Diariamente, muitos pais cansados pensam em desistir do sonho de ter filhos. Demonstram estar exaustos de passar meses e meses tentando, e todo novo teste de farmácia dá negativo. Com isso, acreditam que não nasceram para ser pais, ou que nada irá aumentar a fertilidade do casal.

No entanto, não é assim que funciona. Existem diversos pontos que você pode levar em conta antes de simplesmente deixar esse sonho de lado. Além disso, a medicina também pode se mostrar uma verdadeira aliada nesse processo, para que assim você consiga dar à luz ao seu pequeno bebê.

Para ler mais tarde: Infertilidade: o que você realmente precisa saber se não está conseguindo engravidar

sonho de ter filhos

Mulher triste olhando para o teste de gravidez. Foto: Freepik

Publicidade

Não desista do sonho de ter filhos

O sonho de ter filhos nasce muito antes de o casal se dar conta desse desejo. Por isso, quando os planos começam a acontecer, os sentimentos já estão à flor da pele.

A ansiedade, que no começo pode ser algo mais leve e tranquila, mostra o quanto o desejo é intenso. Porém, com o passar do tempo as dúvidas surgem, e os diversos testes “negativos” começam a pôr o sonho de ter filhos à prova.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

O que fazer diante de um cenário onde a concepção é difícil? Como lidar com todas as frustrações envolvidas com as tentativas que não deram o resultado esperado? Para isso, antes de qualquer coisa, o casal precisa estar firme em sua decisão.

Reconhecer a vontade de que se quer ser pai ou mãe não é tão simples, e tampouco é algo que acontece da noite para o dia. Por isso é importante valorizar esse desejo, que é seu e do seu parceiro(a), e ninguém pode tirar.

sonho de ter filhos

Flores e fruta simulando a concepção. Foto: Freepik

Tendo isso em mente, é preciso encontrar caminhos alternativos que possam auxiliar neste processo e, quem sabe, trazer resultados mais rápidos. A medicina, por exemplo, conta com diversas alternativas interessantes de concepção assistida, que falaremos um pouco mais no tópico abaixo.

Publicidade

A concepção assistida pode ser um caminho promissor

Apesar de muitas pessoas ainda terem dúvidas e até mesmo “torcerem o nariz” quando pensam em concepção assistida, a verdade é que este caminho pode ser muito vantajoso e promissor. Além de aumentar as chances de concepção, os futuros pais terão ainda o suporte adequado para lidar com todo o processo.

Devemos entender que a concepção, de maneira geral, funciona mais ao menos como um plantio. Por isso, o seu sucesso conta com uma série de fatores que, em conjunto, darão origem à nova vida.

Todos esses fatores são levados em consideração durante uma concepção assistida. Aqui, os profissionais analisarão a qualidade do óvulo, a qualidade do espermatozóide e, obviamente, a receptividade do útero da mulher.

sonho de ter filhos

Mulher pensativa, deitada na cama, olhando para o teste de gravidez. Foto: Freepik

Partindo desses pressupostos, a reprodução assistida, após cerca de 3 ciclos de tratamento, aumentam as chances de se obter uma gestação em até 60%, ou seja, mais do que a metade. Enquanto que, no caso da concepção natural, as chances são de cerca de 20%. Interessante, não é mesmo? Esses dados nos dão pistas do quanto a fecundação in vitro pode realmente ser uma alternativa válida e capaz de fazer com que o seu sonho de ter filhos se torne realidade.

Sonho de ter filhos: A gestação e o parto serão seguidos normalmente

Vale salientar que a gestação, a partir de uma concepção assistida, não apresenta nenhuma diferenciação de uma gestação natural. Ou seja, se você se deparou com informações que dizem que a fecundação in vitro é capaz de aumentar os riscos de uma gravidez, saiba que isso é mito!

Publicidade

Assim como acontece na fecundação natural, o corpo da mulher irá seguir os rumos da gestação de modo natural e coordenado, de acordo com o biotipo, a genética e as condições daquela futura mamãe. Com isso em mente, sabemos que os riscos e as chances de sucesso na gravidez são as mesmas, tanto na fecundação in vitro, quanto na concepção natural.

sonho de ter filhos

Espermatozóides tentando entrar no óvulo. Foto: Freepik

Sonho de ter filhos: Quebre tabus internos e desacelere o passo

Muitas mulheres são constantemente cobradas e pressionadas para serem mães. Ouvem, de todos os lados, “palpites” e sugestões que prometem acelerar o processo. Porém, quando tudo isso é absorvido pela mulher, o sonho de ter filho pode se transformar em um verdadeiro pesadelo.

A sensação de que tudo está agindo contra; o medo de nunca sair do lugar; o receio de estar frustrando e desapontando as pessoas em volta; tudo isso, e muitos outros sentimentos, aparecem no cotidiano da mulher. Quando ela se dá conta, já nem sabe mais se quer realmente ser mãe.

Se você está passando por isso, saiba que é natural se sentir assim! O segredo está em manter o seu sonho de ter filhos, mas não permitir que ele coordene a sua vida. E mais do que isso, não permitir que outras pessoas tentem coordenar as coisas que você faz.

Leia mais: Teste de gravidez – Quanto custa e qual escolher

Mulher triste sentada na cama. Foto: Freepik

Prefira desacelerar e permitir que as coisas fluam com mais naturalidade. Não fique pensando na gravidez o tempo todo. Pense também em você! No seu autocuidado, na sua felicidade e, além disso, na sua felicidade dentro do seu relacionamento.

É preciso tirar todas as pressões externas de dentro de você, e quanto às pressões internas, seja mais gentil consigo mesma! Quebre tabus relacionados ao momento “ideal” de ser mãe, e permita-se viver a fase de tentante de uma forma leve e natural, sem se cobrar tanto.

Sonho de ter filhos: Não se compare à outras mulheres que já são mães

Seguindo o pressuposto acima, é importante que você também evite ficar fazendo comparações entre você e outras mulheres. Lembre-se que cada organismo é único, e possui o seu próprio tempo para que as coisas aconteçam. Além disso, não deixe que o seu sonho de ter filhos seja pautado na “vida ideal” que outra mãe apresenta.

Mas sim, procure sempre pensar em você, no seu bem-estar e no bem-estar de toda a sua família/parceiro. Assim, juntos vocês se tornam o suporte um do outro, e seguem o caminho próprio de vocês, jamais considerando as pernas ou a estrada de outra pessoa.

Mãe feliz com a sua filha no colo. Foto: Freepik

A medicina está em constante aprimoramento

Lembre-se, se você tem o sonho de ter filhos, considere que a medicina está sempre se aprimorando e criando novos mecanismos que facilitam a concepção in vitro. Por isso, procure uma clínica de confiança na sua região, tire todas as suas dúvidas e dê esse passo em direção ao seu sonho.

Além disso, caso você ainda sinta insegurança ou o plano não saia da melhor forma, lembre-se de que você não é única e que existem outros meios de se ter um filho, como a própria adoção. O importante é você reconhecer o seu esforço, o seu amor pelo seu futuro filho e, dessa forma, buscar as alternativas mais condizentes com as suas expectativas.

Boa sorte!

Leia mais: Adoção: conheça essa realidade no Brasil