Quando uma nova vida cresce dentro de você, seu corpo passa por inúmeras mudanças. Muita coisa acontece lá dentro, mas também há sinais claramente visíveis de que você está “em circunstâncias diferentes”. Isso também significa que seus seios na gravidez começam a se preparar para o parto.

Por experiência própria, posso dizer que o crescimento dos seios (pode) levantar muitas questões. Portanto, este texto trata exclusivamente do complexo e ao mesmo tempo fascinante sistema do seio feminino durante o tempo de preparação para o parto.

Quando o seio realmente começa a mudar e crescer?

seios na gravidez

Seios na gravidez – Foto: Freepik

Os níveis dos hormônios HCG, progesterona e estrogênio aumentam assim que os óvulos fecundados se implantam no útero. Este é o sinal de início, o tecido das glândulas mamárias começa a crescer e com ele o seu seio também.

Publicidade

Nas primeiras semanas, os seios na gravidez podem aumentar muito rapidamente ou gradualmente. Para algumas mulheres, você pode “ver” a gravidez muito antes do anúncio oficial da boa notícia por causa de seu novo tamanho de seio. Para outras, a mama pode mudar muito tarde. Mas tudo isso é “normal”.

Em média, os seios na gravidez aumentam de um tamanho e meio a dois tamanhos nos primeiros três meses de gravidez (aproximadamente 400 g por mama).

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Além do tamanho, há alguma outra alteração nos seios na gravidez?

seios mudam na gravidez

Seios mudam na gravidez – Foto: Freepik

Definitivamente sim! Além da expansão dos seios, há outros sinais perceptíveis e visíveis: Seu tórax se expandirá para que seu bebê tenha mais espaço. Isso tornará mais fácil para você respirar mais tarde, mas também aumentará o tamanho do seu busto.

E ainda mais “efeitos colaterais” são possíveis: a expansão do tórax pode fazer com que as veias do seu peito brilhem com mais força. E estrias também são possíveis. Ambos os fenômenos são genéticos.

A má notícia: infelizmente, não há maneira de evitar as estrias. Se você for afetada, no entanto, fique tranquila, pois as veias e as estrias podem desaparecer lentamente após o desmame e, portanto, se tornarão cada vez menos perceptíveis.

Publicidade

No segundo trimestre (a partir da 14ª semana de gestação) você já pode notar mudanças visuais nos seios na gravidez. Os mamilos e a pele escura ao redor deles (essa pele escura é a chamada aréola) ficam maiores e mais escuros. Existem pequenas saliências ao redor da aréola. Estas são chamadas de glândulas de Montgomery. Essas pequenas saliências também ficam mais claras.

Como são as mudanças nos seios na gravidez?

Mulher gravida segurando a barriga

Mulher gravida segurando a barriga – Foto: Freepik

Você é uma daquelas mulheres cujos seios aumentam consideravelmente em pouco tempo? Então não se surpreenda se seus seios ficarem tensos no início, talvez até pareçam mais quentes e macios. Pode ocorrer uma sensação de formigamento ou até mesmo coceira.

Além disso, no primeiro trimestre (os primeiros três meses de gravidez) os seios na gravidez podem ficar muito sensíveis. Muitas mulheres ainda relatam que sentem dor ao tocar o mamilo durante esse período. Mas não se preocupe! Normalmente, esta não é uma condição permanente, uma melhoria está à vista a partir do segundo trimestre! Seu corpo tem que se ajustar primeiro às inúmeras mudanças.

Assim, devido ao peso desconhecido que seus seios alcançaram no último terço da gravidez, o tamanho do seu busto “novo” pode logicamente parecer bastante pesado. Porém, o nascimento e do seu bebê deve compensar esse fato!

Mudanças nos seios na gravidez: primeiro trimestre

Mulher gravida no primeiro trimestre

Mulher gravida no primeiro trimestre – Foto: Freepik

Publicidade

Um dos primeiros sinais de gravidez que você notará é a sensibilidade mamária. Logo após a concepção, as mudanças hormonais em seu corpo podem deixar seus seios sensíveis, doloridos e até inchados. Você pode notar mudanças em seus seios antes mesmo da data prevista para a menstruação ou de fazer um teste de gravidez positivo.

