Os primeiros sintomas de gravidez aparecem na 3ª ou 4ª semana de gravidez, quando o óvulo foi implantado e há dor de implantação ou sangramento de implantação. Isso não acontece em todas as mulheres e nem todas as mulheres notam esses sinais, mesmo que sejam realmente os primeiros sintomas reais da gravidez.

Para que você possa reconhecer os primeiros sintomas da gravidez em um estágio inicial, fiz uma lista dos primeiros sinais de gravidez e de quando eles podem ocorrer.

Sintomas iniciais: os primeiros sinais de gravidez e quando aparecem

Soluço na gravidez

Sintomas na gravidez – Foto: Freepik

Embora possa parecer estranho, sua primeira semana de gravidez é baseada na data de sua última menstruação. Seu último período menstrual é considerado a primeira semana de gravidez, mesmo que você ainda não esteja realmente grávida.

Publicidade

Raramente você vai notar todos os sinais e indicações da lista, porque a gravidez é muito individual e o que aconteceu com outra mulher não tem necessariamente que se aplicar a você.

Em resumo, os sinais mais comuns e típicos de gravidez

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  1. Náusea e enjoo
  2. Novas preferências e desejos alimentares
  3. Sem menstruação
  4. Aumento permanente da temperatura basal

Cólicas no início da gravidez

Mulher com dor na barriga

Mulher com dor na barriga – Foto: Freepik

Da semana 1 à semana 4, tudo ainda está acontecendo em um nível celular. Portanto, o ovo fertilizado cria um blastocisto (um grupo de células cheias de líquido) que se desenvolve nos órgãos e partes do corpo do bebê.

Assim, cerca de 10 a 14 dias (semana 4) após a concepção, o blastocisto se implantará no endométrio, o revestimento do útero. Assim, isso pode causar sangramento de implantação, que pode ser confundido com a menstruação.

Aqui estão alguns sinais de sangramento de implantação:

Publicidade
  • Cor: a cor pode ser rosa, vermelho ou marrom.
  • Sangramento: O sangramento de implantação é visto apenas durante a limpeza.
  • Dor: a dor pode ser leve, moderada ou intensa.
  • Duração: o sangramento de implantação pode durar menos de três dias e não requer tratamento.

Aumento do corrimento

O aumento da produção hormonal faz com que o corrimento aumente. Mas a cor e a consistência da secreção são as mesmas de antes da gravidez, apenas em maior quantidade. Assim, o corrimento vaginal saudável é transparente a turvo leitoso e quase não cheira.

Se a secreção for amarela e cheirar mal, isso sempre indica uma infecção fúngica ou bacteriana. Mas também podem ocorrer mais rapidamente durante a gravidez se o valor do pH da flora vaginal for alterado.

Sensibilidade a odores

Soluço na gravidez

Gravidez – Foto: Freepik

Um dos primeiros sintomas da gravidez é a sensibilidade a certos odores, como:

  • Fumaça de cigarro
  • Cheiro de café
  • Cosméticos (especialmente perfumes)

Desejo intenso de urinar e pressão na bexiga

Devido à mudança hormonal, algumas mulheres sentem um aumento da pressão na bexiga muito rapidamente após a fertilização do óvulo. Isso não se deve ao fato do bebê pressionar a bexiga, pois ele ainda é muito pequeno nos primeiros meses e ainda tem espaço suficiente na barriga.

Náusea e vômito

Sobretudo, as náuseas e os vômitos geralmente incomodam as mulheres grávidas de manhã ou à noite (com menos frequência durante todo o dia) e duram várias horas. Assim, as mulheres que estão grávidas pela primeira vez queixam-se desses sintomas de gravidez com mais frequência.

Publicidade

Além disso, enjoo matinal e vômitos são o resultado de altos níveis de gonadotrofina coriônica (hCG), um hormônio produzido durante a gravidez.

