Ter a barriga dura na gravidez pode ser normal e pode acontecer várias vezes ao dia. Se isso é incomum ou mesmo perigoso, depende muito da sua atual semana de gravidez.

A mulher apresentar a barriga dura na gravidez pode ter uma variedade de causas. Muitas delas podem ser facilmente remediadas ou evitadas desde o início. Neste artigo, você aprenderá tudo sobre as causas dessa condição e quando deve consultar um médico por segurança.

Causas da barriga dura na gravidez

A barriga dura na gravidez pode ser desconfortável para muitas gestantes pois dificulta a mobilidade e cria uma forte sensação de tensão e pressão. Muitas vezes, isso ocorre durante à noite, quando o bebê fica mais ativo e treina sua respiração com soluços.

barriga de grávida

Barriga de grávida – Foto: Freepik

Publicidade

A partir da semana 28, no último trimestre, a barriga dura é completamente normal durante a gravidez. Essas são as chamadas de contrações contrações de treinamento. Elas também são conhecidas pelo nome médico de contrações de Braxton-Hicks. O objetivo das contrações de treinamento é preparar o corpo para o nascimento do bebê.

Estresse

Durante a gravidez, seu corpo e mente estão sujeitos a inúmeras alterações. Além disso, estão as crescentes demandas da vida cotidiana, tanto na vida profissional quanto na privada.

Um alto nível de estresse durante a gravidez pode levar a barriga a fica dura, causando desconforto na parte inferior do abdômen. Então, se você sente isso, seu corpo está sinalizando para fazer uma pausa e relaxar.

grávida

Grávida tomando chá – Foto: Freepik

Além do estresse psicológico, o estresse físico excessivo também pode ser a causa da barriga dura na gravidez. Carregar cestas de compras pesadas ou filhos pequenos pode exceder rapidamente o limite de estresse durante a gravidez. Peça ao seu parceiro, amigos ou familiares para ajudá-la nas atividades físicas.

Problemas de digestão

Como o útero em crescimento desloca o intestino e outros órgãos digestivos cada vez mais durante a gravidez, os problemas digestivos são muito comuns. Por dentro, eles garantem que o útero seja estimulado a se contrair. Assim, uma dieta rica em fibras e uma quantidade suficiente de água (até dois litros por dia) é a melhor prevenção.

Publicidade

Outras causas da barriga dura na gravidez

Grávida

Grávida – Foto: Freepik

Muitos bebês muito ativos deixam a barriga dura. assim, tocar violentamente na parede do útero pode fazê-la endurecer. Mas estímulos mecânicos na barriga também podem causar o endurecimento da barriga. Muitas gestantes acariciam ou esfregam a barriga para entrar em contato com o bebê. De fato, o útero é muito sensível.

Outras possíveis causas são:

  • Deficiência de magnésio
  • Ingestão de pouca água
  • Surtos de crescimento para bebê e mãe
  • Contrações de exercício ou contrações de Braxton-Hicks
  • Esfregar a barriga por fora
  • Roupas muito apertadas
  • Bebê ativo

Barriga dura na gravidez: quando devo ir ao hospital?

Essa condição geralmente é normal. No entanto, alguns sinais de alerta devem ser atendidos, o que torna necessário um esclarecimento médico imediato.

Se você observar secreção de muco ou sangramento leve associado à dores, isso pode ser um sinal de que o nascimento está começando e que é uma contração real.

Como é tratada a barriga dura na gravidez?

barriga dura na gravidez

Barriga dura na gravidez – Foto: Freepik

Publicidade

Na maioria dos casos, as contrações que levam a isso são um fenômeno completamente normal. No entanto, muitas mães se preocupam com o bem-estar do bebê.

Nem todas as causas que levam a essa condição podem ser eliminadas. As gestantes devem beber água o suficiente, porque a ingestão insuficiente de líquidos é um fator de estresse essencial para o corpo. Mas também é recomendável não usar roupas apertadas no estômago para não incentivá-lo a contrair.

Mesmo que seja difícil, a barriga não deve ser esfregada com frequência, porque isso também pode deixar a barriga dura.

Muitos médicos recomendam magnésio se você tiver com a barriga dura. No entanto, você não deve decidir isso sozinha durante a gravidez, mas sempre com autorização do seu médico ou parteira, mesmo que os medicamentos estejam disponíveis gratuitamente em farmácias.

Para fornecer ao corpo magnésio suficiente, você também pode comer alimentos que contenham grande parte do mineral, como:

  • Bananas
  • Ervilhas
  • Feijões
  • Brócolis
  • Sementes de girassol
  • Sementes de abóbora
  • Castanha de caju
  • Aveia
  • Pão integral
  • Farinha integral

A barriga dura pode aparecer em diferentes estágios da gravidez e geralmente não é motivo de preocupação. Mas se sentir dor, consulte um médico!