Se você se sentir desconfortável com a troca de seios no início da gravidez, lembre-se de que esses sintomas geralmente desaparecem após algumas semanas, depois que seu corpo se adaptou à mudança nos níveis hormonais.

Mudanças nos seios na gravidez: segundo trimestre

barriga de grávida

Barriga de grávida – Foto: Freepik

Durante o segundo trimestre, você notará uma diferença significativa em seus seios. Conforme a barriga cresce, o mesmo acontece com os seios. O fato é que, durante a gravidez, seus seios podem pesar entre cerca de 0,5 kg e 1,5 kg a mais do que antes.

Além disso, outra diferença que você pode notar durante o segundo trimestre é a mudança na pigmentação da pele dos seios e mamilos. As alterações hormonais podem estimular as células pigmentares da pele, o que pode resultar em manchas escuras nos seios e mamilos.

A aréola, ou seja, a pele ao redor do mamilo, também pode ficar mais escura.

Mudanças nos seios na gravidez: terceiro trimestre

Mulher grávida no terceiro trimestre

Mulher grávida no terceiro trimestre – Foto: Freepik

No final da gravidez, uma pequena quantidade de secreção pode começar a vazar dos mamilos. Isso é perfeitamente normal e significa apenas que seus seios estão se preparando para produzir leite.

Este líquido pode escorrer de ambas ou apenas uma das mamas, espontaneamente ou apenas com pressão na mama. O líquido que vaza pode ser esbranquiçado, amarelo ou mesmo esverdeado, mas se estiver manchado de sangue, consulte seu médico.

Preciso de cuidados especiais com os seios na gravidez?

Mulher grávida segurando a barriga

Mulher grávida segurando a barriga – Foto: Freepik

A seguinte regra prática se aplica aqui: menos é mais. O que isso significa exatamente? Use os produtos de higiene pessoal mais suaves possíveis durante a gravidez. Ou seja, o que tem menos probabilidade de desequilibrar o corpo.

Isso é especialmente verdadeiro para os seios, porque: as glândulas de Montgomery produzem um óleo natural que é necessário para a amamentação. Este óleo tem várias funções. Ele hidrata, alivia a sensibilidade e também pode combater a inflamação dos mamilos.

Portanto, você só deve lavar os mamilos com água morna durante a gravidez e a amamentação e secar suavemente.

Você não deve “machucar” seus seios e mamilos de forma alguma, a fim de prepará-los para a amamentação. Ao contrário de algumas recomendações, eu te aconselho: Seus mamilos não precisam ser endurecidos! Nesse ponto, seu corpo funciona por si mesmo à sua maneira.

O que devo considerar ao escolher sutiãs para os seios na gravidez?

grávida fazendo exercício

Grávida fazendo exercício – Foto: Freepik

A partir do momento em que seus sutiãs normais parecem muito pequenos e apertados, você deve comprar sutiãs para grávidas. Os sutiãs não devem comprimir os seios na gravidez. Se você pratica esportes, um sutiã esportivo é obrigatório, porque somente ele é um verdadeiro suporte para o seu seio.

Assim, como os seios e provavelmente a parte inferior do busto aumentam durante a gravidez, você precisará de vários sutiãs de tamanhos diferentes e possivelmente de modelos.

Ao escolher um sutiã de maternidade, preste atenção a:

  • Bom suporte;

  • Um cinto largo;

  • Alças largas;

  • Fecho ajustável;

  • Sem arames.

E já que estamos falando de sutiãs, permita-me uma rápida prévia: para amamentar você deve comprar sutiãs de amamentação para o período após o parto. São extremamente práticos: você pode abrir a fivela com uma só mão, expor sem complicações a mama para a amamentação e dar ao bebê imediatamente.