A hora de escolher o nome é um dos momentos mais importantes na vida dos futuros pais. São várias opções de nomes, cada um carregando um significado próprio, o que pode fazer com que surja a dúvida de qual nome escolher para o pequeno. Conheça o significado do nome Gabriel.

Significado do nome Gabriel: o mensageiro de Deus 

Gabriel é um nome popular e com bastante significado para as famílias religiosas. Sendo assim, este nome possui toda essa popularidade principalmente em referência ao anjo Gabriel, que de acordo com a bíblia é o responsável por anunciar a Maria que ela será a mãe do filho de Deus. 

Bebê sorrindo

Bebê sorrindo – Foto: Freepik

O anjo Gabriel também foi responsável por transmitir outras mensagens de Deus para os humanos, como quando anunciou ao sacerdote Zacarias sobre o nascimento do filho, ou quando levou mensagem de Deus para o profeta Daniel. 

Publicidade

Assim, além da grande relação bíblica, o nome carrega um significado muito forte como “homem de Deus”, “homem forte de Deus”, “fortaleza de Deus”, e “mensageiro de Deus”. Fazendo com que o nome seja bem popular nos lares cristãos. 

  • Conheça também os Nomes árabes: peculiaridades e significados!

Origem do nome Gabriel

Antes de tudo, Gabriel é um nome de origem hebraica, formada pela junção das palavras “gébher” (homem forte) e “e el” (Deus).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Assim, o nome é citado na bíblia diversas vezes, tanto no velho como no novo testamento, sendo conhecido como o mensageiro de Cristo. 

Bebê

Bebê – Foto: Freepik

Além disso, o nome começou a ser usado na Europa em meados do século XII na forma de Gabell ou Gabel, ganhando bastante popularidade a partir do século XX. 

Mas mesmo muito conhecido pelo cristianismo, o nome também tem relação com outra religião, que é o caso do Islamismo. De acordo com a religião, Gabriel era o responsável por transmitir as revelações ao profeta Maomé, o que deu a origem ao Alcorão o livro sagrado dos muçulmanos. 

Publicidade

Personalidade do nome Gabriel 

significado do nome Gabriel

Bebê com chapéu – Foto: Freepik

Para alguns, o nome tem um grande poder de influenciar na vida das pessoas, o que faz com que o papai e a mamãe procurem o significado e tudo o que o nome representa antes de decidir qual será o escolhido para nomear o bebê. 

Com Gabriel não é diferente, de acordo com a numerologia uma pessoa que possui o nome Gabriel é fraternal, sempre priorizando o próximo e tentando resolver todos os problemas sem esperar nada em troca.

Além disso, é otimista, alegre e descontraído, é daquelas pessoas que sempre são bem recepcionadas por todos. Mas também é um espírito leve que contagia a todos aqueles com quem convive. 

Mas também é uma pessoa que preza por suas responsabilidades e nunca foge de um dever, sendo sempre bem compromissado. É responsável e dedicado. 

  • Além disso, descubra também os nomes mexicanos: populares, diferentes, modernos e tradicionais

Gabriel em nomes compostos 

O nome composto é muito amado por alguns pais, como também uma opção para aqueles indecisos com mais de uma opção.

Publicidade

Sendo assim, Gabriel é uma ótima escolha para combinar com outro nome, sendo flexível e harmônico com uma variação de nomes. Então, confira a seguir algumas opções para ser usado junto com o nome Gabriel. 

significado do nome Gabriel

Bebê alegre – Foto: Freepik

  • Enzo Gabriel 
  • João Gabriel 
  • Gabriel Martim 
  • Hugo Gabriel 
  • Jonas Gabriel 
  • Gabriel Filipe 
  • Carlos Gabriel 
  • Antônio Gabriel 
  • Vitor Gabriel 
  • Gabriel Fernando  
  • Gabriel Alexandre