Olá queridas leitoras! Estamos estreando neste canal, onde falaremos incansavelmente sobre tudo que envolve a saúde da mulher, no ciclo gestacional e fora dele também!
Qual a importância do(a) Ginecologista?
Todo mundo sabe que quando aparece uma lesão “lá embaixo”, um nódulo na mama, ou um bebê na barriga – é hora de uma consulta com um ginecologista/obstetra (vamos chamar de GO para facilitar!).
Mas o que nem todo mundo sabe, é que muito mais do que apenas tratar corrimentos, verruguinhas e acompanhar uma gestação por 09 meses, um GO pode fazer muito mais por você e pelo futuro do seu bebê!
Consulta no Ginecologista – Fonte Freepik
Hoje sabemos que tão ou mais importante que o “remediar” é o prevenir, aconselhar, orientar e acolher!
Quando procurar o ginecologista?
Com o início da puberdade, e tantas mudanças que vem com ela, a consulta ginecológica traz informações sobre o corpo, tira dúvidas (aquelas difíceis de serem resolvidas em casa), dá segurança na escolha do método contraceptivo, se necessário seu início.
Ginecologista – Fonte: Freepik
Durante a fase fértil da mulher, que totaliza desde quando ela menstruou até quando chega a menopausa, participamos dos principais marcos da descoberta em ser mulher, orientando, ouvindo e diagnosticando. Por vezes nos tornamos a principal referência médica para as mulheres que buscam saúde, e por isso atuar na prevenção de doenças é parte importante do trabalho do ginecologista!
Na gestação, muito antes do parto, as orientações do obstetra até antes da concepção, podem trazer grandes benefícios para a saúde da mãe e ser de grande importância para um futuro saudável ao seu bebê!
E, finalizando, a participação do ginecologista no período pré, peri e pós menopausa é fundamental para trazer de volta a qualidade de vida a esta delicada fase feminina!
Ter informação sobre saúde ginecológica de qualidade durante toda a jornada da vida, te propiciará o protagonismo necessário para ser cada vez mais responsável pela sua própria saúde!
E para isso, podem contar comigo, por aqui neste canal e em outros meios pessoais também!
Aproveite e confira também a nossa matéria sobre Gravidez e parto na pandemia.