A sensação de felicidade, alegria e leve ansiedade que você sentir ao ver essas duas linhas do teste ficarão com você por muito tempo. Finalmente o teste de gravidez positivo apareceu!

A notícia da gravidez é definitivamente aquela que muda tudo e tem um grande impacto em você: de repente você descobre que uma nova vida está crescendo dentro de você. E embora sua barriga ainda pareça a mesma, a magia já está acontecendo por dentro.

Assim, entre 6 e 9 semanas após a fecundação, o embrião tem sexo, cor dos olhos e do cabelo predeterminados e até mesmo alguns traços de caráter!

Descubra tudo sobre o teste de gravidez positivo! Quais são os tipos de testes de gravidez e como funcionam? Quando você deve consultar um ginecologista? Um teste de gravidez positivo sempre significa gravidez? Que testes confirmarão que você está grávida?

Publicidade

Teste de gravidez positivo – tipos

Teste de ovulação

Teste – Foto: Freepik

Um teste de gravidez permite verificar se a menstruação demorada significa que você está grávida. Assim, um resultado de teste de gravidez positivo é marcado com dois traços no teste de farmácia.

Existem vários tipos de testes de gravidez disponíveis no mercado. Mas cada um funciona testando o hormônio hCG, que está contido na urina quando ocorre a fertilização.

O hormônio hCG pode ser detectado apenas uma semana após o feto ser implantado no útero. Assim, ao realizar um teste de gravidez, podemos obter um resultado negativo mesmo estando grávida.

Isso acontece se fizermos o teste muito rapidamente, antes que os níveis de hCG estejam altos o suficiente, e assim aparecerá apenas um traço no teste de gravidez. Esta é a chamada linha de teste.

Apenas o segundo traço é que informa sobre a presença do hormônio hCG na urina.

Publicidade

Como fazer um teste de gravidez corretamente

teste de gravidez

Foto: Freepik

O melhor é fazer o teste de gravidez pela manhã, porque graças à maior concentração de hCG na urina da manhã, você obterá um resultado mais confiável.

  1. Primeiramente, leia as instruções que você encontrará no pacote de teste. Você aprenderá, por exemplo, por quanto tempo você deve manter a ponta absorvente da tira sob o jato de urina ou quantas gotas de urina devem ser colocadas na janela de teste. As informações fornecidas para testes de diferentes fabricantes podem ser ligeiramente diferentes.
  2. Verifique a data de validade na embalagem do teste – Assim, se ela estiver vencida, você não deve levar a sério o resultado que mostra.
  3. Certifique-se de que todos os itens de teste estão limpos e secos.
  4. Não reutilize o teste depois de usado – seu resultado não será confiável.
  5. Em seguida, depois de colocar algumas gotas de urina ou submergir a tira na amostra de urina, espere cerca de 5 minutos (veja também as instruções para o tempo necessário para reagir ao teste).
  6. Por fim, leia o resultado do teste o mais tardar após alguns minutos.

Como leio os resultados do meu teste de gravidez?

  • Resultado positivo– duas linhas no teste;
  • Negativo– uma linha no campo de teste;
  • Resultado incorreto – um traço no campo de teste. Certifique-se de comprar um segundo teste e fazê-lo novamente!

Quão seguro é um teste de gravidez positivo?

teste de gravidez

Foto: Freepik

A primeira pergunta costuma ser: quão confiável é um teste de gravidez positivo? O resultado está 100% correto ou pode estar errado? Ou devo fazer um segundo teste para estar segura?

Como uma primeira garantia: mesmo que não haja 100% de garantia, erros em testes de gravidez são extremamente raros.

Os clássicos testes de urina para gravidez quando usados corretamente, apresentam resultados muito confiáveis. Mas o indicado é que você faça o teste cerca de duas ou três semanas após a fecundação. Porque o hormônio HCG (o famoso hormônio da gravidez) pode ser detectado na urina aproximadamente 14 dias após a fertilização.

Publicidade

Assim, a maneira mais segura de confirmar a gravidez é fazendo um exame que determina a concentração de HCG no sangue, onde o hormônio pode ser detectado nove dias após a fertilização.

Havia uma segunda linha fraca no teste de gravidez: estou grávida?

casal-sorridente-mostrando-o-teste-de-gravidez_23-2148354812

Foto: Freepik

Mesmo uma segunda linha fraca no teste geralmente significa que a fecundação ocorreu. Quando você verá uma linha fraca? Quando:

  • O teste de gravidez que você comprou tem baixa sensibilidade ao hormônio hCG;
  • O nível de hCG na urina ainda está baixo;
  • Você fez o teste muito cedo.

Para ter certeza, repita o teste em 2-3 dias. Assim, desde que sua gravidez esteja se desenvolvendo adequadamente, você verá uma segunda linha forte e clara no teste após um curto período de tempo.

O resultado do teste é negativo: posso estar grávida?

Isso é possível se você fez o teste muito cedo (antes da data prevista para o período menstrual) ou se o nível do hormônio hCG na urina ainda estiver muito baixo para o teste detectar.

