decoração para quarto infantil pode ser feita de diversas maneiras. Seja na hora de reformar ou decorar do zero, muitas dicas podem ser levadas em conta para aproveitar melhor o espaço e criar um ambiente super bonito e aconchegante para os nossos filhos.

Porém, com tantas tendências que vemos por aí, pode ser um pouco difícil elaborar um planejamento consistente, não é mesmo? Por isso estamos aqui! Neste conteúdo você verá muitas dicas interessantes para você pôr a mão na massa e assim criar um espaço maravilhoso para o seu filho.

Decoração para quarto infantil: Como planejar?

Antes de qualquer coisa, não podemos sair simplesmente buscando mil e uma informações sobre a decoração se não fizermos um planejamento primeiro, correto? Por isso, é importante considerar os seguintes fatores antes de ir às compras:

  • Tenha um orçamento limite: Saber quanto você pode gastar no seu projeto é o primeiro passo para não cair em armadilhas de gastar mais com uma coisa do que com outra. Com o orçamento limite você poderá dividir o valor dentre todas as necessidades da sua reforma/decoração.
  • Saiba quais são os itens essenciais: Saber quais são os itens essenciais também é importante. Para isso, faça uma lista com móveis, brinquedos e itens decorativos que são importantes para o quarto infantil.
  • Reaproveite o que você já tem: Não descarte tudo o que você já tem. Às vezes, usar um papel contact na cômoda pode dar uma nova cara ao móvel.
  • Cuidado com os excessos: Não exagere na quantidade de brinquedos ou objetos, para não criar muitos estímulos visuais que sobrecarreguem o cognitivo da criança.
  • Siga um estilo de decoração: Escolha um estilo de decoração para segui-lo e assim poder manter uma harmonia no espaço.

Veja também: Decoração Home Office: 5 dica para decorar seu ambiente de trabalho

Publicidade

Imagens para quadros decorativos para quarto infantil para imprimir

Que tal começarmos com o básico? Para fazer uma bela decoração para quarto infantil, não podemos nos esquecer da importância de cuidar bem das nossas paredes – seja na hora de escolher a cor, o papel de parede ou o quadro decorativo. Para isso, trouxemos algumas imagens para você poder imprimir e usar na decoração do quarto do seu filho. Veja a nossa seleção:

  • Quadros decorativos para quarto infantil feminino

Os quadros decorativos para quarto infantil feminino tendem a ter um toque um pouco mais suave. Com bichinhos e objetos super fofos e meigos, para deixar o espaço ainda mais lindo. Veja as opções:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Quadros decorativos para quarto infantil feminino

Quadrinho de cactos para imprimir. Foto: Freepik

Quadros decorativos para quarto infantil feminino

Quadrinho de coração para imprimir. Foto: Freepik

Quadros decorativos para quarto infantil feminino

Quadrinho “Love” para imprimir. Foto: Freepik

Quadros decorativos para quarto infantil feminino

Quadrinho de bichinhos para imprimir. Foto: Freepik

Publicidade
  • Quadros decorativos para quarto infantil masculino

Já os quadros decorativos para quarto infantil masculino contam com cores mais neutras e unissex. Além disso, explorar animais, astronautas, dinossauros e personagens (como super heróis) pode deixar a composição ainda mais convidativa:

Quadros decorativos para quarto infantil masculino

Quadrinho de bichinhos. Foto: Freepik

Quadros decorativos para quarto infantil masculino

Quadrinho de animais. Foto: Freepik

Quadros decorativos para quarto infantil masculino

Quadrinho de dinossauro. Foto: Freepik

Quadros decorativos para quarto infantil masculino

Quadrinho de astronauta. Foto: Freepik

Lembre-se de usar os quadrinhos com muita atenção, para que eles combinem com as cores do quarto infantil. Além disso, não exagere na quantidade: Considere que, nesse caso, menos pode ser mais.

Publicidade

Almofadas decorativas para quarto infantil

As almofadas decorativas para quarto infantil também não podem faltar. Elas trazem mais aconchego, bem-estar e muita beleza para o quarto das crianças. Existem diversos modelos no mercado que você pode adquirir em lojas consagradas e conhecidas.

Decoração para quarto infantil

Quarto com pelúcias. Foto: Freepik

Assim, você pode deixar a sua imaginação fluir, usando almofadas em forma de bichinhos ou com estampas super fofas e diferentes.

Decoração para quarto infantil

Almofadas para quarto infantil. Foto: Freepik

Também é possível fazer com que as cores das almofadas combinem com a coloração dos itens decorativos nas paredes. Lembre-se de sempre seguir um estilo de decoração e uma paleta de cores, ok?

decoração para quarto infantil

Cama com diversas almofadas. Foto: Freepik

As almofadas para decorar também podem ficar em diversos cantinhos do quarto. É possível usá-las no espaço para brincar; sobre a cama; sobre uma poltrona; no cantinho da leitura; entre outras possibilidades. A ideia é convidar a criança para um momento relaxante e descontraído.

decoração para quarto infantil

Quarto com almofadas de nuvens. Foto: Freepik

Pôr as almofadas no chão pode ser uma ótima pedida quando a decoração para quarto infantil é focada para bebês e crianças muito pequenas. Isso pode trazer mais segurança para o pequeno em desenvolvimento.

