O primeiro ano de vida é um tempo de desenvolvimento extremamente dinâmico de todos os órgãos e sistemas do corpo humano. Muitas dúvidas surgem durante o primeiro ano de vida do bebê, e uma delas é “com quantos meses o bebê pode sentar”. Abaixo você pode entender o que é preciso para a criança dar esse primeiro passo no desenvolvimento!

Com quantos meses o bebê pode sentar?

Com quantos meses o bebê pode sentar não pode ser previsto exatamente. Alguns bebês se desenvolvem mais rápido, outros mais lentamente. Os dados sempre correspondem à média.

Bebê sentado

Bebê sentado – Foto: Freepik

A maioria das crianças tenta sentar- se sozinha por volta dos 7-8 meses de idade. Às vezes, pode acontecer mais cedo, já por volta dos 6 meses de idade, às vezes mais tarde, mesmo em torno do primeiro aniversário. Não se preocupe com isso e nem acelere o processo natural de aprendizado de sentar e andar.

Publicidade

Antes que seu bebê possa se sentar, ele segue as seguintes etapas de desenvolvimento:

  • Por volta de 3 a 4 meses, a maioria dos bebês consegue manter a cabeça levantada. O bebê se torna mais curioso todos os dias. Logo, olhar para cima não é mais o suficiente, eles querem ver mais ao seu redor, e, é claro, é melhor fazer isso enquanto estão sentados.
  • Por volta de 4 ou 5 meses, sentar no seu colo pode funcionar com um pouco de apoio. Mas com quantos meses o bebê pode sentar? Demora um pouco, desde sentar nos braços da mãe até sentar-se livremente.
  • Aos 7 a 10 meses de idade, os bebês começam a se arrastar e engatinhar. Mas somente no final desta fase, com cerca de dez meses, a maioria das crianças pode sentar-se sozinha.
Bebê sentado com urso

Bebê sentado com urso – Foto: Freepik

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!

Cada criança se desenvolve em um ritmo individual e, mesmo que comece a sentar-se após os 12 meses de idade, não há motivo para entrar em pânico (a menos que seja acompanhado por disfunções pronunciadas no movimento, construção e desenvolvimento da criança).

Toda criança tem seu próprio ritmo e preferências. Seja paciente. Cada etapa do desenvolvimento leva tempo. Se o bebê rastejar com segurança e rapidez, não demorará muito para se sentar.

Leia também sobre: Quando o bebê começa a andar!

Como você pode ajudar?

bebê sentado

Bebê sentado – foto:

Publicidade

Muitos pais querem ajudar seus filhos a fazer tudo certo desde pequenos. Nesse caso, no entanto, o seguinte se aplica: Ajudar não ajuda!

Os bebês não aprendem a sentar-se mais rápido quando os pais interferem no processo de aprendizagem. Seu filho precisa desenvolver os músculos, ossos, tendões e ligamentos apropriados, mas também desenvolver o poder cerebral necessário para poder se sentar.

Portanto, se você continuar levantando seu pequeno para que ele possa se sentar, estará impedindo que sua filha ou filho tenham essa experiência.

É muito importante que seu bebê tenha a oportunidade de dominar todas as transições para sentar de forma independente. Assim, somente através da repetição constante será possível mais tarde dominar esse movimento perfeitamente.

Esta é uma experiência muito importante para o desenvolvimento de habilidades motoras finas. Portanto, seja paciente se o seu bebê ainda não estiver sentando. Dê a seu filho espaço de sobra para se movimentar. Esta é a única maneira de treinar os músculos necessários e em breve ele aprenderá a se sentar por conta própria.

Leia também sobre os Marcos do Desenvolvimento da Criança!

Publicidade