No desenvolvimento de uma criança, dificilmente há um momento que não seja marcado por características especiais. Em nosso artigo, mostraremos quais habilidades uma criança de 5 anos possui.

Você aprenderá quais problemas podem existir e em que medida faz sentido apoiar crianças nesta fase da vida.

Desenvolvimento motor aos 5 anos

Crianças brincando

Crianças brincando – Foto: Freepik

Como no ano anterior, seu filho agora está em constante movimento: correndo, escalando, pulando, chutando! Além disso, os movimentos agora são fluentes e rotineiros.

Publicidade

Agora seu filho pode realizar tarefas físicas simples: varrer o chão ou varrer folhas. Seu filho pode ajudá-la e treinar suas habilidades motoras ao mesmo tempo.

Além disso, os jogos com bola treinam a coordenação olho-mão. Um esporte com bola pode, portanto, ser uma boa atividade para crianças de 5 anos.

O equilíbrio é bom, as crianças desta idade adoram se equilibrar em troncos de árvores. Assim, esses exercícios são importantes para a criança aprender a andar de bicicleta. Se seu filho ainda não sabe andar de bicicleta, você pode ensiná-lo a fazer isso agora. Seu filho agora pode pular pequenos obstáculos.

Comportamento social: Nós (não) somos amigos!

Amizades com outras crianças agora são importantes para crianças de 5 anos. Assim, muitas vezes você ouve: “Você não é mais minha amiga” e “Você é meu melhor amigo para sempre!” As crianças alternam rapidamente entre as duas afirmações.

Nessa idade, meninos e meninas ainda brincam juntos, mas preferem o próprio sexo como companheiros.

Crianças correndo

Crianças correndo – Foto: Freepik

Publicidade

Jogos com regras simples ajudam seu filho a deixar de ser um jogador individual para se tornar um jogador de grupo.

Em geral, nessa idade seu filho vai querer brincar mais com os outros, mas ainda pode se dar bem sozinho.

Criança de 5 anos em desenvolvimento: empatia

Crianças de 5 anos mostram mais compaixão pelos outros e querem ajudar. Eles a demonstram, por exemplo, cuidando dos mais jovens nas faixas etárias mistas e querendo ajudá-los.

Menina fazendo coração com as mãos

Menina fazendo coração com as mãos – Foto: Freepik

Outros membros da família também são importantes para seu filho. Assim, seu filho gosta de contar aos outros com orgulho sobre seus irmãos, pais, avós e fica feliz em se encontrar em eventos familiares. O que acontece na família é importante para ele.

Desenvolvimento cognitivo em crianças de 5 anos

Crianças de 5 anos estão ansiosas para aprender: como funciona? Elas também se tornam mais críticas.

Publicidade
Menino escrevendo

Menino escrevendo – Foto: Freepik

Seu filho deve:

  • Saber seu nome e sobrenome.
  • Ser capaz de recitar seu endereço.
  • Saber quando é seu aniversário.
  • Saber contar até 20.
  • Ser capaz de nomear formas e cores.

Ela segue estritamente as regras como usar cintos de segurança. Além disso, criticam enfaticamente a má conduta dos outros: “Olha, aquele homem atravessou a rua quando estava vermelho, isso é proibido!”

Seu filho agora é capaz de contar até 20 ou mais. Mas para treinar sua memória, você pode praticar a contagem de objetos com ele. Isso não só melhora sua memória, mas também suas habilidades matemáticas.

Seu filho agora pode colocar as coisas em perspectiva: assim, a pedra é mais pesada que a folha, o homem é bastante alto, voltamos tarde para casa ontem.

Crianças de 5 anos não conseguem distinguir claramente entre fantasia e realidade. Portanto, a verdade é distorcida em suas cabeças para atender às suas próprias necessidades. Isso significa: não há intenção de enganar por trás de mentiras.

É por isso que ficam completamente chocadas quando seus pais as acusam de mentir ou as punem.

Desenvolvimento motor: uma criança de 5 anos deve ser capaz de fazer isso

Por volta dos 5 anos de idade, o desenvolvimento motor grosso deve ser suficiente para atividades como Karatê, futebol ou balé. Além disso, as crianças devem ser capazes de pular, mover-se suavemente e com segurança durante a corrida e escalar.

criança de 5 anos cortando papel

Menina cortando papel – Foto: Freepik

Desenvolvimento motor fino aos 5 anos de idade. Seu filho pode:

  • Segurar uma caneta corretamente.
  • Cortar com tesoura infantil.
  • Pintar.
  • Desenhar um triângulo.
  • Escrever seu nome.

Comportamento de criança de 5 anos

criança de 5 anos com bolinhas de sabão

Menino brincando com bolinhas de sabão – Foto: Freepik

Quando seu filho tem 5 anos, ele quer mais liberdade e independência e quer passar mais tempo com os amigos. Portanto, é bom saber quando a criança sabe se comportar.

Nessa idade, a criança deve ser capaz de seguir instruções e regras gerais, como dizer “por favor e obrigado” ou cobrir a boca ao tossir e espirrar.

Assim, choramingo infundado e tédio são frequentemente um problema agora. Forneça brinquedos adequados para a idade, bem como papel, lápis, tesouras e cola em bastão.

As habilidades linguísticas de uma criança de 5 anos

Conforme as crianças se desenvolvem, elas aprendem mais e mais palavras novas. No entanto, o desenvolvimento básico da linguagem deve ser concluído nessa idade.

As crianças têm um bom domínio da gramática e são capazes de falar em diferentes tempos.

Mulher com seu filho, uma criança de 5 anos

Mulher com seu filho – Foto: Freepik

Você pode contar uma história e a criança pode ouvi-la por longos períodos de tempo sem ter problemas de compreensão. Se os pais ou educadores praticam muito com os filhos, os pequenos também conseguem decorar pequenos poemas ou cantar canções.

Dica: Quanto mais você se comunica com as crianças, mais isso afeta suas habilidades de linguagem.

Principais perguntas sobre crianças de 5 anos

1 – Qual o tamanho de uma criança de 5 anos?

Nessa idade, seu filho tem entre 110 e 116 centímetros de altura.

2 – Qual deve ser o peso de uma criança de 5 anos?

Nessa idade, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, pesa em média entre 24 e 27 quilos.

3 – Quanto dormem as crianças de 5 anos?

Especialmente nessa idade, a maioria das crianças não tira mais uma soneca à tarde. No entanto, crianças de 5 anos sem descanso do meio-dia precisam de 11 horas de sono à noite para estarem suficientemente descansadas no dia seguinte.