuncionais, ou seja, mais de um em um só.

Alguns exemplos são as cômodas que também são trocador, banqueta que na verdade é uma caixinha para brinquedos, ou os berços com gaveteiro/baú embaixo.

Você pode achar que a ajuda é pequena, mas, no agregado, um grupo de móveis multifuncionais é capaz de fazer toda a diferença.

Leia também: Papel de parede para decorar quarto de bebê

Como aproveitar o espaço do quarto do bebê

Quarto de bebê organizado e decorado. Foto: Freepik

4- Não polua visualmente e consiga aproveitar o espaço do quarto do bebê

Além de querer aproveitar o espaço do quarto do bebê, é preciso não criar uma atmosfera que traga uma sensação contrária.

Isto é, não adianta investir em mil formas de aproveitar o espaço e deixar o ambiente livre para circulação, se a poluição visual carregar o ambiente. Afinal, o visual também faz parte do conforto, concorda?

Por isso, nada de encher as paredes até “dizer chega”, hein! Vá com calma.

5- Atente-se à posição dos móveis na hora de aproveitar o espaço do quarto do bebê

Lembra que no começo do conteúdo nós mencionamos a importância de escolher bem os móveis que serão usados no quarto do bebê? Pois bem, além de escolhê-los com calma, é fundamental dispô-los de uma forma inteligente.

Assim, nada de colocar a cômoda do lado do berço, enquanto a poltrona de amamentação precisa ficar do outro lado do quarto, hein?

Crie uma composição inteligente, que facilite a usabilidade do quarto. Isso impedirá que o espaço pequeno atrapalhe as suas tarefas cotidianas.

Como aproveitar o espaço do quarto do bebê

Quarto de bebê organizado e decorado. Foto: Freepik

6- Use tons claros e neutros para “ampliar” o ambiente

Os tons claros e mais neutros podem ser os seus aliados nesse momento. Isso porque as tonalidades claras podem criar uma impressão de maior amplitude, que fará com que o espaço pareça maior e muito mais confortável.

Em contrapartida, já deixamos um alerta aqui: cuidado com as cores intensas. Embora elas possam dar alguns toques na decoração, lembre-se de que se as claras ampliam, as escuras diminuem, ok?

Depois dê uma olhada neste conteúdo: Quarto de Bebê: Confira a opções de cores para 2022

7- Os espelhos também podem ajudar na amplitude

Os espelhos, assim como as cores mais claras, ajudam na hora de aproveitar o espaço do quarto do bebê. Não que necessariamente eles criem mais espaço, mas, como nosso cérebro é muito visual, apenas a sensação de amplitude já diminui aquela sensação de desconforto causada por um ambiente pequeno.

Logo, se você quer promover essa sensação e criar um espaço super aconchegante, bonito e com aspecto de ampliado, invista em espelhos em pontos estratégicos.

Apenas cuidado para não deixar o espelho direcionado ao sol, ok? Pois o reflexo poderia ser ruim para os olhinhos do bebê.

Quarto de bebê organizado e decorado. Foto: Freepik

8- Deixe o chão livre o máximo possível na hora de aproveitar o espaço do quarto do bebê

Apesar de os tapetes serem bem-vindos, especialmente quando o bebê começar a engatinhar, o ideal é deixar o chão o mais livre possível.

Assim, invista em tapetes baixinhos e que não aumentem o risco de tropeços da mamãe, enquanto ela caminha com o bebê no colo, por exemplo.

Do mesmo modo, nada de espalhar mil caixas ou brinquedos no chão, pois em um espaço pequeno isso pode dar uma sensação de bagunça.

Por fim, considere ainda usar móveis com pezinhos, que farão com que o ambiente pareça ainda maior. Afinal, não será utilizado todo o chão como suporte para os móveis.

Quarto de bebê organizado e decorado. Foto: Freepik

Para aproveitar o espaço do quarto do bebê priorize a segurança

Além de seguir as nossas sugestões de como aproveitar o espaço do quarto do bebê, lembre-se ainda de que é fundamental priorizar a segurança do bebê.

Para isso, veja estas dicas de segurança que escrevemos especialmente para você. E por meio disso crie um espaço incrível para o seu pequeno.

Mãe com bebê no quarto. Foto: Freepik

E, ah! Se você também tiver algumas dicas sobre o tema, deixe um comentário aqui embaixo e compartilhe com as outras mamães. Até a próxima!

Leia agora: