Decorar a sala de estar é mais fácil do que você imagina! Pois se engana quem pensa que é necessário investir muito dinheiro para deixar o espaço mais aconchegante, bonito e organizado. No conteúdo de hoje vamos lhe dar 9 dicas infalíveis para você deixar a sua sala linda e perfeita para os momentos em família e com os amigos. Acompanhe e comece a sua decoração!

sala de estar

Sala de estar decorada. Foto: Freepik

Sala de estar: Passo a passo de como decorar com pouco dinheiro

A sala de estar é o ambiente número um quando pensamos em receber visita de amigos e familiares. É o local onde nos aconchegamos, conversamos e passamos o tempo juntos. Por isso, deixar o ambiente bem personalizado, bonito e organizado é fundamental para o conforto e bem-estar de todos. Para isso, você pode apostar nas seguintes sugestões:

1- Use espelhos para ampliar o ambiente

Se a sua sala de estar for pequena, uma forma de deixá-la mais espaçosa e confortável é apostando no uso de espelhos. Eles tendem a ampliar o ambiente, criando uma sensação de maior profundidade. Além disso, o espelho possui a função de refletir a iluminação artificial e natural, difundindo melhor as luzes ambientes e deixando o espaço mais harmonioso.

Publicidade
sala de estar

Sala decorada com espelho e plantas. Foto: Freepik

2- Invista em pintura geométrica atrás do sofá

Se atrás do sofá você tem uma parede “vazia”, mas não quer pôr papel da parede, adesivo ou quadrinhos, experimente fazer a pintura geométrica. Você pode brincar com diversos tons de uma mesma cor, ou cores variadas para deixar o espaço mais estiloso. Da mesma forma, você pode investir em formas geométricas que se misturam, ou eleger uma só (como o triângulo) para compor a parede.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

3- Almofadas e tapetes podem mudar o ar da sua sala de estar

Ao invés de investir em novos móveis para a sua sala de estar, você pode transformar o ambiente apenas investindo em almofadas e tapetes diferentes. Especialmente se os demais itens da sala forem em tons mais amenos, esses “extras” podem ser de cores mais intensas, trazendo mais vida para a sua sala, sem que você tenha que gastar muito para isso.

sala de estar

Almofadas sobre o sofá. Foto: Freepik

Leia também: Decoração infantil em tricô e crochê: tapetes, almofadas, brinquedos e mais!

4- Foque na entrada de luz com as cortinas certas

A entrada de luz natural pode fazer toda a diferença na decoração da sua sala de estar. Além de deixar a sua casa mais bonita, essa entrada de luz melhora o ar; diminui problemas com mofo; e ainda traz mais motivação e disposição, devido ao nosso relógio biológico que se regula com a luz natural.

Publicidade

Sendo assim, use cortinas mais leves e que deixam a luz solar entrar por todo o ambiente. A cor da cortina também pode seguir uma tendência, a sua personalidade ou a composição da sua sala, como um todo.

sala de estar

Iluminação natural na sala. Foto: Freepik

5- Use materiais recicláveis na sua sala de estar

Se você não quer gastar com as mudanças na sua decoração, que tal reaproveitar o que poderia ser jogado fora?

Por exemplo, latas podem se transformar em vasos; caixas de madeira podem se transformar em aparadores; e assim por diante. Veja quais materiais você tem em casa, pesquise referências no Pinterest e transforme a sua casa sem ter que investir muito para isso.

sala de estar

Sofá feito de pallets. Foto: Freepik

6- Mantas sobre o sofá podem mudar a cor do ambiente

Ao invés de inovar comprando um novo estofado, você pode investir muito menos que isso. Uma manta para sofá traz muitos benefícios, como por exemplo:

Publicidade
  • Muda a sua decoração sem que você tenha que gastar muito;
  • Cria aconchego para os dias mais frios;
  • Disfarça defeitos do estofado antigo;
  • Pode ser trocada em caso de acidentes, como derramar algo;
  • Protege o sofá contra outros tipos de problemas;
  • Você encontra diversos estilos, cores e tamanhos de manta para a sua casa.

Veja também: Decoração Home Office: 5 dica para decorar seu ambiente de trabalho

Sala de estar decorada com almofadas coloridas e manta. Foto: Freepik

7- Quadros e fotos deixam o espaço mais personalizado

Para quem gosta de deixar o lar com um aspecto de decoração afetiva, é possível usar quadros e fotos que deixam o ambiente muito mais personalizado. Assim você pode realçar aqueles momentos alegres e inesquecíveis que você viveu ao longo de sua vida, com as pessoas que você ama. Logo, o espaço ficará muito mais “a sua cara” e de uma maneira super econômica.

  • Dica: Lembra que mencionamos o uso de materiais reciclados para deixar a sua casa mais bonita? Então experimente usar papéis e papelão para fazer a moldura das suas fotos. Além de super divertido, você deixará tudo ainda mais bonito!

Sala decorada com quadrinhos atrás do sofá. Foto: Freepik

8- Invista em plantas para arejar e decorar a sala de estar

As plantas e as flores transformam qualquer ambiente. Se você quer ter a sensação de um ar mais leve e puro, esse tipo de cuidado deve ser levado em conta.

Você pode espalhar as plantas e flores em diversos ambientes, de maneira estratégica. Use trepadeiras sobre a estante da TV, e folhagens grandes ao lado do estofado, por exemplo. Isso trará uma maior sensação de contato com a natureza e, consequentemente, permite que você se sinta mais feliz e confortável.

Sala com plantas na decoração. Foto: Freepik

9- Cuidado com a iluminação da sua sala de estar

Lembra que comentamos, a pouco, sobre a cortina que você usa na sua sala de estar? Pois bem. Esse cuidado com a iluminação não se resume apenas à natural, ok? Você precisa pensar, de uma maneira estratégica, em como você colocará as suas lâmpadas, abajures e demais itens de iluminação na sua sala.

Uma forma econômica de mudar a decoração nesse sentido é usando o seu pisca pisca de natal. Além de ser um material que passa o ano todo guardado, você nem gastará mais energia por conta desse tipo de acabamento. Sendo assim, experimente pôr o cordão de luz entorno do painel da TV, por exemplo.

Sala iluminada com luz artificial. Foto: Freepik

Veja também: Cozinha branca: mais de 30 ideias clássicas e as melhores combinações

Gostou das nossas dicas de decoração? Então comenta aqui embaixo o que você pretende fazer para mudar a sua sala, gastando pouco! Quem sabe você também não tem uma dica que pode ajudar outras pessoas que estão pensando em mudar a decoração. 🙂

Leia agora: