O 5º mês de gravidez é o período da 18ª à 22ª semana de gravidez. As mudanças que ocorrem neste momento dizem respeito principalmente ao bebê – é no 5º mês de gravidez que os sentidos do paladar, tato, audição e olfato se desenvolvem. Veja como é a barriga de 5 meses de gravidez!

O quinto mês de gravidez é um dos períodos mais importantes do início do vínculo entre a mãe e o bebê. Então a mulher começa a sentir os primeiros movimentos do bebê.

Como é a barriga de 5 meses de gravidez?

barriga de 5 meses de gravidez

Barriga de 5 meses de gravidez – Foto: Freepik

Na barriga de 5 meses de gravidez pode haver dores leves na parte inferior do abdômen, causadas pelo alongamento dos ligamentos que sustentam o útero.

Publicidade

No 5º mês, a pigmentação da pele do abdômen e rosto pode mudar. Há uma linha marrom característica (linha negra) que vai da sínfise púbica até o abdômen. Durante este período, cuide da pele de todo o corpo, principalmente do abdômen. Vale a pena investir em um creme contra estrias.

O quinto mês de gravidez é o momento em que a gravidez entra em um nível diferente e mais avançado. O bebê ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento, mas começa a se mover de uma forma que é mais perceptível para a mãe. Ela sente cócegas, mas também tem dor de estômago. Este é, sem dúvida, um período maravilhoso na vida de uma jovem mãe.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Até agora, a barriga está completamente plana, começa a ficar ligeiramente redonda. Uma pequena “subida” pode ser vista ao redor do umbigo. Isso ocorre porque o útero está se expandindo, o bebê em desenvolvimento tem cada vez mais espaço.

Barriga de 5 meses de gravidez: O que acontece lá dentro?

Mulher grávida com dores

Mulher grávida com dores – Foto: Freepik

Cada mulher vivencia a gravidez de maneira diferente, então dizer que no segundo trimestre você vai sentir isso e aquilo e que deve se sentir assim pode não ser verdade. O bem-estar da futura mãe pode ser muito diferente. Começando com fadiga, irritação, até a onda de energia e felicidade inundando seu corpo.

Os músculos do útero e ligamentos começam a se esticar cada vez mais, o que pode resultar em dor abdominal. A dor abdominal pode assumir a forma de cólicas leves e durar um pouco mais ou menos. Descansar em uma posição confortável certamente trará alívio.

Publicidade

Na barriga de 5 meses, o bebê ainda tem muito espaço para se sacudir e se mover de um lado para o outro da barriga (a menos que estejam para nascer gêmeos).

Lembre-se de que não há regra quanto à semana em que a mulher deve sentir o movimento do feto. Se já passou da 20ª semana e ainda não sentimos nada, ou não temos certeza se essas “bolhas borbulhando na barriga” são do nosso bebê, você pode sempre consultar um médico.

O segundo trimestre significa não apenas um desenvolvimento infantil mais rápido, mas também um aumento no apetite da mulher grávida. E isso não significa que a futura mamãe deve comer por dois.

O bebê treina sua mobilidade, sentidos e reflexos

Feto em movimento

Feto em movimento – Foto: Freepik

A maioria das mulheres sentirá os movimentos do bebê pela primeira vez no 5º mês, inicialmente apenas como uma leve vibração, mais tarde também por meio de chutes ou cutucadas mais fortes.

No início do 5º mês, o bebê mede pouco mais de onze centímetros no comprimento da cabeça e nádega e pesa cerca de 110 gramas. No final do mês, o comprimento do corpo não é mais medido em termos de comprimento cabeça-nádega, mas sim em comprimento cabeça-calcanhar e fica então em torno de 25 a 28 centímetros.

Publicidade

Dentro da barriga de 5 meses da mãe, o peso corporal terá quase triplicado até lá. Até agora, a cabeça era a maior parte do corpo em relação ao corpo.

No 5º mês de gravidez o tronco e as extremidades agora ficam mais fortes, fazendo com que o bebê se aproxime cada vez mais de suas proporções corporais finais.

Dentro da barriga de 5 meses da mãe a coordenação dos movimentos e a percepção sensorial do bebê melhoram. Assim, ele já ouve e percebe estímulos de toque. Além disso, o desenvolvimento das regiões cerebrais responsáveis ​​pelo controle das percepções sensoriais como ouvir, ver, sentir, cheirar e provar entra em sua fase decisiva.

Além disso, os órgãos sexuais da criança agora estão totalmente desenvolvidos, mas os testículos do menino permanecerão na cavidade abdominal até o 8º mês. Cerca de seis milhões de óvulos primitivos se formaram nos ovários de meninas e seu número diminuirá para cerca de um milhão quando elas nascerem.

Por que algumas mulheres têm uma barriga pequena?

Mulher com flores

Mulher com flores – Foto: Freepik

Cada barriga de grávida é diferente e a pergunta “quando a barriga começa a crescer” nunca pode ser respondida de maneira geral. Com gêmeos ou trigêmeos, por exemplo, a barriga cresce muito mais rápido.

Em geral, se você está acima do peso, pode ser mais difícil sentir o útero e sua barriga de 5 meses pode ficar visível apenas mais tarde. Mulheres com baixo peso podem sentir melhor o útero e reconhecer uma pequena protuberância da gravidez mais cedo.

Formas da barriga: será menino ou menina?

O mito de que uma barriga redonda ou estreita diz algo sobre o sexo do bebê está errado. Não importa se é menino ou menina: a barriga de 5 meses da mãe pode ter uma forma diferente de gravidez para gravidez.

Uma protuberância de bebê pontiaguda ou alta, profunda ou redonda não tem nada a ver com o gênero. Uma protuberância alta geralmente ocorre quando as mulheres têm uma pelve menor.

E a barriga geralmente fica maior a cada criança. É claro que a posição da criança no estômago também desempenha um papel decisivo no curso posterior da gravidez. Se for posicionado transversalmente, a barriga parecerá mais larga; se for vertical, parecerá mais estreita.

Cuidando da barriga de 5 meses: evitando estrias

grávida passando creme na barriga

Grávida passando creme na barriga – Foto: Freepik

As estrias são uma preocupação para muitas mulheres quando se trata de crescimento da barriga. Um bom tecido conjuntivo não rasga tão facilmente quanto um tecido fraco. Mas o “estado de treinamento” também pode desempenhar um papel: com músculos abdominais fortes, o corpo pode suportar melhor a pressão interna. O treinamento suave dos músculos abdominais no início da gravidez pode ajudar.

No entanto, é recomendável preferir treinar os músculos abdominais oblíquos. Antes de praticar qualquer atividade esportiva, no entanto, você deve discutir isso com seu ginecologista.

Em última análise, nenhum óleo de cuidado ou produto cosmético para estrias pode evitar que a pele se rasgue se for esticada pelo crescimento do abdômen. Mas um bom produto de cuidado pode aumentar a elasticidade da pele.

Os óleos com vitamina E, em particular, têm um efeito positivo na elasticidade do tecido conjuntivo.