O México é um dos países mais interessantes da América Central em termos de história cultural. Cerca de 60% da população é de descendência indiana-europeia. Aqui está uma lista dos nomes mexicanos mais populares de acordo com o Instituto Nacional de Estatística do México. Confira!

Você sabia?

Na sociedade mexicana, todo mundo tem quatro nomes:

  • Dois nomes;
  • Dois sobrenomes.

Os nomes podem ser tipicamente mexicanos, de origem indiana ou um nome inglês da moda.

Publicidade

Nomes mexicanos: Como são os nomes mexicanos

Basicamente, todos os mexicanos sempre têm quatro nomes, dois primeiros nomes seguidos do sobrenome do pai e depois o da mãe.

Em aldeias muito tradicionais e fortemente influenciadas pela fé católica, as crianças costumam receber o nome do respectivo santo padroeiro de acordo com o calendário.

E depois há as combinações às vezes interessantes de nomes mexicanos tradicionais com nomes ingleses: Lupita Diana, Brandon José, Kelly Veronica, Joshua Pedro ou Guillermo Kevin, tudo é possível.

Nomes mexicanos: Apelidos mexicanos

Alguns apelidos são usados ​​por padrão:

  • Humberto torna-se Beto,
  • Nacho é originalmente Ignacio,
  • Enrique é abreviado para Kike,
  • Patricia torna-se Patys,
  • Susana torna-se Susi,
  • Elizabeth de repente torna-se Liz ou Ely,
  • Guadalupe é abreviado para Lupita
  • Manolo vem de Manuel,
  • Francisco se chama Paco e por aí vai.

Com apelidos, a imaginação parece ilimitada.

Nomes mexicanos de meninas – mais populares

nome de menina mexicana

nome de menina mexicana – Foto: Freepik

Publicidade
  1. Sofia,
  2. Camila,
  3. Valentina,
  4. Isabella,
  5. Ximena,
  6. Natalia,
  7. Mía,
  8. Maria Fernanda,
  9. Nicole,
  10. Melanie,
  11. Regina,
  12. Renata,
  13. Antonella,
  14. Luna,
  15. Constanza,
  16. Zoe,
  17. Michelle,
  18. Stephanie,
  19. Maria Luisa,
  20. Ana María,
  21. Adriana,
  22. Maria de Jesús,
  23. Maria Camila,
  24. Samantha,
  25. Mariana,
  26. Maria Guadalupe.

Significados de nomes mexicanos femininos

Mary

É a versão latina do nome Maria. Enquanto alguns acreditam que significa um mar de amargura ou um mar de tristeza, outros sugerem que é aquele que é uma criança desejada e é dona do mar.

Elena

Elena em espanhol significa alguém que é como uma luz brilhante e que ganha fama e popularidade. Além disso, é outra variação do nome Helen em grego. Elena Ferrante é um pseudônimo usado por um conhecido escritor italiano.

Isabel

Esta é a versão espanhola de Elizabeth. Assim, o nome refere-se às expressões “Meu Deus é rico”, “promessa de Deus” e “Dedicado a Deus”.

Guadalupe

Guadalupe é um nome espanhol que se tornou tão comum no México que, entre 1930 e 2008, cerca de 800.000 pessoas foram registradas com esse nome no banco de dados do Registro do Povo Mexicano. Assim, o nome significa “rio do lobo” em árabe.

Mariangel

Como o nome sugere, é uma combinação de dois nomes diferentes, Maria e Anjo.

Nomes mexicanos de meninos – mais populares

menino tocando violão

Menino mexicano – Foto: Freepik

Publicidade

Nomes mexicanos:

  1. Alejandro,
  2. José,
  3. Pedro,
  4. Gabriel,
  5. Miguel Ángel,
  6. José Francisco,
  7. Jesús Antonio,
  8. Alejandro,
  9. Juan Carlos,
  10. Ricardo,
  11. Daniel,
  12. Fernando,
  13. Jorge,
  14. Roberto,
  15. Carlos,
  16. Francisco Javier,
  17. Juan Manuel,
  18. Santiago,
  19. Sebastián,
  20. Diego,
  21. Nicolás,
  22. Daniel,
  23. Mateo,
  24. Matías,
  25. Gabriel,
  26. Emiliano,
  27. Rodrigo,
  28. Juan Pablo,
  29. Emmanuel,
  30. Emilio,
  31. Christopher,
  32. Luís,
  33. Jonathan.

