Menina tirando selfie. Foto: Freepik

A rede social Tik Tok começou a bombar no ano passado e foi um dos aplicativos mais baixados do ano! A plataforma permite que os usuários criem vídeos curtos com motivos engraçados, dancinhas virais ou dublagem de falas famosas. Ele até pode ser confundido com o Instagram, mas oferece diversas opções e1`xtras de edição de vídeos, músicas de fundo, filtros e não aceita postagem estáticas, como fotos. 

Óbvio que a febre atingiu diretamente o público mais jovem, que parece dominar o assunto e todas as correntes da rede social! Mas, será que o Tik Tok é seguro? E quais as ferramentas que ajudam os pais nessa monitoria? 

 

Publicidade

Os riscos para crianças dentro da plataforma 

Teoricamente, a idade mínima para usar o aplicativo é 12 anos. Mas, na hora de criar o perfil, a identificação não oferece uma checagem mais profunda, o que permite que crianças mais novas acessem apenas mudando o ano de nascimento, sem um double check por parte da plataforma. Para usuários até 18 anos, o aplicativo oferece a opção de controle parental. 

Entretanto, os riscos de um perfil no Tik Tok para crianças são praticamente os mesmos que em outras redes sociais grandes como Instagram, Facebook e Youtube. 

Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
Vai organizar seu Chá de Fraldas?
Organize sua festinha em minutos!
👪 Lista de Presentes Virtuais
🎉 Informações da Festa
💌 Lindos convites online
📑 Confirmação de Presença
🎁 Presentes Personalizados
🥳 Ideal para qualquer evento
Faça seu Chá de Fraldas AGORA!
  • Comunicação com estranhos: o Tik Tok se movimenta principalmente por meio de hashtags, o que dá mais chances do vídeo ser curtido mas também o expõe para um número maior de pessoas. 
  • Desafios: a plataforma também é conhecida por sua cultura de correntes e desafios. Muitos envolvendo dança e maquiagem, mas, assim como em outros aplicativos, algumas brincadeiras podem ser perigosas para crianças e até incentivar comportamentos racistas, misóginos e homofóbicos. 
  • Conteúdo impróprio: a criança pode ser exposta a algum vídeo com teor sexual ou violento, mesmo não sendo as diretrizes principais do aplicativo. 

 

As vantagens do Tik Tok para os pais

Em fevereiro o aplicativo lançou a ferramenta de controle parental, o que permitia que os pais tivessem acesso ao o que a criança consome dentro do aplicativo. Além disso, a rede social permite a Sincronização Familiar, onde os responsáveis pela criança sincronizam a conta do pequeno com a sua. A permissão de sincronia acontece pelo escaneamento de um código QR e tem os seguintes benefícios para os pais:

  • Mensagens diretas: o recurso permite um controle maior de quem manda mensagens para a criança, assim como uma desativação total do recurso de comunicação. 
  • Modo restrito: os pais podem censurar conteúdos inapropriados para a faixa etária da criança, alterando a aparência da imagem. 
  • Gerenciamento do tempo de tela: com essa opção é possível monitorar e restringir o tempo de exposição da criança ao aplicativo. 

 

Ações pela segurança 

Além do controle pela Sincronização Familiar, o Tik Tok também participa de campanhas com influenciadores defendendo um o controle do tempo de tela e a segurança dentro da plataforma. Entre os assuntos abordados está a conscientização de desafios/correntes que podem machucar o usuário, e o incentivo da denúncia de contas, vídeos e comentários que não sejam apropriados. Você encontra esse conteúdo principalmente pela hashtag #tiktoksecurity. 

Publicidade

 

 6 perfis para seguir no tik tok

Mãe e filha com fones de ouvido. Foto: Freepik

@lisaandlena: as gêmeas idênticas Lisa e Lena são um grande hit do aplicativo e já contam com 7,2 milhões de seguidores. As meninas de de 18 anos arrasam nas dancinhas famosas do Tik Tok e em vídeos de lipsync (dublagem de música). 

@jiffpom: com certeza você já deve ter visto o JiffPom em algum lugar! Ele é o lulu-da-pomerânia mais fofo do mundo, já participou de um videoclipe da Katy Perry e conta com 21 milhões de seguidores na plataforma. Seus vídeos incluem muita fofura e looks irresistíveis para cachorro. 

@sabrinasato: é uma indicação mais para as mamães! Quem ama acompanhar os registros da pequena Zoe e da Sabrina, precisa segui-lás no Tik Tok, tem desde vídeos fofinhos com a bebê e muito humor. 

@amorathedachshund: a raça dachshund é a famosa salsichinha! No Tik Tok, a salsichinha Amora posta os vídeos super fofos fantasiada e cumprindo desafios de dança. Vale a pena seguir!

Publicidade

@julia.matte: a Julia tem 11 anos, é irmã da influencer Isabela Matte e já é uma sensação no Instagram. Chegou agora no Tik Tok mas já arrasa com vídeos de dança e de humor cheios de efeitos legais. 

@jessie.shen: quem quer aprender as dancinhas do Tik Tok, precisa seguir a Jessie! Ela faz tutoriais rapidinhos das dancinhas do momento com explicação por emoji e tudo.