É permitido fazer sexo na gravidez? Os médicos dizem que se a gravidez for sem complicações, ou seja, não houver ameaça de aborto, então é permitido.
Homem tocando a barriga de sua mulher grávida – Foto: Freepik
Os médicos e psicólogos, argumentam que a liberação de endorfinas (hormônios da felicidade) no sangue da mãe tem ótimo efeito sobre a criança.
Gostaria de tranquilizar os pais que têm medo sincero de machucar o bebê durante o sexo na gravidez:
- Nos primeiros estágios da gravidez, a criança é tão pequena que geralmente é impossível “alcançá-la”, “tocá-la” ou “machucá-la”.
- Além disso, a natureza sábia também se certificou de que o sexo, mesmo nos últimos meses, não pudesse prejudicar o bebê, pois ele é protegido de forma confiável pelo líquido amniótico, a placenta e o útero, e do lado da vagina o colo do útero com um tampão mucoso.
Portanto, o sexo no início da gravidez não é proibido se não houver ameaça de interrupção da gravidez. Além disso, pode até ser útil e tem várias vantagens.
Os benefícios e malefícios do sexo durante a gravidez
O sexo durante a gravidez pode ser prejudicial apenas se houver contraindicações médicas para a atividade sexual.
Durante este período, é imprescindível seguir todas as recomendações do médico que acompanha a sua gravidez.
É realmente benéfico fazer ?
Mulher grávida feliz tocando a barriga – Foto: Freepik
A vida sexual durante este período é importante tanto do ponto de vista fisiológico quanto do ponto de vista psicológico.
Se durante a relação sexual você não sente desconforto, não há corrimento vaginal específico, não há sangramento e o médico não limita seu estilo de vida normal, então você não deve abrir mão do prazer.
Por que o sexo é tão útil durante a gravidez?
Se a saúde permitir, você não deve abster-se de relações sexuais mesmo nos primeiros estágios (exceto nos períodos considerados perigosos: as primeiras três semanas após o atraso).
Mulher grávida – Foto: Freepik
Durante a relação sexual durante a gravidez, o colo do útero é treinado. Além disso, quando a mulher está excitada, o sangue flui para os órgãos genitais, o que melhora a circulação sanguínea na placenta, ou seja, a criança recebe mais oxigênio.
O orgasmo promove a produção de endorfinas, os hormônios da felicidade no corpo da mulher que melhoram o desenvolvimento do feto.
O sexo nos estágios finais pode provocar contrações, portanto, você deve ser extremamente cuidadosa.
O sexo na gravidez é muito útil do ponto de vista psicológico. Neste período difícil, é importante para a mulher saber que é amada e desejada.
Em que momento o sexo é prejudicial na gravidez?
Mulher grávida feliz – Foto: Freepik
Apesar dos enormes benefícios que o sexo traz durante a gravidez, em alguns casos pode ser prejudicial.
Durante a relação sexual, o útero é tonificado, pois as contrações ocorrem durante o orgasmo. Se a gravidez transcorrer sem complicações, pouco tempo depois do sexo, tudo volta ao normal. No entanto, se há secreção com sangue, há dor ou vazamento de líquido amniótico, então o sexo deve ser proibido.
Depois que tudo voltar ao normal, vale a pena voltar à atividade sexual somente após consultar um médico.
Em que situações é necessário evitar o sexo?
Mulher grávida tocando a barriga – Foto – Freepik
- Se um dos parceiros apresenta sinais de infecção do trato genital.
- Quando existe a ameaça de interrupção da gravidez.
- Se a futura mãe tem secreção com sangue.
- Quando a mulher já teve um ou mais abortos espontâneos.
- Se a placenta está localizada incorretamente, bloqueando total ou parcialmente a saída do útero.
Mas não entre em pânico se a criança começar a se mover com mais frequência durante ou após a relação sexual. Sua atividade é provavelmente devido ao fato de que, durante o orgasmo, o útero se contrai.
Com que frequência você pode fazer?
Mulher grávida feliz – Foto: Freepik
A frequência de sexo, se o médico não proibir vai da escolha do casal. Às vezes as mulheres quando estão grávidas sentem maior desejo, outras podem perder o interesse, isso é uma questão individual. Mas é importante que o sexo aconteça por desejo mútuo sem coerção.
Na hora do sexo, é importante observar as sensações. Se não houver dor, se tudo correr bem, você pode continuar.
Mas se aparecer algum desconforto, você precisa parar. Em caso de sangramento, deve-se consultar um médico para evitar complicações
Lembre-se! A gravidez não é uma doença, então você precisa continuar vivendo como antes. O sexo é uma necessidade saudável do corpo, que está presente mesmo durante a gravidez.
Ao mesmo tempo, o bebê não sente dor ou outras sensações desagradáveis. O corpo da mulher é projetado de tal forma que tais ações não podem prejudicar uma pequena vida.