Os bebês recém-nascidos costumam ter soluços, especialmente nas primeiras semanas e meses após o nascimento. Quais são as causas dos soluços do bebê e como parar soluço de bebê?

Soluços em bebês como mecanismo de proteção

Em bebês, pode ocorrer soluço especialmente após a amamentação. A razão para isso são os músculos do diafragma ainda não totalmente desenvolvidos que controlam a respiração.

O mau funcionamento faz com que esses músculos se contraiam irregularmente. Isso faz com que o bebê inspire, mas a tampa da laringe fecha imediatamente. O fluxo de ar então colide contra essa barreira e cria o soluço.

Como parar soluço de bebê

Bebê com dedo na boca – Foto: Freepik

Publicidade

Ao mesmo tempo, nenhum ar mais pode escapar e o fluxo ascendente de leite é interrompido.

Os soluços são, portanto, um mecanismo de proteção muito útil para o bebê da deglutição e do refluxo do conteúdo do estômago para a boca. Ao mesmo tempo, os músculos do diafragma e das costelas são treinados.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Como parar soluço de bebê

Como o bebê conhece os soluços desde o início da gravidez, acostumou-se a eles e não os considera dolorosos ou irritantes. Além disso, mais cedo ou mais tarde ele desaparecerá por conta própria.

pais segurando bebê

Pais segurando bebê – Foto: Freepik

Então como parar soluço de bebê? Se você ainda deseja ajudar seu filho a se livrar dos soluços, tente o seguinte:

  • Ofereça algo para ele beber. Normalmente é suficiente dar um pouco de água.
  • O relaxamento também pode afastar os soluços, então você pode segurar seu bebê nos braços, cantar algo para ele, acariciá-lo ou massagear suavemente a sola de seus pés.
  • Uma vez que os soluços também podem ser provocados por flutuações de temperatura e pelo frio, certifique-se de que o seu bebê está sempre bem vestido.
  • Finalmente, uma dica que soa um tanto estranha: sopre o rosto de seu filho levemente. Como resultado, ele muda seu ritmo respiratório e os soluços podem parar em breve.

Esses são alguns truques de como parar soluço de bebê. Se ocorrer durante a amamentação, simplesmente retome a amamentação após um intervalo para que ele possa voltar a engolir e respirar naturalmente.

Publicidade

Uma das principais causas dos soluços é a ingestão de ar durante a amamentação. Nestes casos, é possível tentar evitá-lo seguindo algumas dicas.

Por exemplo, faça o bebê ter alimentações mais curtas, com várias interrupções entre uma e outra, tentando também fazer os arrotos intermediários.

Como parar soluço de bebê: posições

mãe com bebê no colo

mãe com bebê no colo – Foto: Freepik

Para prevenir ou parar os soluços, também existem posições úteis para colocar o bebê, para evitar que engula muito ar.

Uma boa solução é primeiro segurar o bebê em posição vertical ou oblíqua durante a amamentação, em um ângulo de 30-45°. Isso evita que o ar pare no estômago e o diafragma se contraia.

Também é importante encontrar a posição correta para garantir que a boca do bebê fique bem ajustada à mama e não deixe o ar passar.

Publicidade

Se os soluços forem causados ​​por refluxo, é recomendável não deitar o bebê imediatamente após as refeições, mas segurá-lo na posição vertical, talvez tentando massagear suavemente suas costas e fazê-lo arrotar. Isso deve livrar o bebê do excesso de gases, fazer um último soluço mais alto e depois parar completamente.