Significados de nomes mexicanos masculinos

bebê mexicano dormindo

bebê mexicano dormindo – Foto: Freepik

Nomes mexicanos:

Jose

É um dos nomes de meninos mexicanos mais populares de todos os tempos e é pronunciado com um ‘J’ silencioso como ho-sey.

O nome vem de uma herança espanhola e portuguesa, embora também seja uma variação do nome Joseph. É também um nome bíblico que significa perdoador. Em espanhol e português significa que Deus pode dar mais.

Luis

O nome é a variante espanhola do nome Louis. Também é muito popular na cultura americana e representa os bravos.

Juan

É uma versão em espanhol do John. Sendo assim, o nome significa que Deus é gracioso. Juan Martin del Potro é um tenista argentino que venceu o Aberto dos Estados Unidos contra Roger Federer em 2009.

Miguel

nomes mexicanos

menino mexicano com pai – Foto: Freepik

Miguel é uma variante espanhola de Michael. É originalmente um nome hebraico derivado de Mikhael, que significa alguém que é como Deus.

Miguel Ferrer é um ator americano. Miguel de Cervantes é também um dos maiores escritores da língua espanhola, cujas obras mais conhecidas são Dom Quixote.

Francisco

O nome tem um som muito lírico que imediatamente lhe dá um toque exótico. Assim, o nome é originário das culturas espanholas e portuguesas. Era usado para se referir a alguém que pertencia à França e também representa uma pessoa livre.

Francisco Franco foi um ex-primeiro-ministro espanhol, enquanto Francisco Goya foi um dos mais importantes pintores espanhóis de todos os tempos, ativo no final do século XVIII e início do século XIX.

Antonio

nomes mexicanos

Menino escrevendo – Foto: Freepik

Aqui está outro nome que possui um encanto e apelo imediatos. Sendo assim, esse é um nome que vem da Espanha e que significa “de valor inestimável”. Antonio Banderas é um ator e diretor espanhol muito popular.

Alejandro

Uma variante espanhola de Alexandre, esse nome é pronunciado com um ‘J’ silencioso como Ale-Han-Dro.

Na cultura grega, isso é aceito como uma combinação de duas palavras, alexein (que significa ajudar ou defender) e andros (que significa pessoas) e, portanto, alguém que é um ajudante ou defensor da humanidade. Alejandro também é o título de uma música de Lady Gaga.

Carlos

O nome Carlos significa aquele que é forte. Além disso, o nome é compartilhado por Carlos Santana, o músico mexicano e americano que é um guitarrista e intérprete mundialmente famoso.

Ricardo

O nome é amplamente utilizado nas culturas portuguesas e espanholas e significa que ele é um poderoso ou grande líder. Além disso, Ricardo Montalban era um ator mexicano e Ricardo Kaká é um jogador de futebol brasileiro.

Fernando

Este nome é uma variação do nome Ferdinand e significa o aventureiro. Assim, o nome é de origem espanhola e portuguesa e é popular nas culturas americanas e alemãs.

Fernando Torres, um jogador de futebol espanhol, e Fernando Alonso, um piloto espanhol de Fórmula 1, são os homônimos famosos.

Javier

nomes mexicanos

Neném deitado olhando para a câmera – Foto: Freepik

Vem da cultura espanhola e significa aquele que é brilhante. É também uma outra forma do nome Xavier. Javier Hernandez é um jogador de futebol mexicano, enquanto Javier Mascherano é um jogador de futebol da Argentina.

Rafael

O nome original em hebraico se refere à frase “Deus cura”. Além disso, Rafael Nadal é um tenista espanhol que é um dos melhores tenistas do mundo.

Arturo

O adorável nome Arturo é derivado das culturas espanhola e portuguesa e é outra forma do nome Arthur. Significa alguém que é corajoso.

Arturo Vidal é um jogador de futebol de ascendência chilena, enquanto Arturo Gatti foi um boxeador de ascendência italiana e canadense.

Nomes mexicanos: Os 10 principais sobrenomes mexicanos

  1. Rodríguez
  2. Hernandez 5.526.929
  3. García
  4. Martínez
  5. González
  6. López
  7. Pérez
  8. Sánchez
  9. Ramírez
  10. Flores