A criança de 6 anos de idade está passando por uma transição, adentrando para uma nova fase de sua vida a terceira infância.
Esse é um período de transformação, de grande impacto na vida da criança, sendo muito importante o acompanhamento e o suporte dos pais.
Sendo assim, como é uma fase de independência os pequenos vão sempre querer está no controle, eles precisam de espaço e de uma certa autonomia para desenvolver sua personalidade.
Criança de 6 anos vestido de herói – Foto: Freepik
Mas mesmo sendo uma época em que a criança não apresente tanta dependência, os pais precisam estar por perto participando dessa nova etapa da vida do filho.
Primeiramente, é uma época em que a criança tem uma maior consciência, sendo mais comportado e entendendo o que é errado e o que é certo. Além disso, a criança já consegue manter um diálogo com os pais e as demais pessoas que fazem parte da sua convivência.
Desenvolvimento físico da criança de 6 anos
Durante a terceira infância a criança tem um desenvolvimento físico mais lento do que as idades anteriores. Mas essa é a época em que as crianças encontram sua independência, já são capazes de se vestir e despir e na hora da higienização preferem fazer sozinhos sem ajuda dos pais.
Menino se vestindo sozinho – Foto: Freepik
Algumas crianças começam a ter a troca de dentes de leite para os permanentes.
Do mesmo modo, suas funções motoras também são ampliadas, a criança já consegue escrever, apontar e cortar com mais precisão e seus desenhos são mais nítidos e característicos.
Além disso, gostam de fazer acrobacias e tem curiosidades sobre os seus limites motores. Ao mesmo tempo, muitas crianças nessa idade já conseguem andar de bicicleta e pular corda sozinho.
Criança andando de bicicleta – Foto: Freepik
Desde já, a criança começa apresentar maior habilidade nas mãos; isso permite que ele comece a se responsabilizar pelos próprios cuidados como o banho, a higiene bocal e na preparação de alguns alimentos. Para os pequenos é o máximo, já que é uma forma de independência.
Além disso, a criança de 6 anos é bem ativa e precisa de momentos para trabalhar ou pode ficar entediada com facilidade.
Com essa idade a criança é mais saudável, com as doenças sendo menos comuns, porém é mais suscetível a acidentes e ao desenvolvimento da obesidade.
Desenvolvimento emocional da criança de 6 anos
Nessa etapa da vida da criança, ela tem mais entendimento e noção dos acontecimentos que ocorrem ao seu redor. Assim, ela é mais sensível e seus sentimentos são manifestados com facilidade.
Além disso, a criança tende a ter um comportamento para agradar os adultos, ela precisa se sentir apreciada. Ao mesmo tempo, começa a apresentar maior empatia pelo próximo, se sensibilizando com as demais pessoas.
Menina chorando – Foto: Freepik
Antes de mais nada, é muito importante a forma como os pais agem nessa época, a criança costuma envergonhar-se com facilidade, o que pode acabar prejudicando o seu desenvolvimento social.
Ao mesmo tempo, medo de escuro é muito comum nessa idade, outra característica comum são as birras, a criança apresenta esse comportamento quando é contrariada.
E sobretudo, mesmo sendo mais independente a criança ainda tem uma forte ligação com a sua mãe, o que o faz se sentir receoso ao ficar períodos longe da mãe.
Desenvolvimento social
A criança fica bem mais sociável durante esse período, ele gosta de ser participativo e visto como um membro da família. Com essa idade a criança já está falando com fluência, o que facilita essa aproximação com as demais pessoas, além de começar a entender como se comportar em público, a criança é mais obediente e cooperativa com seus pais.
Uma criança de 6 anos tem uma boa relação com as outras crianças, gosta de brincar, interagir e forma novas amizades. Os diálogos entre eles são mais constantes e a criança começa a forma seus nichos sociais.
Essa é uma fase em que o pequeno é bastante tagarela. Tudo que ocorre em casa é o suficiente para virar o assunto da criança, com quem ele vai compartilhar com qualquer um que ele acha que deve ficar sabendo.
Duas meninas conversando – Foto: Freepik
Também é uma fase de muita curiosidade; a criança começa a ter curiosidade sobre todos os tipos de coisas, os pais devem se preparar porque são perguntas após perguntas.
É comum com essa idade a criança apresentar um mal comportamento em jogos, ele costuma sempre querer ser o primeiro a jogar e é um péssimo perdedor.
Os pais devem trabalhar desde essa idade a competividade da criança de 6 anos, ensinar a saber esperar sua hora de jogar e a ser um bom perdedor.
Com essa idade a criança já pode ter algumas responsabilidades e ser integrado nas atividades da família. Procure pequenas atividades para a criança ser responsável, como:
- Arrumar os brinquedos,
- Limpar o que sujou,
- Ajudar a cuidar do irmão menor ou de algum animal de estimação.
Desenvolvimento cognitivo
Uma criança de 6 anos já consegue falar e entender palavras complexas, sua habilidade linguística já está bem desenvolvida e agora a criança de 6 anos começa a ler sozinha.
Quando começa a desenvolver a leitura a criança começa a querer ler todas as palavras que encontrar, podendo ser de embalagens ou em placas, seu interesse por conhecimento e pelo aprendizado é ampliado nessa fase.
Menina lendo um livro – Foto: Freepik
A criança de 6 anos também começa a entender os conceitos de dia e da noite, o antes e o depois e a diferenciar os dias da semana. O pequeno começa a raciocinar com mais clareza e compreender o que ocorre ao seu redor; também começa a diferenciar o que é real e o que é fantasia.
Outro aspecto é que a criança começa a se situar como um sujeito, com essa idade ele já deve saber seu nome, sua idade e o lugar onde mora. A criança de 6 anos começa compreender as regras e já pode começar a participar de jogos e atividades.
Com essa idade a criança consegue contar histórias respeitando a sequência e a coesão, também aprende a se expressar melhor.