O Antigo e o Novo Testamento estão repletos de personagens femininas com belos nomes e das quais podemos nos inspirar na escolha do nome de nossa filha. Vão desde os mais originais aos tradicionais. Aqui está nossa lista de nomes bíblicos femininos. Confira!

Menina bonita

Menina bonita – Foto: Freepik

Neste artigo, apresentaremos alguns belos  nomes bíblicos de bebês para meninas e explicaremos o que eles significam.

Antes de tudo, escolher um nome para uma garota não é tão fácil. Embora muitos pais sigam as tendências atuais, alguns escolhem opções mais transcendentais. Portanto, decidimos introduzir nomes bíblicos femininos e apresentar seus significados.

Publicidade

Nomes bíblicos femininos

Menina deitada

Menina deitada – Foto: Freepik

Existem mais de 1.800 nomes diferentes na Bíblia. Assim, eles foram preservados ao longo dos séculos e, com base nisso, os nomes bíblicos atuais para meninos e meninas foram criados. É por isso que temos tantas opções.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Eles não são escolhidos apenas pelos cristãos. Assim, usamos muitos deles todos os dias sem perceber sua origem.

Mas se você está no meio do difícil e belo processo de escolher um nome para seu filho, aprenda sobre nomes bíblicos femininos.

Também listaremos suas origens, significado e traços de caráter relacionados.

1 – Abigail

Na Bíblia, Abigail era uma das esposas do rei Davi. O nome vem do hebraico e significa “alegria do pai”.

Publicidade

Geralmente está associado a uma personalidade alegre e extrovertida. Além disso, mulheres com esse nome são fortes e têm uma visão otimista da vida.

2 – Ada

Vem de uma forma hebraica que significa “ornamento” ou “belo” (mas também há uma variante de origem alemã). Este nome é sustentado por dois personagens bíblicos: uma das esposas de Lameque e a esposa de Esaú, irmão de Jacó.

3 – Ana

Menina linda

Menina linda – Foto: Freepik

Ana tem um nome e significado hebraico: “graça; piedade, misericórdia; graciosa, abençoada, benéfica”. No Antigo Testamento, era carregada por Ana, mãe do profeta Samuel.

4 – Atalia

É o nome bíblico da rainha da Judéia, filha de Acabe, mencionada no Antigo Testamento. Significa “Deus é grande”.

5 – Berenice

Um nome com raízes gregas. Significa “aquela que vence”. Por esse motivo, muitas princesas egípcias tiveram o nome de Berenice.

Publicidade

Mulheres chamadas Berenice são geralmente doces e expressivas. Portanto, muitas vezes são capazes de transmitir e expressar suas emoções, o que nem sempre funciona a seu favor. São pessoas com uma visão positiva da vida que se dão bem com os outros.

6 – Dalila

Menina sentada

Menina sentada – Foto: Freepik

Subornada pelos filisteus, ela descobriu de Sansão o segredo de seu poder e o entregou aos inimigos.

7 – Ester

É um nome de origem persa escrito com o antigo significado de “astro” ou “estrela”.  Na Bíblia, ela é uma bela mulher que se torna Rainha da Pérsia.

É um símbolo de fertilidade, sexualidade e força.

Quando se trata de personalidade, as mulheres chamadas Esther são extrovertidas e carismáticas. Apesar de não possuírem inteligência inata, a teimosia e o desejo de se tornarem pessoas cada vez melhores fazem com que consigam atingir seus objetivos.

8 – Eva: um dos nomes bíblicos femininos mais raros

De origem hebraica e significa: “aquela que dá vida, que fecunda”. No Antigo Testamento, é o nome da primeira mulher.

9 – Hagar

Escrava de Sara, dada a Abrão como concubina. Tendo engravidado de Abrão, ela ficou orgulhosa e começou a desprezar sua amante sem filhos, pelo que Sara começou a oprimi-la.

Hagar fugiu da opressão da amante para o deserto, onde um anjo a encontrou e ordenou que ela voltasse. Retornando, Hagar deu à luz a seu filho Ismael, no entanto, depois que Sara deu à luz a Isaque, Hagar e Ismael foram expulsos da casa de Abraão.

10 – Noemi

Menina alegre

Menina alegre – Foto: Freepik

A versão original desse nome é Nohemi. Ele vem do idioma hebraico e consiste em duas partes. O primeiro, no’am, significa “encanto” ou “deleite”. A segunda parte é um pronome possessivo que completa a primeira metade.

Juntos, eles significam “meu charme” ou “meu deleite”. É por isso que esse nome era frequentemente dado às meninas nos tempos bíblicos.

É um nome que se tornou popular nas últimas décadas. Embora tenha sido menos comum por um tempo, começou a aparecer mais recentemente.

O nome indica uma atitude constante, amorosa e positiva. As mulheres que os usam geralmente são inteligentes e prestam atenção aos detalhes.

11  – Maria

Uma das principais pessoas na fé de muitas denominações cristãs, também conhecida em outras religiões. Mãe de Jesus Cristo, esposa de José de Nazaré.

Assim, é um nome de origem hebraica, que deriva da palavra mariam (encher de alegria) ou do egípcio meri-jam (amada por Deus).

12 – Sara: um dos nomes bíblicos femininos mais bonitos

nomes bíblicos femininos

Menina com coroa de flores – Foto: Freepik

Este é um dos nomes bíblicos mais populares para meninas. Assim, vem do idioma hebraico e significa “aquela que é uma princesa”.

Na Bíblia, Sara era a esposa de Abraão. Assim, sua beleza encantou e surpreendeu a todos que a viram. O nome Sarah está associado a inteligência e perseverança.

Além disso, as mulheres que os usam também têm o crédito de um forte instinto maternal.

13 – Rute

É o nome de um dos livros da Bíblia: o Livro de Rute. Assim, Rute conta a história de uma mulher corajosa e boa a quem Deus abençoou por suas ações. Provém da língua hebraica e significa “companheira fiel”.

Além disso, mulheres com este nome são caracterizadas pela compaixão e bondade. Elas estão sempre prontas para ajudar os outros e também são fiéis.

Acima de tudo, elas valorizam o amor e o cuidado com os outros. É por isso que este nome é perfeito para uma menina.

14 – Isabel: um dos nomes bíblicos femininos mais comuns

nomes bíblicos femininos

Menina olhando para a câmera – Foto: Freepik

Mãe de João Batista, esposa do sacerdote Zacarias e parente de Maria de Nazaré. O nome vem do antigo idioma hebraico.

Assim, Isabel significa “Deus é meu juramento”. Isabel era considerada estéril e milagrosamente deu à luz uma criança.

Escolhendo nomes bíblicos femininos

nomes bíblicos femininos

Linda menina- Foto: Freepik

Os nomes bíblicos femininos são bonitos e carregam mensagens profundas. Portanto, se você gosta do significado de qualquer um desses nomes, aprenda mais sobre eles.

Por fim, conheça cuidadosamente cada um dos nomes mencionados acima e, a seguir, escolha aquele que mais se adequa a sua futura filha.