Casais que estão tentando engravidar sabem exatamente quanta ansiedade pode aparecer durante o processo. Semanalmente, os testes de gravidez aparecem, mas nem sempre com boas notícias. Por isso, apostar em dicas para acelerar o processo pode parecer uma boa ideia, não é mesmo?

Pensando nisso, no entanto, preparamos este guia com diversas informações valiosas para você impulsionar as chances de concepção, acelerando o processo de gravidez e de realização deste sonho maternal.

Para saber mais, acompanhe o post de hoje e fique por dentro de tudo!

Veja também: Qual tratamento iniciar para engravidar?

Publicidade

Tentando engravidar? Veja como acelerar a concepção de maneiras simples

Quando estamos tentando engravidar, qualquer dica parece ser válida para a nova tentativa. Porém, não é bem assim que funciona. O nosso corpo precisa ser preparado com calma e tranquilidade, e quanto menos ansiosa estivermos, melhores serão as condições para a concepção acontecer efetivamente.

tentando engravidar

Casal feliz se abraçando na cozinha. Foto: Freepik

Além disso, mudanças nos hábitos corriqueiros também poderão impactar no aumento de chances de qualquer tentante. Por isso, atente-se para a lista abaixo e vamos em frente:

Se você está tentando engravidar, alimente-se bem

Alimentar-se bem é essencial para manter a saúde do corpo como um todo. Isso porque o nosso organismo precisa estar forte e o sistema imunológico em dia, para que a concepção aconteça mais rapidamente. Afinal, um corpo fragilizado tende a ter menos viabilidade e fertilidade para fecundar, não é mesmo?

Por isso, se você quer aumentar a fertilidade feminina, comece pelo que você põe no seu prato. Invista sempre em alimentos ricos em fibras e proteínas, além de apostar em uma hidratação sempre em dia, ou seja, consumir pelo menos dois litros de água diariamente.

Além disso, fuja sempre dos alimentos industrializados, com gorduras trans e muito açucarados. Quanto mais leve, balanceada e equilibrada for a sua alimentação, maiores serão as chances de engravidar.

Publicidade

Considere ainda seguir um cardápio preparado por uma nutricionista, pois assim ela poderá elaborar uma dieta de acordo com o seu biotipo e características, potencializando as chances de ter uma gravidez saudável.

tentando engravidar

Mulher fazendo suas compras no supermercado. Foto: Freepik

Analise os seus hábitos e corte o que pode ser ruim e maléfico para a saúde

Alguns hábitos, por mais inofensivos e silenciosos que possam parecer, podem estar impactando diretamente na demora da conquista da concepção. Dentre eles, podemos citar o sedentarismo. Ele pode parecer silencioso, afinal, o repouso constante pode não promover efeitos notáveis na sua rotina hoje, porém, no futuro a “conta” virá.

Por isso, procure sempre manter uma rotina com exercícios físicos regulares, para ativar as funções do organismo, melhorar a imunidade e, de quebra, aumentar a fertilidade.

Além disso, busque manter uma rotina de sono equilibrada, com qualidade e quantidade de sono profundo adequadas. A alimentação, que já mencionamos, também entra para a lista de hábitos: evite alimentos que possam ser abortivos, como o chá de canela.

Por fim, procure evitar hábitos extremamente nocivos, como o consumo de álcool, drogas e tabaco. Acredite, estes agentes químicos são capazes de desequilibrar muitas funções de nosso corpo, diminuindo as chances de sucesso de quem está tentando engravidar.

Publicidade
tentando engravidar

Relógio pendurado ao lado da palavra “baby”. Foto: Freepik

Mantenha todos os exames sempre em dia – incluindo os do parceiro

Um fato muito importante para alguém que está tentando engravidar: nosso corpo não é uma máquina, ele é totalmente orgânico. E por mais óbvia que esta afirmação possa soar, muitas pessoas acabam deixando-a passar despercebido no cotidiano.

O que queremos dizer com isso é que para que a concepção de fato aconteça, todo o orgânico precisa estar em equilíbrio. Doenças silenciosas podem atrapalhar a fertilidade e, por conta disso, é preciso manter os seus exames sempre em dia.

Lembre-se de que os exames também devem ser feitos pelo seu parceiro, ok? Para assim garantir que ambos estão saudáveis e plenamente preparados para reproduzir.

Casal feliz sentados no sofá. Foto: Freepik

Por isso, a terceira dica que damos para casais que estão tentando engravidar é: visite o médico, antes de qualquer coisa, e questionem acerca dos exames que devem ser feitos antes das tentativas, ou antes da próxima tentativa.

Veja também: Presunto cozido na gravidez: faz mal ou pode ser consumido?

Invista em polivitamínicos para impulsionar a saúde do corpo

Nem sempre conseguiremos absorver todas as vitaminas essenciais, que o nosso corpo precisa, apenas nos alimentando. Por isso, alguns polivitamínicos aparecem como uma ótima alternativa para fortalecer o organismo da mulher.

Especialmente os feitos para o corpo feminino, os polivitamínicos fortalecem a imunidade e ainda aumentam a fertilidade feminina. Entretanto, novamente acrescemos que é importante você conversar com o seu nutricionista e não praticar a automedicação, ok? Assim você terá muito mais base para uma vida saudável e um corpo pronto para engravidar.

Casal deitado na cama. Foto: Freepik

Se você está tentando engravidar, conheça seu corpo, entenda os sinais e faça os testes de ovulação

Não existe segredo maior do que o autoconhecimento corpóreo quando o assunto é “casais que estão tentando engravidar”. Afinal, se a mulher não souber reconhecer os sinais do próprio corpo, ela tenderá a ter mais dificuldades de concepção.

Por isso, atente-se para o seu período fértil. Se você ainda não sabe identificá-lo, aqui vão algumas dicas:

  • Apesar de haver variação de mulher para mulher, o período fértil tende a iniciar entre os dias 10 e 15 do seu ciclo menstrual, perdurando até os dias 20 ou 25.
  • Durante o período fértil, você pode notar um aumento no muco vaginal. Há mulheres que o confundem com “corrimento”, mas o muco saudável é semelhante à clara de ovo (em consistência) e possui uma coloração mais esbranquiçada.
  • A libido também aumenta nesse período, e até mesmo a libido do seu parceiro (se ele convive com você nesse período). Isso ocorre porque a mulher exala feromônios pelo couro cabeludo, chamando a atenção do parceiro, de modo imperceptível, e aumentando a libido de ambos – para que, naturalmente, haja a concepção.
  • Alguns desconfortos abdominais podem aparecer, por conta da ovulação.

Quando você aprender a calcular o seu período fértil, inicie a prática de relações sexuais pelo menos 5 dias antes da sua ovulação. Isso porque os espermatozóides podem viver até cinco dias dentro do corpo da mulher.

Além de se atentar para os sinais citados, procure por testes de ovulação na farmácia. Pois durante a ovulação as chances de engravidar são maiores ainda.

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com aquele casal de amigos que está tentando engravidar também e vamos passar conhecimento sadio adiante!

Leia mais: Como funciona o teste de ovulação?