Você pode ter sido instruída a fazer repouso absoluto durante a gravidez, o que, sem dúvida, pode aumentar seu estresse e ansiedade.

Você pode pensar que ganhará mais peso do que o normal porque não será capaz de se mover tanto quanto de costume. Ou talvez você esteja se perguntando se algum dia perderá aqueles quilos extras.

Observe que isso é apenas temporário e que você terá seu bebê em breve. Ambos serão saudáveis ​​e felizes. Você certamente se esquecerá rapidamente de que teve que fazer repouso absoluto durante a gravidez.

Todos precisam de um dia para descansar o quanto quiserem. Mas agora que você é clinicamente obrigada a descansar na cama durante a gravidez por dias, semanas e até mais, isso pode ser uma tortura para você.

Publicidade

O repouso absoluto durante a gravidez é bastante comum, de fato, 20% das mulheres em algum momento da gravidez precisam ficar na cama.

Por que você precisa fazer repouso absoluto durante a gravidez?

 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
repouso absoluto na gravidez

Menina deitada no sofá com coberto azul – Foto: Freepik

Existem muitos tipos diferentes de repouso na cama, então você precisa descobrir exatamente o que seu médico quer dizer quando diz que você deve ficar na cama.

Repouso absoluto refere-se ao descanso diurno regular, deitar-se o dia todo (exceto quando você precisa se levantar para ir ao banheiro ) ou outras variações.

Tendo em vista as possíveis complicações que podem surgir durante a gravidez, o repouso absoluto pode ser muito útil.

Publicidade

Esse tipo de repouso é mais comum quando há problemas como pressão alta e sangramento. Além disso, o repouso pode até prevenir o nascimento prematuro.

É claro que o repouso na cama pode ter efeitos colaterais desagradáveis, como desconforto e tédio. Se você tem que passar muito tempo na cama, você precisará mudar de posição regularmente para evitar dores.

Como sobreviver a isso?

repouso absoluto na gravidez

Homem beijando a barriga da gravida – Foto: Freepik

Ficar na cama o dia todo pode ser extremamente difícil, especialmente se você for uma pessoa muito ativa ou tiver responsabilidades, como cuidar de outras crianças. No entanto, você deve se lembrar que sua saúde e seu bebê dependem de você ficar na cama. Seja paciente e lembre-se de que é apenas temporário.

Se você precisa ficar na cama e seu médico disse que é sua única opção, é melhor ter algumas estratégias para superar isso e não perder a paciência.

Em primeiro lugar, considere como é importante que a saúde do seu bebê dependa de você optar por repouso na cama durante a gravidez.

Publicidade

Dicas

Mulher deitada segurando a barriga

Mulher deitada segurando a barriga – Foto: Freepik

Além disso, não se preocupe muito, porque você pode facilitar esse descanso forçado, tendo em mente as dicas a seguir.

  • Tenha perspectiva. Você pode facilmente esquecer seu tédio ao pegar seu bebê nos braços. E, ainda assim, graças a esse tédio momentâneo, seu filho estará saudável.
  • Seja produtiva. Há muitas coisas que você pode fazer na cama para as quais não teve tempo antes. Você pode ler livros que há muito esperam por você na prateleira, fazer compras online, trabalhar remotamente, etc.
  • Prepare-se. Antes de ir para a cama, certifique-se de que tem tudo o que precisa: livros, computador , revistas, comida, água … Tudo o que precisa durante o dia deve estar ao seu alcance.
  • Cuide de você emocionalmente. Você pode se sentir ansiosa ou triste quando precisar descansar na cama muitas horas por dia durante a gravidez. Não deixe que esses sentimentos a dominem – essas são reações normais. Lembre-se de que seus entes queridos irão ajudá-la quando você precisar deles.
  • Cuide-se fisicamente. Se pretende passar muito tempo na cama, não se esqueça das massagens. Desse modo, você pode até considerar a visita de um fisioterapeuta profissional à sua casa. Massageando as articulações, a retenção de líquidos pode ser evitada e a circulação melhorada.

Por fim, lembre-se: isso é temporário. Não importa o quão difícil seja agora, porque é apenas temporário e depois de algumas semanas ou meses você vai acariciar seu bebê e desfrutar da maternidade.