Além disso, fatores psicológicos também afetam a intensidade e a frequência de vômitos e náuseas. De acordo com pesquisas, esses sintomas são mais comuns em mulheres que vivem com ansiedade e estresse .

Desejos

Água de coco na gravidez

Água de coco na gravidez – Foto: Freepik

Por volta da 7ª semana de gravidez, as mulheres geralmente experimentam os desejos “anormais” típicos de comida e compulsão alimentar devido ao desejo por alimentos doces ou salgados.

Isso não acontece porque a gestante passou a ter que “comer por dois”, mas sim pelo equilíbrio hormonal, que se desorganiza para oferecer ao novo morador do ventre um ambiente seguro e bom. Claro, também pode afetar seu peso corporal.

Falta de menstruação

Isso realmente acontece com a maioria das mulheres grávidas porque o óvulo já se implantou no útero. Mas nem toda mulher percebe imediatamente que sua menstruação está atrasada.

Fadiga e sonolência

sono na agravidez

sono na gravidez – Foto: Freepik

A sonolência na gravidez é o resultado de um aumento acentuado da progesterona no corpo da gestante. Além disso, o corpo da mulher grávida pode estar exausto de náuseas e vômitos.

Às vezes, a fadiga é o resultado de falta de apetite no início da gravidez. Além disso, o estresse e a ansiedade vividos pela gestante também são de grande importância.

Temperatura basal constantemente alta

Mulheres que medem e registram sua temperatura corporal basal todas as manhãs também notam uma gravidez relativamente cedo. Porque normalmente a temperatura aumenta cerca de 0,5 ° C após a ovulação e depois cai novamente alguns dias antes do período menstrual.

Se isso não acontecer, mas a temperatura basal permanecer inalterada na posição alta, esta é uma indicação precoce de gravidez.

Aumento de hCG

O hormônio da gravidez Hcg é realmente produzido apenas quando você está realmente grávida. Assim, este valor é medido por um teste rápido de gravidez na urina ou um teste de sangue.

Mas se um teste de gravidez for feito muito cedo, o HcG pode não ter sido produzido o suficiente e o teste pode indicar incorretamente a ausência de gravidez.

Grávida: sim ou não? – Confirme a suspeita de gravidez

Primeiro ultrassom na gravidez

Primeiro ultrassom na gravidez – Foto: Freepik

Você não pode determinar inequivocamente se está realmente grávida por conta própria, mesmo que todos os sintomas de gravidez acima ocorram. Assim, a gravidez só pode ser claramente comprovada com um teste de gravidez e um ultrassom no ginecologista.

Qual é a melhor hora para fazer um teste de gravidez?

Um sinal absolutamente certo de gravidez é apenas um teste de gravidez positivo em combinação com um ultrassom médico. Assim, durante a gravidez, você pode fazer as seguintes observações:

  • Primeiramente, aumento de HcG na urina ou sangue (pouco antes do tempo calculado do período menstrual)
  • Detecção de atividade cardíaca no ultrassom (aprox. 6 semanas de gestação)
  • Ouvir sons cardíacos fetais (cerca de 12 semanas)
  • Palpação do feto (aproximadamente 18 semanas de gravidez)
  • Por fim, movimentos infantis perceptíveis e visíveis (aprox. 18-25 semanas de gestação)

Com que antecedência você consegue detectar sintomas de gravidez?

folículo dominante

Foto: Freepik

(Semana 1 – semana 4)

A  ovulação e, portanto, o momento da fertilização geralmente ocorre por volta do 14º dia do ciclo, ou seja, 14 dias após o primeiro dia do período menstrual.

Se a fecundação funcionou, o óvulo migra ao longo da trompa de Falópio e incorpora-se no útero por volta da semana 4. Mas se a fecundação não ocorre, o óvulo é rejeitado e o ciclo começa novamente. Algumas mulheres percebem que estão grávidas muito cedo porque sentem dor durante a implantação ou porque há um leve sangramento.

