O significado do nome Pedro é “Rocha”, ou também “Pedra”, “rochedo”. O nome Pedro vem originalmente do Hebraico “Kefás” (כיפא). O nome também deriva do grego “Pétros“, que também significa “rocha”.

Variações do nome Pedro

O nome Pedro não possui muitas variações, pelo fato de ser muito conhecido entre as pessoas do mundo inteiro. As variações mais comuns são Pierre, Peter e Pietro.

Pedro

Significado do nome Pedro – Foto: Freepik

Pierre é a forma que é conhecida a palavra Pedro na França, Peter nos Estados Unidos e na Inglaterra, e Pietro na Itália.

Publicidade

Leia também: Nomes americanos masculinos

Personalidade do nome Pedro

A personalidade de pessoas conhecidas por este nome são mais voltadas para a liderança de pessoas e animais. Possuem um pulso firme e tendem a ser mais regrados do que outras pessoas. No entanto algumas características predominam e serão citadas a seguir:

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Colérico

O Apóstolo Pedro era muito conhecido pelo seu temperamento colérico, comumente conhecido como “pavio curto”, ou também “explosivo”. Ele agiu desta forma ao atacar um soldado romano quando foram levar Jesus para a Crucificação.

Detalhista

Pessoas que recebem este nome costumam ser mais detalhistas do que as demais, uma vez que para elas os mínimos detalhes são sempre os mais importantes, e não se engane, eles fazem questão de questionarem se alguma coisa estiver fora do que eles consideram “em ordem”.

Líder

Muitos que recebem este nome são conhecidos por sua liderança. Eles possuem tendência para liderança, uma vez que desta forma é mais fácil colocar as coisas em ordem, e são conhecidos como excelentes líderes.

Por que escolher o nome Pedro?

menino tocando violão

Menino mexicano – Foto: Freepik

Publicidade

Os nomes são na verdade a essência da coisa em si, e tem o objetivo de definir. Por este motivo, a escolha do nome de alguém deve ser levada a sério, pois o nome irá defini-la. Sabendo disso, é importante que o significado do nome possa influenciar no caráter da pessoa. Escolher o nome Pedro irá influenciar um caráter mais regrado e voltado à seguir as regras.

Curiosidades

O nome Pedro é um dos nomes mais comuns no Brasil, ficando atrás dos nomes José, por exemplo. Este fato se deve à influência do Cristianismo que predomina em todo o país, e também o nome é bem aceito entre Católicos e Protestantes.

História do nome Pedro

Este nome é bastante conhecido no mundo inteiro, sendo muito comum principalmente em locais de predominância cristã.

O nome foi traduzido do aramaico para o grego devido às influências de gregos romanos que habitavam Jerusalém e as regiões da Galileia.

significado do nome Pedro

Bebê recém nascido – Foto: Freepik

Já o nome כיפא (Kefás) passou a ser conhecido como “Petros” a partir da palavra “petra“, que significa “rocha”.

Publicidade

O nome Pedro foi dado ao apóstolo Pedro, seguidor de Jesus Cristo e também conhecido como o pai da Igreja de Cristo. O aramaico era um dialeto muito falado entre os judeus da época de cristo, embora a língua oficial fosse o Hebraico.

Como o povo Hebreu sempre deu muita importância para o significado do nome, Pedro significa literalmente ” A rocha de fundamento da Igreja” e é descrita no livro de Mateus 16:18.