Mas repita o teste em 2-3 dias (nas primeiras semanas de gravidez, o nível de gonadotrofina coriônica aumenta em até 100% por dia), se o resultado do teste negativo for falso, você pode ver duas linhas até mesmo no dia seguinte. Não adianta repetir o teste depois de algumas horas.

Lembre-se de que sua menstruação pode atrasar por vários motivos, como estresse, exercícios, e distúrbios hormonais.

Teste de gravidez deu positivo mas não estou grávida

teste de gravidez

Foto: Freepik

Um teste de gravidez positivo nem sempre significa gravidez. Isso mesmo! Em alguns casos, pode ser falso. Por exemplo, tomar certos medicamentos pode alterar o resultado do teste de gravidez. Na maioria das vezes, são medicamentos tomados durante o tratamento de fertilidade.

Os fatores que podem afetar um resultado falso positivo também incluem medicamentos como:

  • Psicotrópico,
  • Anti-psicótico,
  • Anti-histamínicos,
  • Anticonvulsivo,
  • Analgésico forte,
  • Remédios para a fertilidade,
  • Pílulas para dormir.

Um resultado positivo no teste de gravidez também pode ser um sintoma de um cisto nos ovários. O corpo produz o hormônio hCG e a menstruação pode ser irregular.

Infelizmente, o teste de gravidez também será positivo para gravidez ectópica. Este tipo de gravidez é muito perigosa para a saúde e a vida da mulher; por isso geralmente retira-se o embrião o mais rápido possível.

Teste de gravidez positivo – confirmação de gravidez

Médico fazendo ultrassom

Médico fazendo ultrassom – Foto: Freepik

Se o primeiro teste de gravidez mostrou duas linhas, fique calma. Assim, independentemente da gravidez ter sido planejada ou não, vale a pena repetir o teste após uma semana. Somente com o segundo resultado positivo você deve ir ao médico.

A realização de um exame muito cedo, pode não confirmar a gravidez. Portanto, é recomendável que você faça sua primeira consulta ginecológica quando a sua menstruação estiver atrasada.

O próprio exame de ultrassom pode confirmar a gravidez apenas por volta da sétima semana após a última menstruação. Mas é importante não fazer nenhuma pesquisa por conta própria. Estamos falando de ultrassom e exames pré-natais.

O mesmo vale para suplementos. Assim, a única coisa que pode ser tomada após o aparecimento de duas linhas no teste de gravidez é o ácido fólico.

Teste de gravidez positivo: principais perguntas

Se o resultado do teste de gravidez for positivo, há inúmeras perguntas em sua cabeça. Admita, mas respire fundo. Você encontrará uma resposta para as cinco mais importantes aqui.

1 – Quando devo contar ao meu parceiro?

teste de gravidez

Teste de gravidez – Foto: Freepik

O teste de gravidez é positivo para vocês dois, então o pai do bebê deve descobrir isso o mais rápido possível. Existem inúmeras maneiras de dizer ao outro que você está grávida. Com um vídeo engraçado, sapatos de bebê ou chupetas. No entanto, a maneira mais fácil é dizer isso sem rodeios.

Além disso, decidam juntos quando contar a amigos e familiares. Muitos casais esperam os primeiros três meses, uma vez que complicações e abortos espontâneos são mais prováveis ​​de ocorrer durante este período.

Você está procurando uma maneira original de dizer ao seu parceiro que um bebê está a caminho? Então aqui você encontra ideias para anunciar uma gravidez!

2 –  Quando o bebê vai nascer?

“Em que semana de gravidez eu estou e quando o bebê vai nascer?” É outra pergunta que as mulheres grávidas se perguntam depois de um teste de gravidez positivo. Na verdade, a gravidez não dura nove meses, mas dez.

Assim, o cálculo começa no primeiro dia do último período. Se você calcular 280 dias sobre isso, terá uma data relativamente precisa. Mas também existem calculadoras com as quais você pode facilmente determinar o tempo de fecundação e a data provável de parto.

3 – Quando devo procurar o ginecologista?

Consulta no Ginecologista

Um teste de gravidez positivo sempre deve resultar em uma visita ao ginecologista. Portanto, ligue o mais rápido possível, diga que você suspeita que pode estar grávida e marque uma consulta o mais rápido possível.

Seu ginecologista pode confirmar a gravidez, mas também explicar todo o resto.

4 – O que deve mudar em minha dieta agora?

Se você deseja engravidar, deve primeiro prestar atenção a uma dieta saudável e equilibrada. Assim, você deve desistir de álcool e cigarros e não beber litros de café.

5 – Quando devo falar com meu empregador sobre a gravidez?

Depois que a empolgação inicial com a gravidez diminuiu, mais cedo ou mais tarde surge a dúvida de quando enviar a mensagem para o chefe. Nesse ponto, você pode respirar aliviada: não há nenhuma lei que obrigue você a avisá-lo até certo ponto.

A maioria das mulheres grávidas espera os primeiros três meses. No entanto, se você trabalha em um hospital, creche ou com materiais perigosos, deve falar com seu chefe o mais rápido possível.