Leia também: 5 erros que você não pode cometer na hora de decorar sua casa

decoração para quarto infantil

Quarto decorado com almofadas. Foto: Freepik

Dicas de decoração para quarto infantil: O que não pode faltar?

Além das almofadas, a decoração para quarto infantil também deve contar com outros itens essenciais para estimular o desenvolvimento da criança, sem deixar de lado o aconchego e o conforto. Veja as nossas dicas:

  • Cantinho dos estudos

O cantinho dos estudos deve ser incluído nos quartos de crianças que já estão na escola ou até mesmo na pré-escola. Assim, é possível estimular a responsabilidade e o hábito de ler, pintar, escrever e estudar em casa. Tudo isso contando com um cenário super aconchegante e divertido, com cores e objetos na medida certa.

Decoração para quarto infantil

Cantinho de estudos no quarto. Foto: Freepik

A mesinha precisa ser da altura da criança, para que ela sinta mais segurança e se sinta mais “parte” daquele ambiente.

Cantinho dos estudos. Foto: Freepik

  • Espaço para brinquedos

Os brinquedos precisam, até certo ponto, permanecer acessíveis à criança. Dessa maneira ela pode explorar a autonomia de ir escolher um brinquedo em determinado momento, além de ser estimulada a manter a organização do quarto, ao guardar novamente.

Mãe brincando com o filho no quarto. Foto: Freepik

  • Cabaninha

As cabaninhas, além de fáceis de fazer, deixam o quarto muito mais aconchegante e bonito. Da mesma forma, estimula a imaginação da criança que poderá transformar aquele espaço em muitos cenários criativos e divertidos.

Quarto com cabaninha. Foto: Freepik

  • Prateleiras e nichos

Para organizar os mais diversos tipos de brinquedos e materiais, não se esqueça da importância das prateleiras e dos nichos na hora de fazer a decoração para quarto infantil. Eles são indispensáveis e também devem ser pensados para a altura das crianças, embora possa haver possibilidades mais altas, claro.

decoração para quarto infantil

Prateleira decorativa. Foto: Freepik

Isto é, materiais que você quer que permaneçam acessíveis, como alguns brinquedos ou materiais escolares, deixe em prateleiras mais baixas. E aqueles que quase nunca são usados, deixe nas mais altas.

Prateleira para organizar o quarto. Foto: Freepik

Apenas tenha o cuidado para não empilhar as prateleiras a ponto de instigar a criança a escalá-la, ok? Pois isso poderá provocar um grave acidente!

Prateleira decorativa. Foto: Freepik

  • Decoração para quarto infantil – Cestos para organizar

Para manter a organização sempre em dia, use os cestos organizadores para guardar alguns tipos de brinquedos, roupas, calçados, pelúcias, enfim, e ao mesmo tempo use-o como um objeto decorativo para o quarto infantil.

Veja mais: Sala de estar: Como decorar com pouco dinheiro

Quarto com cesto para organizar. Foto: Freepik

Pintura para decoração de quarto infantil

Por fim, não podemos deixar de falar da importância da pintura para a decoração para quarto infantil, não é mesmo? Aqui você deverá ter muita atenção, para não sobrecarregar o espaço, deixando-o muito escuro ou “sem vida”. Veja as dicas:

  • Decoração para quarto infantil – Estilos

Você pode criar cantinhos especiais dentro do quarto apostando em estilos diversos de pinturas. No exemplo abaixo foi usada a técnica de pintura geométrica, que mesmo que conte com cores claras, trouxe muito mais vida e beleza para o cantinho do quarto.

Quarto com pintura geométrica. Foto: Freepik

É possível trabalhar com listras; desenhos; textura; cor com glitter; entre outras possibilidades. Combine o estilo com a decoração de todo o quarto.

  • Decoração para quarto infantil – Cores

As cores precisam respeitar certos limites. Por exemplo, não exagere nas cores muito vivas e intensas, pois elas podem gerar estresse e estimular a criança em demasia. O quarto precisa ser confortável e com tons clarinhos, apenas com alguns toques mais coloridos, como na imagem abaixo.

Quarto pintado em tons claros. Foto: Freepik

E então, gostou das nossas dicas? Está pronta para fazer a decoração para quarto infantil? Então não se esqueça de deixar o seu comentário, aqui abaixo, nos contando a sua aventura depois!

Leia agora: Decorar um apartamento: Aprenda gastando pouco