Existem sintomas de gravidez antes da menstruação?

Na verdade, a resposta deveria ser “não”, porque o revestimento do útero é preparado para implantação novamente a cada mês e é eliminado com o período menstrual se não tiver sido fecundado. Mas não há sintomas imediatamente após a fecundação, todos os processos pós-ovulação que ocorrem no corpo acontecem todos os meses.

Assim, os primeiros sinais após a fecundação do óvulo na semana 1 de gestação não são realmente perceptíveis antes da implantação do óvulo ou antes do término da menstruação.

Os primeiros sintomas de gravidez são os primeiros sinais de fecundação?

temperatura basal

Foto: Freepik

Os primeiros sinais de implantação do óvulo são perceptíveis a partir da 4ª semana de gravidez. Assim, algumas mulheres, têm  sangramento de implantação e dor de implantação.

Mas ambos os sintomas após a fertilização são completamente inofensivos e desaparecem rapidamente. Assim, é possível que um teste de gravidez precoce, na 4ª semana de gravidez,  já possa dar um resultado positivo.

Quando os sintomas da gravidez diminuem ou param?

A boa notícia é que a maioria dos sintomas desconfortáveis irá diminuir ou desaparecer. Sendo assim, é uma verdadeira alegria, especialmente quando a náusea para.

No entanto, se os sintomas desagradáveis ​​da gravidez, especialmente as náuseas, durarem mais e persistentemente, você deve consultar um médico. Pois pode ser que haja hiperêmese gravídica.

Assim, este “enjoo excessivo da gravidez” deve ser esclarecido e tratado por um médico, caso contrário, pode levar a complicações graves durante a gravidez.

A hiperêmese gravídica ocorre quando uma gestante vomita mais de 5 vezes em 24 horas e perde mais de 10% do peso. Mas felizmente, essa doença é muito rara. 

Assim, se os sintomas de gravidez desaparecerem repentinamente, não se preocupe. Mas isso não significa que a gravidez acabou, apenas que o corpo se adaptou ao novo estado.

Mas muitas mulheres grávidas passam pelas primeiras semanas de gravidez e o resto do tempo sem quaisquer restrições ou sinais importantes de gravidez.

Os sintomas da gravidez são diferentes a cada gravidez?

fase lútea

Foto: Freepik

Sim, porque cada gravidez não difere apenas de mulher para mulher. Mesmo na segunda gravidez, é raro que uma tenha os mesmos sinais ou que os sintomas da gravidez sejam sempre igualmente fortes.

Frequentemente, porém, os sintomas são diferentes ou mesmo completamente ausentes durante a segunda gravidez. Assim, muitas mães frequentemente relatam menos sintomas na segunda vez que engravidam. Mas se os primeiros sinais forem perceptíveis, geralmente são os seguintes:

  • Na segunda gravidez, os sinais começam mais cedo
  • A barriga cresce mais rápido e maior
  • Sem dor no peito ou aperto no peito

Sintomas de uma gravidez ectópica

Uma gravidez ectópica nas primeiras semanas tem os mesmos sintomas de uma gravidez normal, mas com o tempo você pode observar sinais alarmantes, dos quais são:

  • Dor abdominal inferior;
  • Sangramento vaginal irregular;
  • Tumor

Assim, é característico de uma gravidez ectópica que todos os sintomas ocorram juntos.

Sintomas de uma gravidez imaginária

Sobretudo, uma gravidez imaginária tem os mesmos sintomas de uma gravidez real. Assim, uma mulher que acredita que está desenvolvendo um bebê pode sentir:

  • Náusea matinal;
  • Dor no peito;
  • Fadiga;
  • O estômago dela pode ficar maior;
  • Além disso, a mulher pode ficar sem menstruação;
  • Lactação.

Os sintomas de uma gravidez imaginária, no entanto, podem ser facilmente verificados por meio de um exame ginecológico.