Seu bebê deixou de ser um recém-nascido, entrou no próximo estágio da vida, que durará até que a primeira vela do bolo se apague: ele é um bebê de 2 meses agora.

No segundo mês de vida, ele está mais ativo e conectado, dorme menos e se interessa mais pelo mundo. Infelizmente, podem aparecer cólicas e um pico de desenvolvimento (então você vai pensar que seu bebê está constantemente com fome, porque está alimentando-se até a cada hora). Mas tenha calma! Tudo vai ficar bem.

A partir de agora, o crescimento e as interações sociais com o meio ambiente estão em primeiro plano. E acima de tudo, essas interações sociais são pra você! Fique feliz porque seu filho sorrirá de volta e emitirá os primeiros sons.

Com um pouco de prática, seu bebê estará virando a cabeça em apenas dois meses. De modo geral, os movimentos de seu filho são mais harmoniosos do que há algumas semanas.

Publicidade

Bebê de 2 meses – desenvolvimento físico

Bebê recém nascido

Bebê recém nascido – Crédito da foto: Freepik

Seu bebê vai crescer cerca de três a quatro centímetros no segundo mês. Seu bebê também ganha muito peso no segundo mês. Anteriormente, era de 150 a 200 gramas por semana, mas as balanças do seu bebê agora podem exibir novos registros de peso.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Os especialistas ainda estão discutindo se há os chamados surtos de crescimento. Na maioria dos casos, um bebê de dois meses cresce de forma consistente. É normal que seu filho pareça crescer mais rápido ou mais devagar. Como nos adultos, o apetite nem sempre é o mesmo.

Bebê de 2 meses – Habilidades motoras e reflexos

Bebê dormindo

Bebê dormindo – Foto: Freepik

Você provavelmente está se perguntando: “O que um bebê pode fazer aos dois meses?” Muito! Afinal, seu filho tem praticado muito nas últimas semanas. Os movimentos tornam-se mais fluidos.

Você observará como as mãozinhas se abrem lentamente a partir da posição constante dos punhos. Aos dois meses de idade, muitos bebês apenas mantêm as mãos temporariamente abertas ou fechadas em punhos frouxos.

Publicidade

Este é o primeiro passo, porque no segundo mês seu bebê pode explorar o ambiente de forma mais ativa. Seu filho pode segurar e mover um pequeno brinquedo de preensão por um curto período de tempo.

O desenvolvimento nos primeiros dois meses dos bebês é moldado pelo início da consciência corporal. Aos dois meses, a primeira aproximação das mãos é mais um movimento aleatório, que só depois dá lugar a movimentos específicos.

Seu bebê de 2 meses é muito ativo. Ele chuta, balança os braços e põe um sorriso no seu rosto.

Seu bebê de 2 meses é ambicioso e está em busca de novas habilidades. Os reflexos espontâneos diminuem e dão lugar a movimentos harmônicos. No entanto, ainda há um longo caminho a percorrer antes que seu filho obtenha controle total sobre sua cabeça.

O desenvolvimento dos sentidos no bebê de 2 meses

recém nascido

Foto: Freepik

Sua prole nasceu com incríveis habilidades sensoriais. A boca e as mãos são importantes ferramentas táteis. Nas próximas semanas, seu bebê de 2 meses o usará para estimular o ambiente. Os receptores finos em toda a pele do bebê percebem o toque e adoram carinhos suaves.

Publicidade

Audição no bebê de 2 meses

A audição está totalmente desenvolvida no segundo mês do bebê. Seu filho pode ser particularmente sensível ao ruído. Por isso, ele começará a chorar em um ambiente barulhento.

Sendo assim, crie uma atmosfera calma para seu filho. Você deve evitar o rádio ou a televisão como ruído de fundo. O bebê prefere ouvir uma voz familiar.

Visão

Muita coisa aconteceu no desenvolvimento da visão de seu bebê. No segundo mês, seu bebê pode olhar até um metro e já está fixando em objetos.

Seu filho agora também pode seguir objetos que se movem no campo de visão. Mas bebês de 2 meses preferem olhar rostos. A pesquisa mostra que a região do olho e do nariz é particularmente interessante para bebês de dois meses.

Sentido de olfato e paladar

Criança fofa

Bebê fofo – Foto: Freepik

O olfato e o paladar do seu bebê também são muito pronunciados aos dois meses de idade. Desde o nascimento, é influenciado pelo cheiro e sabor do leite materno.

Seu bebê gosta especialmente de cheiros doces (banana, baunilha). No entanto, você deve evitar usar fragrâncias artificiais próximas ao seu bebê de 2 meses. Porque com ele você pode disfarçar seu cheiro natural e os pequeninos não gostam nada disso. Eles gostam de reconhecer o cheiro familiar da mãe.

Bebê de 2 meses – desenvolvimento mental

Depois de quatro semanas, seu bebê de dois meses agora é oficialmente um bebê com todas as novas conquistas. Mas a mais importante delas é a construção ativa de relações sociais. E que melhor maneira para seu bebê fazer isso do que com o primeiro sorriso consciente. Você também pode esperar expressões faciais e diálogos balbuciantes.

Desenvolvimento emocional

Bebê sorrindo no quarto

Bebê sorrindo no quarto – Crédito da foto: Freepik

Aos dois meses, seu bebê está cada vez mais receptivo e mais alerta. Os ruídos ambientais o deixa curioso, mas também pode assustá-lo. Seu bebê de dois meses precisa se sentir seguro. Como um cuidador constante, você deve fortalecer a confiança básica de seu filho.

Promova o desenvolvimento emocional saudável, reconhecendo e atendendo às suas necessidades. Ele depende de você e reage a situações desconhecidas ou aterrorizantes chorando ou gritando.

O mais importante para o seu filho nesse momento é a proximidade com você! Junto com você, ele quer descobrir o ambiente. Deixe o ambiente calmo e aconchegante para o seu bebê de 2 meses. Ele vai mostrar conforto e alegria com chutes alegres.

Desenvolvimento social e comunicação

Seu bebê de 2  meses agora pode participar ativamente da sociedade porque tem o mais belo meio de comunicação: o sorriso. Este não é mais o sorriso angelical que costumava ocorrer inconscientemente durante o sono. Seu filho agora está usando conscientemente o sorriso.

No momento em que você percebe o primeiro sorriso (real), é indescritível!

Seu filho descobrirá rapidamente que seu sorriso pode fazer algo bom por você e começará a sorrir muito a partir de agora.

A troca é muito importante para o desenvolvimento nos primeiros dois meses dos bebês. Seu bebê quer entrar em contato com você e está observando suas reações. Sendo assim: sorria, seu filho vai sorrir de volta.

Como brincar com seu bebê de 2 meses

brincadeira

Bebê sorrindo – Foto: Freepik

Aos dois meses, os bebês adoram brincadeiras que estimulam os sentidos. O prático é que para isso você só precisa de utensílios simples.

  • Jogos de rastejar: Escale as diferentes partes do corpo com os dedos. Existem também inúmeras rimas e canções que irão alegrar o seu bebê de dois meses nessa brincadeira.
  • Jogos de fazer cócegas: Farão seu filho rir no segundo mês. Existem inúmeros versos engraçados para brincar.
  • Jogos do sentido do toque: acaricie a pele do seu bebê com vários materiais, como penas e panos.

Finalmente períodos mais longos de sono no bebê de 2 meses

O percentual de bebês que dormem por meio da noite ainda é muito baixo no segundo mês de vida. Assim, ao contrário de muitas opiniões, dormir durante a noite é muito raro, e isso acontece até a primeira infância. Mas as seções de sono de um bebê de dois meses podem ficar visivelmente mais longas.

Ao escolher um local para dormir, preste atenção à segurança do seu bebê. Muitos bebês agora têm de duas a quatro fases de sono por dia e usam cerca de 10 horas por dia (acordado) para descobrir o mundo com os olhos abertos.