Aos 3 meses de gravidez, seu filho está totalmente formado, o que significa que todos os órgãos, músculos, membros e ossos do bebê estão no lugar. Os órgãos sexuais também se desenvolveram, mas só aparecerão na ultrassom por volta da 20ª semana de gravidez. Mas uma dúvida comum das mães é: “como é a barriga de 3 meses de gravidez?”. Descubra agora!

Você está entrando no segundo trimestre e, embora alguns dos primeiros sintomas da gravidez possam ter diminuído, estamos aqui para orientá-la sobre o que mais pode estar ocorrendo neste mês.

Tamanho da barriga de 3 meses de gravidez

Barriga de 3 meses de gravidez

Barriga de 3 meses de gravidez – Foto: Freepik

Você está grávida e mal pode esperar por uma bela barriga? Ou, ao contrário, você espera que a gravidez seja visível para o resto do mundo o mais tarde possível? Então qual o tamanho da barriga de 3 meses de gravidez?

Publicidade

Vou começar dizendo que não existem regras certas e que o crescimento da barriga durante a gravidez depende de muitos fatores, como a estrutura física da futura mãe (alta e forte ou baixa e pequena, por exemplo) e seu tônus ​​muscular.

A posição e o tamanho da placenta, a quantidade de líquido amniótico e os movimentos e a posição do bebê também afetam a “visibilidade” da barriga da grávida.

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Quer saber o tamanho do seu bebê na barriga de 3 meses? Seu bebê agora tem o tamanho de uma vagem de ervilha! Ele deve pesar cerca de 23g. 

Barriga  de grávida com feto de 3 meses

Barriga de grávida com feto de 3 meses – Foto: Freepik

Vamos afastar o mito de que uma barriga pequena corresponde a uma criança pequena, assim como não é certo que uma barriga imediatamente visível seja sinônimo de excesso de peso para a mãe.

Barriga de grávida de 3 meses: pequena ou grande?

A situação também muda dependendo se é ou não o primeiro filho da futura mamãe. Normalmente, de fato, na primeira gestação a barriga da grávida é vista mais tarde, muitas vezes somente após o primeiro trimestre.

Publicidade

Por outro lado, em mulheres que já tiveram filhos, os tecidos abdominais e o útero tendem a se deformar mais rapidamente, portanto, é possível que a barriga de 3 meses de gravidez já seja perceptível.

Grávida de 3 meses na piscina

Grávida de 3 meses na piscina- Foto: Freepik

Obviamente, nas gestações gemelares é fácil a barriga ficar mais evidente ou visível mais cedo do que acontece em média nas gestações únicas.

Mas você sabia que a primeira sugestão de barriga será visível a partir do terceiro mês? Seus seios e cintura começarão a aumentar lentamente e, nas próximas 4 semanas, o ganho de peso será fisiológico. Nada de estranho: seu bebê está começando a crescer!

Como dissemos no início, aos três meses seu bebê está totalmente formado. Ainda há muito crescimento a ser feito, mas todo o bebê está em plena forma, ele ou ela só vai crescer com as funções dos órgãos se desenvolvendo ainda mais durante os próximos meses.

Anunciando sua gravidez: a “grande barriga” de 3 meses de gravidez revelada

Há uma boa chance de você já ter deixado escapar para o seu mais próximo e querido, mas e todos os outros que você conhece? Esse é o momento de revelar sua gravidez para os amigos e familiares.

Publicidade

Por que o médico examina a barriga de 3 meses de gravidez por fora?

Médica consultando mulher gravida

Médica consultando mulher gravida – Foto: Freepik

Hoje, quando todas as gestantes fazem ultrassom, durante as quais o médico verifica se a gravidez está se desenvolvendo bem, olhar a barriga não é tão importante quanto antes. Ainda assim, o ginecologista em cada visita determina a altura do útero em relação ao umbigo (por exemplo, três dedos acima do umbigo) tocando adequadamente o abdômen.

Ele faz isso para verificar se o tamanho da gravidez corresponde à sua idade. Graças a esse teste, ele pode determinar com grande precisão em que semana de gravidez você está. Essas medidas estão intimamente relacionadas ao tamanho do abdômen (quanto mais alto o útero, maior ele é). Então, é possível “ler” a aparência da barriga da mãe?

Você sabia?

