O significado do nome Amanda é “Amável”, ou também “Digno de Amor”, cujo significado está relacionada à origem de seu nome. Amanda é uma variante do nome Amando, que vem da palavra latina Amandus, e significa digno de amor. Esta palavra deriva do verbo amare, e possui o mesmo significado do próprio nome Amanda.

Significado do nome Amanda

Linda menina – Foto: Freepik

É comum que este nome seja usado no Brasil, pois possui grandes significados e também uma certa popularidade, principalmente por influências de cantores de sucesso no país.

Significado do nome Amanda – A Origem do nome

Significado do nome Amanda

Menina sorridente – Foto: Freepik

Publicidade

O nome Amanda deriva da língua latina, porém sua popularidade se deve à sua presença em países da Europa e também na América do Norte.

No século XVII, grandes poetas e autores literários escreveram personagens com o nome Amando, e com a sua popularidade e também a semântica da palavra, o nome Amando foi sendo adotado por filhos de pessoas letradas daquela época.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como os que mais adotaram eram pessoas de classe, logo este nome passou a ser alterado para ser adotado também para meninas, e com isso associar as filhas dos leitores ao significado do nome e também aos personagens da época, e com isto surgiu o nome Amanda.

O nome Amanda ficou bastante conhecido aqui no Brasil depois dos anos 80, porém antes disso havia várias pessoas com este nome, provavelmente veio com a colonização e se fixou depois de alguns anos.

Segundo o IBGE, em 2010 havia mais de 466 mil pessoas com este nome, e por isso é conhecido como um dos nomes mais populares em mulheres no país.

Significado do nome Amanda – Famosas com nome Amanda

Significado do nome Amanda

Menina feliz – Foto: Freepik

Publicidade

Diante da grande popularidade do nome, não existem tantas pessoas famosas com este nome. Isso pode ser explicado pelo fato de que as pessoas ricas deste país se preocupam mais em buscar um nome diferente do que um nome com um bom significado. Mesmo assim, existem grandes mulheres que herdaram este nome.

Amanda Françozo

Amanda Françozo é uma famosa jornalista e apresentadora de TV brasileira. Mais conhecida na cidade de São Paulo, cidade na qual nasceu.

Amanda Rodrigues

Amanda Rodrigues é uma famosa cantora e compositora gospel conhecida não só no Brasil, como no mundo todo. Ela é conhecida por compor músicas gospel que se assemelham às músicas de MPB.

Amanda Nunes

Amanda Nunes é uma lutadora de artes marciais mista muito famosa no país. É conhecida como a primeira lutadora brasileira a conquistar um cinturão na categoria peso-galo feminino.

Significado do nome Amanda – Personalidade

Significado do nome Amanda

Menina alegre – Foto: Freepik

A personalidade de uma pessoa pode ser influenciada pelo significado do seu nome. Isso porque o nome é a definição de algo, e por isso, seu significado é reflexo do nome que recebe. Por esse motivo, é importante que saiba da personalidade do nome antes mesmo da sua escolha.

Publicidade
  • Tímida

A personalidade do nome Amanda é basicamente tímida. Acontece que as pessoas que herdam este nome desempenham uma atitude mais insegura do que a maioria, e por isso acabam optando por não correrem o risco de se expor.

  • Calculista

Elas também são conhecidas por suas habilidades calculistas. Geralmente, quando elas saem para algum lugar, costumam calcular todos os gastos e também o tempo que irão gastar. Isso ocorre porque elas não querem correr o risco de passarem algum vexame, e por isso buscam se preparar com antecedência em tudo o que fazem.

  • Reservada

Basicamente, pessoas que herdam este nome são mais reservadas e buscam se expor o menos possível, também por causa de sua timidez.

Confira também o significado de outros nomes no Mil Dicas de Mãe