Quase nenhum de nós tem um banheiro grande. Na maioria das vezes são poucos metros que temos que acomodar um vaso sanitário, pia e armário. Um banheiro pequeno pode ser bom e funcional ao mesmo tempo?

Descubra se vale a pena seguir tendências ou escolher soluções universais.

Como deixar um banheiro pequeno confortável?

banheiro

Banheiro – Foto: Pexels

Ao projetar um banheiro pequeno, coloque a ergonomia, a funcionalidade e a facilidade de manter a ordem em primeiro lugar.

Publicidade

Um aspecto muito importante é o armazenamento. Lembre-se de que, neste caso, cada centímetro conta.

Boa iluminação

banheiro iluminado

Banheiro iluminado – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Um elemento extremamente importante de qualquer espaço é a boa iluminação, que nos servirá em várias situações.

Precisamos de iluminação diferente ao aplicar a maquiagem e esperamos uma intensidade de luz e cor diferentes ao tomar um banho relaxante. Com a iluminação, podemos construir um clima e mudar o caráter de um espaço.

Para alcançar este efeito, devemos lembrar de projetar várias fontes de luz diferentes.

  • Confira também: Cozinha rústica: os segredos de criar um interior aconchegante (30 fotos)

Azulejo

banheiro pequeno

Banheiro pequeno – Foto: Pexels

Publicidade

Quer saber qual formato de ladrilho escolher para ampliar opticamente o espaço? Não há uma resposta universal para isso, tudo depende do layout e da composição de cor e forma.

O truque favorito para aumentar opticamente o banheiro, além dos espelhos, é claro, é usar azulejo apenas nos espaços necessários, e deixar as maiores superfícies possíveis cobertas com tinta. A uniformidade da cor das paredes e do teto dão a sensação de mais espaço.

Cor favorita

azulejos banheiro pequeno

Azulejos banheiro pequeno – Foto: Pexels

Se você quiser ter certeza de que não ficará entediado com um banheiro com cores coloridas depois de alguns anos, adicione sua cor favorita a ele.

  • Veja também: Cozinha branca: mais de 30 ideias clássicas e as melhores combinações

Composição apropriada

Cores fortes, texturas e padrões ficam bem em combinação com superfícies lisas e brilhantes. Uma base brilhante também é uma forma de ampliar opticamente a sala.

O que considerar ao construir um banheiro pequeno

Vaso sanitário – Foto: pexels

Publicidade

Uma vez que não há espaço livre suficiente em um banheiro pequeno, então, em primeiro lugar, você precisa começar com a colocação racional de móveis e eletrodomésticos.

Existem distâncias ideais a serem seguidas no interior do banheiro:

  • Se você quiser que um banheiro pequeno seja confortável o suficiente, deixe uma distância de pelo menos 50 cm entre os objetos, caso contrário, você não vai se virar.
  • O lavatório deve idealmente ser colocado a uma altura de 90 cm.
  • A distância ideal do chuveiro ou banheira às toalhas não deve ser superior a 90 cm, caso contrário, será incômodo alcançá-las.
  • É melhor escolher prateleiras e armários fechados. As fechadas coletam menos poeira e você pode esconder lá algo que não precisa ser exposto à vista de todos.

Escolha de materiais

Vaso sanitário – Foto: Freepik

O banheiro é um local de alta umidade, portanto, você não deve economizar em encanamentos, móveis, materiais de construção e acabamento.

  • Preste atenção à qualidade da porta: o revestimento deve ser selado nas bordas para que a umidade não entre e a porta não inche. O mesmo vale para qualquer móvel de banheiro.
  • Torneiras, chuveiro devem ser de boa qualidade e de preferência com longo período de garantia (até cinco anos).
  • A qualidade das bacias sanitárias suspensas com instalação merece atenção especial. Sua manutenção requer mais tempo e dinheiro. Portanto, se você decidir por esta opção, não economize dinheiro: será difícil e caro reparar ou substituir o sistema de drenagem na instalação.

O que não fazer em um banheiro pequeno

Azulejo – Foto: Pexels

Agora, vejamos algumas coisas simples que tornam um banheiro pequeno ainda mais desconfortável.

  • Não encha seu banheiro com frascos de cosméticos e produtos químicos vencidos e velhos. Uma vez a cada 5-6 meses, faça uma auditoria e jogue fora tudo o que for desnecessário.
  • Não armazene frascos e garrafas para finalidades diferentes no mesmo lugar. Isso cria inconvenientes em encontrá-los e usá-los.
  • O cômodo não precisa ser um local de armazenamento para tudo relacionado a ele. Itens grandes e aqueles que não são usados ​​com frequência podem ser armazenados em um armário ou em outro lugar.
  • Não use ganchos de ventosas no banheiro, a menos que seja absolutamente necessário. Em condições de alta umidade, elas costumam cair.
  • Não tente limitar seu banheiro a uma tomada elétrica. No futuro, isso será inconveniente para você. Afinal, periodicamente você precisará ligar um secador de cabelo, um barbeador elétrico e etc.
  • Não coloque móveis de banheiro perto da banheira. Com o tempo, ele vai inchar com respingos de água.

Conclusão

Se você tem um banheiro pequeno, mantenha-o simples e claro adicionando detalhes escuros ou claros. Não sobrecarregue o interior com: encanamentos artísticos, box de chuveiro volumoso, móveis escuros e etc.