Mulher grávida de 3 meses com mão na barriga

Mulher grávida de 3 meses com mão na barriga – Foto: Freepik

  • Se você é magra, o tempo que levará para ver sua barriga de 3 meses de gravidez é muito mais rápido do que se você estiver acima do peso. Se você é magra e está se perguntando se consegue ver sua barriga na 10ª semana de gravidez, provavelmente já verá as primeiras curvas em sua barriga. O útero dilatado não tem onde se esconder, então sua barriga ficará visível mais rápido do que em uma pessoa mais cheia.
  • Se no início da gravidez você estava cansada de náuseas e vomitava muito e tinha pouco apetite, a barriga será notada um pouco mais tarde do que nas outras.
  •  A barriga fica visível mais rápido na segunda gravidez. Nesse caso, quando a barriga da grávida é visível, geralmente é mais rápido do que nas primíparas, porque a gravidez anterior enfraqueceu o tônus ​​da musculatura uterina e, como resultado, se alongam mais rapidamente para se adaptar ao bebê em desenvolvimento.
  • Quando você tem várias gestações, pelo menos dois bebês se desenvolvem em sua barriga, então é natural que sua barriga cresça mais rápido do que em outras grávidas.

Como cuidar de sua barriga de 3 meses de gravidez?

A atividade física é recomendada durante a gravidez, mas qualquer exercício para fortalecer a estrutura abdominal é proibido. Se antes da gravidez você praticava esportes que envolviam a musculatura abdominal, deve abandoná-los o mais rápido possível e retornar a eles somente após o término do puerpério, quando seu corpo está pronto para exercícios intensos.

No entanto, você pode praticar aulas dedicadas a mulheres grávidas como ioga e aeróbica. Mas lembre-se de não se forçar muito, será melhor consultar seu médico se o exercício não for representar uma ameaça para o bebê.

Além disso, tente fazer uma dieta adequada, rica em fibras, graças à qual reduzirá o risco de prisão de ventre e azia. Lembre-se de que durante a gravidez você não deve comer por dois, então escolha produtos que sejam benéficos para você e seu bebê.

Além disso, tente não ganhar muito peso durante a gravidez e não exceder os padrões nutricionais recomendados por especialistas.

Sintomas comuns na gravidez de 3 meses

Grávida de 3 meses com mão na barriga

Grávida de 3 meses com mão na barriga – Foto: Freepik

De uma pequena barriga de 3 meses de gravidez emergindo a esquecer tudo, aqui estão os sintomas comuns que você pode sentir aos 3 meses de gravidez:

Seu cabelo pode parecer mais espesso e brilhante do que o normal

Agora você pode começar a sentir alguns dos melhores sintomas de gravidez aos três meses. O aumento da quantidade de hormônios em seu corpo pode ter um efeito maravilhoso em seus cabelos e você pode notar que seu cabelo está mais espesso e brilhante do que o normal. Aproveite esta etapa enquanto dura.

As erupções cutâneas são normais durante a gravidez

Há uma boa chance de você estar exibindo uma espinha estranha ou três neste mês, quando sua pele começar a reagir ao aumento dos hormônios que assumiram o controle. Todo mundo diz que você está mais “brilhante”, mas, você se sente mais como uma adolescente cheia de espinhas novamente.

Opte por um limpador e tônico que seja suave e nutritivo, em vez de um forte e químico. Não use medicamentos prescritos para tratar sua acne, pois isso pode afetar o desenvolvimento do seu bebê.

Aumento do corrimento vaginal

É comum ter mais corrimento vaginal do que o normal durante a gravidez. Contanto que seja transparente ou branco leitoso e não cheire, não deve ser nada com que se preocupar.

Mas se a sua urina mudar de cor, ficar verde ou amarela, você coçar ou doer ao fazer xixi, você pode estar com uma infecção vaginal. Mais uma vez, o seu médico ou parteira pode consultá-lo sobre como tratar e o que pode estar acontecendo.

Esquecimento

No final do terceiro mês, você pode muito bem ter feito algumas das coisas mais estúpidas que já fez na vida. Não há nada como a gravidez para fazer você se perguntar se está realmente no caminho para a demência de início precoce. Você começa a esquecer de tudo.

Náusea

Mulher grávida de 3 meses enjoada

Mulher grávida de 3 meses enjoada- Foto: Freepik

Embora o enjoo matinal tenha diminuído muito, você ainda pode sentir um pouco de náusea depois de três meses. Se o enjoo continuar e você começar a se sentir muito tonta e não conseguir reter nenhum líquido por 24 horas, entre em contato com o seu médico. Existem vários remédios que você pode usar para aliviar os enjoos matinais.

Mudanças em seus seios

Na marca dos três meses, os seios de muitas mulheres começam a mudar de tamanho e formato. Em parte, isso ocorre porque seus dutos de leite estão se desenvolvendo, prontos para o bebê se alimentar. Como resultado, seus seios provavelmente ficarão mais pesados ​​e seus mamilos provavelmente ficarão bem sensíveis nesse período.

Conforme seus seios mudam, pode ser uma boa ideia ir comprar um sutiã que caiba em você confortavelmente para que você possa trocar o sutiã com aros por um sem aro.