Como saber co quantas semanas de gestação estou? Quando devo começar a contar as semanas? Para responder a estes questionamentos, é preciso que você calcule a idade gestacional considerando a DUM (Data da Última Menstruação). Esse dado, embora não seja 100% fidedigno (e nenhum dado será, nesse caso), trará informações sobre quando a mulher pode ter engravidado e, a partir disso, há quantas semanas a gestação iniciou.

Em nosso conteúdo de hoje vamos lhe apresentar mais detalhes sobre esse cálculo, para que você possa se organizar e acompanhar o desenvolvimento da sua gravidez de uma forma mais organizada, semana a semana.

Veja também: Cor dos olhos do bebê: descubra qual será com essa calculadora!

Como saber com quantas semanas de gestação estou

Como saber com quantas semanas de gestação estou: Mulher com teste de gravidez. Foto: Freepik

Publicidade

Como saber com quantas semanas de gestação estou?

O primeiro passo para saber com quantas semanas de gestação você está, é observando a DUM. Se você usa aplicativos para acompanhar o seu ciclo menstrual, ficará muito mais fácil. Basta abri-lo e verificar qual a data da última menstruação. Porém, se você não usa esse tipo de app, tente se recordar de quando foi a última vez que você menstrual. Faça um pequeno esforço, pois, se a menstruação foi há pouco tempo, você conseguirá se lembrar.

Com essa data em mãos, abra um calendário (que pode ser de papel ou no celular/computador) e marque a DUM nele. Vale lembrar que é preciso anotar o primeiro dia da última menstruação, e não o último, ok?

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Leia mais: Curiosidades sobre a placenta que você não sabia

Com esse dado anotado no calendário, a partir de agora você deverá contar a idade gestacional de 7 em 7 dias. Por exemplo, se a sua DUM foi no dia 10 de abril, a primeira semana gestacional se completa no dia 17. Depois, a segunda se completará no dia 24, e assim por diante.

Como saber com quantas semanas de gestação estou: Mulher fazendo ultrassonografia. Foto: Freepik

Você pode usar o calendário para contar as semanas da sua gestação, uma a uma. Lembre-se de calcular com atenção, pois é preciso contar os 7 dias certinho, ok?

Publicidade

Como saber o tempo de gestação pelo Beta hCG?

Se por ventura você não tiver o DUM anotado em algum lugar e não conseguir recordar a data da última menstruação, não se preocupe! Existem outras formas de saber com quantas semanas de gestação você está. Por exemplo, através do Beta hCG. Para isso, você pode fazer um teste rápido e verificar a quantidade de Beta hCG no seu organismo, onde os dados para a métrica são:

  • Mulheres com menos de 3 semanas de gravidez: menor que 5 mIU/ml.
  • 3 semanas de gravidez: entre 5 e 50 mIU/ml.
  • 4 semanas de gravidez: entre 5 e 426 mIU/ml.
  • 5 semanas de gravidez: entre 18 e 7.340 mIU/ml.
  • 6 semanas de gravidez: entre 1.080 e 56.500 mIU/ml.
  • 7 a 8 semanas de gravidez: entre 7.650 e 229.000 mIU/ml.
  • 9 a 12 semanas de gravidez: entre 25.700 e 288.000 mIU/ml.
  • 13 a 16 semanas de gravidez: entre 13.300 e 254.000 mIU/ml.
  • 17 a 24 semanas de gravidez: entre 4.060 e 165.400 mIU/ml.
  • 25 a 40 semanas de gravidez: entre 3.640 e 117.000 mIU/ml.

Resultado do ultrassom. Foto: Freepik

Veja também: Sono da gestante: Veja como dormir melhor durante a gestação

A partir desses dados você já consegue ter um cálculo um pouco mais preciso com relação a quantas semanas de gestação você está. Porém, lembre-se que não é 100% garantido que os dados acima estarão dessa forma no seu organismo. Considere sempre que cada corpo é um corpo, e os valores acima citados são apenas uma estimativa.

Quantas semanas estou pela ultrassom?

No caso da ultrassom, você também pode saber com quantas semanas de gestação está, através de alguns dados que podem ser percebidos pelo médico durante o exame. Veja quais são:

  • Os batimentos cardíacos do bebê costumam ser ouvidos apenas a partir da décima segunda semana de gestação. Com isso, se o ultrassom acontecer antes desse período, o médico perceberá que a gestação ainda está no início e poderá calcular a idade gestacional aproximada.
  • O primeiro exame de ultrassom também pode servir de margem para calcular a idade gestacional. Todavia, é preciso considerar que quanto mais precoce for o ultrassom, maiores serão as chances de calcular as semanas, de forma mais precisa. Por isso, a partir do momento em que você estiver com o exame de gravidez positivo em mãos, marque o seu ultrassom para ter mais informações.

Lembrando que estes cálculos serão sempre aproximados, e não 100% fidedignos. Ou seja, alguns sinais do seu organismo podem nos dá a entender de que a gestação é de 20 semanas, enquanto ela é, na verdade, de 21. Porém, vale ressaltar que essas pequenas variações não costumam causar grandes impactos no pré-natal e tampouco na saúde da mulher.

Publicidade

Mulher em dúvida com seu calendário menstrual. Foto: Freepik

Assim, apesar de você conseguir calcular com quantas semanas de gestação você já está, o médico sempre poderá lhe dar dados mais aproximados da realidade. Para tanto, mantenha o seu pré-natal sempre em dia e faça todos os exames solicitados na gravidez.

Leia mais: