A sensação de barriga tremendo pode surgir devido a uma série de fatores, mas se relaciona diretamente com a tendência que algumas pessoas possuem para formar gases intestinais.

Isso pode acontecer com bastante frequência também durante o período menstrual ou em pessoas que possuem síndrome do intestino irritável.

Todas as condições citadas até aqui não possuem nenhum risco para a sua saúde, apesar de proporcionarem incomodo.

barriga tremendo

barriga tremendo – Foto: Freepik

Publicidade

Mas existem condições que exigem muito cuidado devido à gravidade, como o aneurisma da artéria aorta. Nesse caso o indivíduo sente uma forte pulsação abdominal e deve buscar atendimento médio imediatamente.

Mas para conseguir identificar os motivos da barriga tremendo, você tem que conhece-los.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Principais causas para barriga tremendo

São muitos os motivos que podem deixar a barriga tremendo, mas se você tiver dúvidas sobre o que está conhecendo, precisa saber quais são os principais motivos para que isso aconteça. Então veja o que pode ser:

1. Gases intestinais

barriga tremendo

barriga tremendo – Foto: Freepik

O principal motivo para a barriga tremendo são os gases intestinais, que se movimentam no interior do abdômen.

Alguns motivos fazem com que os gases intestinais aumentem ainda mais. São eles:

Publicidade
  • Comer com pressa;
  • Falar enquanto se alimenta;
  • Alimentos gordurosos;
  • Alimentos de difícil digestão.

Nesse caso, junto com os movimentos, possivelmente você vai sentir também a barriga inchada, sintomas de azia e dores abdominais.

Para reduzir o surgimento dessas manifestações, você deve comer lentamente, mastigar melhor e também evitar alimentos de digestão mais difícil.

2. Gravidez

mulher fazendo teste de gravidez

mulher fazendo teste de gravidez. Foto: freepik

Muitas mulheres dizem que sentir a barriga tremendo pode ser um dos sinais indicativos de gravidez. Mas isso não é bem verdade.

O que realmente acontece é que desde o início da gestação o corpo passa por diversas mudanças que podem levar a uma maior produção de gases e inchaço abdominal.

Os movimentos fetais propriamente ditos, só serão percebidos pela mulher por volta do quarto mês de gestação. Algumas conseguem sentir após o terceiro mês, mas é mais difícil.

Publicidade

Nesse caso os movimentos se iniciam no pé da barriga e, serão sentidos cada vez mais para cima conforme o bebê for crescendo.

Barriga tremendo não é um sintoma de início de gestação, mas se você tiver tido uma relação sexual desprotegida e estiver com atraso menstrual, então deve fazer um teste.

Em caso positivo, é preciso iniciar o pré-natal o quanto antes.

3. Durante a menstruação você pode sentir a barriga tremendo

gravidez anembrionária

gravidez anembrionária – Foto: Freepik

Durante o período menstrual o endométrio, a parte mais interna do útero, se descama. Isso ocorre cerca de 14 dias após a ovulação caso não tenha ocorrido fecundação.

Caso a mulher não esteja grávida o revestimento uterino se descama para que outro ciclo possa se iniciar. E esse processo provoca cólicas e também tremores em alguns momentos.

Se você sofrer com esse problema e isso impedir as suas atividades diárias, converse com o seu médico de confiança pois ele pode te indicar um medicamento para o alívio da dor.

4. Síndrome do Intestino Irritável

corrimento patológico

Mulher com dores abdominais ao sentar-se no banheiro. Foto: Freepik

A síndrome do intestino irritável (SII) é um tipo de alteração intestinal, que provoca mudanças bruscas e bastante comuns na motilidade e frequência de evacuação.

Nesse caso o indivíduo vai ter episódios de diarreia intercalados com momentos de constipação. Além disso, pode haver inflamação das paredes intestinais, o que provoca dores.

Quem sofre com essa condição frequentemente tem cólicas, distensão abdominal por excesso de gases e urgência para a evacuação.

Até hoje ainda não se sabe exatamente o que acarreta o problema, mas existem fortes indícios de que ele esteja relacionado com estresse e ansiedade.

Para tratamento desses indivíduos geralmente o médico opta por aliar medicamentos com a psicoterapia, dieta FODMAPs e um estilo de vida saudável.

Esse tipo de dieta atualmente é a mais aconselhada pelos especialistas. Apesar de não haver restrição de alimentos específicos, o equilíbrio nutricional é priorizado.

Alimentos irritantes como laticínios em geral, doces e frutose devem ser reduzidos, enquanto que deve-se aumentar as quantidades de sementes e grãos.

5. Aneurisma de Aorta

Basicamente, um aneurisma é uma malformação vascular que pode atingir qualquer vaso existente no corpo do indivíduo.

Nesse caso ela vai acontecer na aorta, que é a maior artéria do corpo humano. Com isso, os riscos de um aneurisma na área são enormes, fazendo dessa uma condição potencialmente mortal.

Caso você sinta a sua barriga tremendo de uma maneira diferente, mais forte e com pulsações que podem ser facilmente sentidas, você deve procurar um serviço de saúde.

Quando sentir os tremores, coloque as pontas dos dedos sobre o abdômen e tente sentir a pulsação.

Se você sentir de maneira estranha, deve buscar atendimento preferencialmente de um angiologista ou cirurgião vascular.

Quando a barriga tremendo exige atenção?

barriga tremendo

barriga tremendo – Foto: Freepik

Na grande maioria dos casos, sentir a barriga tremendo não indica a presença de nenhum tipo de problema.

Sobretudo se isso estiver relacionado a gases intestinais, apesar do incomodo, não existem riscos.

No caso da síndrome do intestino irritável, é preciso fazer um acompanhamento médico da condição e realizar o tratamento adequado. Mas mesmo assim essa não é uma condição grave.

No entanto, existem situações que exigem cuidados, como os tremores que indiquem algum problema gestacional e o aneurisma da aorta.

Para se prevenir, procure atendimento médico caso a barriga tremendo acompanhe sinais como:

Você teve ter atenção em casos em que a barriga tremendo vem acompanhada de outros sinais que sejam anormais e que proporcionem incômodos que vão além das cólicas.

Caso você tenha dúvidas e achar que existe algo estranho, não hesite em procurar por um médico que possa te orientar.

Conclusão

Sentir a barriga tremendo é algo bastante comum e, que deixa algumas pessoas preocupadas. Muitas mulheres também associam isso a uma gestação ou movimentação do bebê.

Mas na verdade existem vários outros fatores que podem provocar isso. E a maioria desses motivos não está relacionado a nenhum problema de saúde.

No entanto, se você pensar que pode existir algum problema, ao sentir a barriga tremendo com frequência você pode consultar um profissional de saúde que faça uma boa avaliação.